Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Crivella concede 200 novas autonomias a motoristas de táxi

11/01/2019 17:42:00


O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, entregou nesta sexta-feira, 11 de janeiro, 200 novas autonomias de táxi a motoristas que trabalham há vários anos como auxiliares. O critério usado pela Prefeitura foi o maior tempo de atuação como taxista. Muitos dos homens e mulheres beneficiados pela concessão esperavam por isso há quase duas décadas.
 
 
– É importante que vocês saibam que o Rio está mudando para melhor. E a concessão da autonomia a motoristas auxiliares que estão há anos na profissão, aguardando na fila, faz parte desse processo – disse Crivella, que fez questão de entregar a cada um, nominalmente, ao lado da secretária municipal de Transportes, Virgínia Salerno, o documento que representa a autonomia e o direito de ter o seu próprio táxi e de deixar de pagar diária.
 
 
Os taxistas Rose e Edivaldo. Foto: Leo Elger / Prefeitura do Rio
 
 
Edivaldo Ferreira de Araújo foi o primeiro a receber sua autonomia na solenidade desta sexta, no Palácio da Cidade, em Botafogo. Com 17 anos como taxista, ele foi um dos 10.068 auxiliares que fizeram o recadastramento, de 16 de abril a 31 de julho de 2018. Pela primeira vez o procedimento ocorreu de forma presencial, e isso garantiu efetividade e transparência ao processo, além de evitar falhas cadastrais. 
 
 
– Estou muito feliz recebendo essa autonomia. E agradeço a todos que um dia me propiciaram a chance de ser taxista. É um dia especial para mim – comentou.
 
 
Rose Viana dos Santos, taxista há 14 anos, recebeu a autonomia logo depois de Edivaldo. 
 
 
–  Sou mãe de dois filhos, e a gente sabe que a vida está difícil. A autonomia é uma vitória na minha vida. Saber que eu terei meu próprio táxi. Fica muito melhor tendo sua própria autonomia, estou muito feliz mesmo – afirmou. 
 
 
A taxista Márcia Pereira. Foto: Paula Braga / Prefeitura do Rio
 
 
Outra beneficiada pela decisão do prefeito, Márcia Pereira contou o que significa para ela deixar de pagar diária para dirigir um táxi:
 
 
– Receber minha autonomia é como conquistar minha independência financeira e profissional. Isso para mim é muita coisa – disse a taxista, há 12 anos na profissão.
 
 
O Diário Oficial do Município publicou, na edição do dia 10 de janeiro, decreto do prefeito, de número 45.617, que dispõe sobre a concessão das autonomias aos taxistas. Em seus artigos 2º, 3º e 4º, o texto determina que 10% fiquem reservados a motoristas com deficiência (conforme artigo 119 da Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015); outros 10% sejam para motoristas mulheres e outros 10% para auxiliares que tenham como dependentes econômicos pessoas com deficiência. Em todos os casos, o critério é o tempo de serviço. Em dezembro de 2018, Crivella já tinha concedido outras 186 autonomias. 
 
 
SEGUIDAS MELHORIAS PARA OS TAXISTAS 
 
 
Em seus dois anos à frente da Prefeitura do Rio, Crivella promoveu melhorias significativas para os motoristas de táxi. No final de 2017, lançou o TAXI.RIO, plataforma de mobilidade que oferece descontos aos passageiros, além de maior conforto e segurança. Nos primeiros 12 meses de funcionamento, houve mais de 3,5 milhões de corridas, e no mês de dezembro de 2018 o total de viagens chegou a 25 mil por dia. O número de adeptos, entre os motoristas de táxi, supera 23 mil, dos 55 mil cadastrados na cidade. O desconto médio oferecido aos clientes é de 34%. E o tempo médio para embarque, cinco minutos. A plataforma tem hoje cerca de 440 mil passageiros cadastrados.
 
 
Também em 2017, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) autorizou a fixação nos táxis de adesivos com o logotipo das empresas operadoras de cartão de crédito que os profissionais da categoria aceitam em suas corridas. A medida beneficia tanto os taxistas como os usuários, que poderm saber, antes de embarcar, quais táxis aceitam o pagamento da corrida por meio de cartão de crédito.
 
 
No mês seguinte, a SMTR aumentou a vida útil dos táxis para oito anos. A decisão foi motivada pela realidade sócio-econômica vivida pela população carioca e pelas perdas financeiras da categoria.
 
 
Em outubro de 2018, os taxistas passaram a ter a opção de escolher entre o envelopamento e a pintura do veículo. A técnica era uma reivindicação antiga dos taxistas, que tinham prejuízo no momento da revenda do carro, já que os veículos pintados na cor amarela costumam ser desvalorizados. A técnica permite que o adesivo seja removido quando o proprietário desejar revender o carro, sem prejuízo.
 
 
Em novembro do ano passado, a Prefeitura lançou o Riocard Duo para taxistas, meio eletrônico de pagamento de corridas que permite aos motoristas de táxi com nome no SPC ou sem conta bancária a inclusão no sistema financeiro. Hoje, pelo menos 12 mil taxistas do Rio não podem receber corridas via aplicativos ou com cartões porque não movimentam conta bancária. O RioCard Duo muda essa realidade, porque o cartão pré-pago funciona, nesse caso, como uma conta corrente para a qual os aplicativos e operadoras de cartão podem transferir os valores correspondentes às corridas efetuadas pelo motorista.



Serviços Serviços