Visualização de conteúdo web Visualização de conteúdo web

Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
 
 
 


 
 
 
 

 

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Orquestra nas Escolas faz hoje concerto de Natal no Cristo Redentor

Espetáculo é o sétimo da série estrelada por alunos da rede municipal de ensino


18/12/2018 11:51:00


Foto: Paulo Araújo / Prefeitura do Rio
 
 
Com um espetáculo de 110 alunos da rede municipal de ensino aos pés do Cristo Redentor, a Prefeitura do Rio encerra às 17h desta terça-feira, dia 18, a série Concertos de Natal do Programa Orquestra nas Escolas. Será a 17ª apresentação natalina e a última do circuito de sete shows iniciados em 3 de dezembro e que passou por todas as regiões da cidade, envolvendo 1.500 estudantes de 45 unidades. Os jovens músicos têm de 8 a 15 anos e fazem parte dos 11 mil alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental beneficiados com o inédito programa implantado em março de 2017 pelo prefeito Marcelo Crivella, com a estimativa de, até 2020, chegar a 80 mil estudantes da rede.
 
 
Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), o programa já criou oito formações musicais, entre elas a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC), que reúne integrantes de todos os grupos. Em menos de dois anos, são mais de 200 apresentações em diversos pontos da cidade e com repertório variado. Na série de Natal, por exemplo, há clássicos natalinos e obras de concertos, com os músicos mostrando o que aprendem nos ensaios semanais realizados no contraturno e no pós-turno da grade escolar. Depois da abertura na sede da Prefeitura, o circuito seguiu pelo Complexo da Maré, Cinelândia, Complexo do Alemão, Palácio do Itamaraty e Santa Cruz, até chegar ao Corcovado, sugerido pelos próprios participantes do programa.
 
 
- O nosso objetivo é trabalhar o universo do nosso aluno, integrando a sua família e a sua comunidade ao ambiente escolar, indo além do aprendizado em sala de aula. E já temos progressos nesse sentido, como os pais que acompanham os filhos em apresentações e nos ensaios. Aliás, foi de um deles a ideia do local para o encerramento. Uma mãe sugeriu o Corcovado e todos apoiaram. Falamos da vontade das famílias com o prefeito, que interagiu com a Arquidiocese e conseguiu o espaço. Vamos fechar a série com chave de ouro, unindo música e espírito natalino a um presente especial: para a maioria das crianças e dos pais, será a primeira ida ao Cristo - conta emocionada a pianista Moana Martins, coordenadora do programa. 
 
 
Foto: Paulo Araújo / Prefeitura do Rio
 
 
Gabriel Lucas, de 15 anos, é um dos muitos jovens que, mais do que musicalidade, encontram no programa novas oportunidades de formação e também recursos para desenvolver a autoestima.
 
 
- Eu era muito fechado, tímido, quase não falava com ninguém na escola, e a música mudou isso. Estar na orquestra é magnífico. Aqui tenho uma segunda família que me ajudou a enfrentar e superar desafios. Vou levar essa experiência para outros pelo resto da minha vida - diz Gabriel, que começou na Orquestra de Flautas como aluno da Escola Municipal Thomé de Souza, em Senador Camará, e hoje integra a OSJC.
 
 
TRANSFORMAÇÃO PELA MÚSICA
 
 
Sua mãe, Luciene Ferreira, atesta a mudança.
 
 
- Dois anos atrás meu filho, que é ótimo aluno, sofria bullying por ser gordinho e baixo. De repente, veio esse programa e um professor o convidou para tocar flauta. A música fortaleceu o Gabriel, que nunca tinha tocado um instrumento na vida e hoje é chefe de naipes da orquestra. Onde tudo poderia dar errado, chegou esse programa da Prefeitura e deu um rumo na vida do meu filho - comemora Luciene orgulhosa do filho, agora no Ensino Médio da Escola Estadual Stuart Edgard Angel Jones. 
 
 
Sob a regência do maestro Anderson Alves, o espetáculo desta terça será realizado por instrumentistas da OSJC, com participação de integrantes do Coro de professores da SME e do Coro Laboratório Orsina da Fonseca. Entre eles está Mariana Eleotério, 15 anos, aluna da Escola Municipal Roma, para quem o programa serviu como aprimoramento.
 
 
- Minha família tem uma ligação forte com a música. Eu, por exemplo, canto desde pequena na Igreja e em festas, e sempre adorei um Karaokê. Mas o coro me trouxe conhecimentos técnicos, com melhorias para a minha postura e entonação. Esse trabalho representa muito para mim. Envolve sentimento, dedicação, responsabilidade. Sinto como se estivesse me profissionalizando mesmo", diz Mariana, já com um ar de maturidade para quem está apenas debutando. 
 
 
Além de familiares dos jovens músicos, a apresentação reunirá autoridades municipais e ecumênicas, como o Padre Omar, e turistas dos quatro cantos do planeta que visitam diariamente a estátua símbolo da cidade do Rio de Janeiro, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e eleito em 2006 como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. "Tudo mesmo para fecharmos com chave de ouro, celebrando a dedicação não só dos alunos, mas das famílias, professores e todos os outros envolvidos na produção dessa série inédita de concertos de Natal", destaca Moana Martins.



Serviços Serviços