| CASE DE SUCESSO

 

Parceria entre SEOP, CVL e IplanRio garante mais um avanço no processo de desburocratização na cidade.

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), a Casa Civil e a IplanRio garantiu mais um avanço no processo de desburocratização na cidade. Isso porque, desde o segundo semestre de 2016, já está no ar um novo sistema que facilita a emissão de alvarás de atividades econômicas licenciadas pela prefeitura. Disponível no portal Carioca Digital – www.carioca.rio, a novidade oferece o resultado da Consulta Prévia de forma automática, além da apresentação de documentos, incluindo o certificado do Corpo de Bombeiros, feita por meio do sistema. O processo para obter o alvará também é imediato nos casos de empresas de baixo risco, sem a necessidade de o cidadão gastar o seu tempo se dirigindo a um órgão público.


 Segundo a equipe da IplanRio responsável pelo projeto, o maior desafio na implementação deste sistema foi absorver uma nova cultura: a transformação. Ou seja, desenhar um projeto que revê a relação de atendimento que a prefeitura dá ao cidadão. Muito embora seja a terceira onda do programa de desburocratização, "Rio Mais Fácil: Negócios", é sem dúvida a mais crítica, pois envolveu substituir em apenas oito meses um sistema que ficou amadurecendo 20 anos, mudando suas regras. Além disso, foi necessário envolver todo o corpo de Fiscais de Atividades Econômicas e ajudá-los a absorver um conceito mais integrado, para que o cidadão passasse a ver a prefeitura como um órgão coeso, integrado, ao invés de ver diversos órgãos espalhados.


Ao todo, 47 pessoas trabalharam diretamente no projeto, entre profissionais da IplanRio e SEOP, JUCERJA (Estado do Rio) e SEBRAE.


Destacamos os ganhos que a iniciativa proporciona para os cidadãos e a prefeitura: Rapidez do licenciamento, a responsabilização do empresário por suas práticas e o aumento da arrecadação.


O projeto permitiu que o cidadão empreendedor pudesse abrir sua empresa sem ter que comparecer a nenhum posto da prefeitura, conseguir liberar alvarás em menos de meia hora é contribuir para a que a cidade cresça, gerando riquezas, circulando o capital. Está claro que desburocratizar o alvará é um enorme passo para a cidade.


Para informações ou solicitar um alvará, os interessados podem acessar o portal Carioca Digital, www.carioca.rio, e selecionar o menu Alvarás e Licenças, Alvará de Licença de Estabelecimentos.

Ainda existe a fanpage do Carioca Digital (www.facebook.com/portalcariocadigital), onde dúvidas podem ser enviadas.
 



/web/iplanrio/editais?id=6523990 /web/iplanrio/principal "/web/iplanrio/principal" http://www.rio.rj.gov.br/web/iplanrio/editais;jsessionid=7535A853D17AC5D09AF11850F932C499.liferay-inst6?p_p_id=56_INSTANCE_R5kz&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=3 http://www.rio.rj.gov.br/web/iplanrio/principal?p_p_id=56_INSTANCE_R5kz&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=13 10112 /web /group /user /web /iplanrio 6522586 /image /web/iplanrio /c www.rio.rj.gov.br http /Tema-Iplan-theme/images /web /group /web www.rio.rj.gov.br /web/iplanrio/principal /web/iplanrio/principal http://www.rio.rj.gov.br/web/iplanrio/editais;jsessionid=7535A853D17AC5D09AF11850F932C499.liferay-inst6?p_p_id=56_INSTANCE_R5kz&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=3 http://www.rio.rj.gov.br/web/iplanrio/principal?p_p_id=56_INSTANCE_R5kz&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=13

| outros cases

 

Empresa Municipal de Informática
Presidente Vargas, 3131 - 13º andar : : Tel: 3971-1818

Assessoria de Comunicação Social acsiplan@iplanrio.rio.rj.gov.br  : : Tel: 3971-1216
Ouvidoria ouvidoria.iplanrio@iplanrio.rio.rj.gov.br : : Tel: 3971-7200
Central IplanPresente - Abertura de Chamados Técnicos http://iplanpresente.prefeitura.rio: : Tel.: 2599-4747

Portal de Aquisição de Software

Portal e-pingRio
Portal LINC - Laboratório de Inovação Colaborativa
Portal da Prefeitura do Rio