Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura vai abrir Centro de Referência de Economia Solidária para primeiro trimestre de 2019

17/12/2018 18:03:00


Com previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2019, o Centro de Referência de Economia Solidária, administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, através da subsecretaria de Desenvolvimento Econômico e Planejamento (SUBDEP/SMDEI) será um espaço para abraçar todos os interesses dos empreendedores cadastrados no programa de Economia Solidária da Prefeitura do Rio de Janeiro. 
O local vai oferecer cursos gratuitos de capacitação, treinamento e aperfeiçoamento de produtores, nas mais diversas áreas da economia solidária, informações jurídicas, comercialização da produção, formação de preço, design, produção sustentável, reaproveitamento, tingimento natural, entre outros.  
 
O local, também, receberá as reuniões do Conselho Municipal da Economia Solidária (ECOSOL) e dos Comitês Gestores. As vagas para os cursos serão definidas de acordo com a disponibilidade do tema e do espaço. E, para administrar, haverá um chamamento público. Vale ressaltar que as principais metas do Centro de Referência são dar visibilidade à economia solidária como politica pública que gera renda, sustentabilidade, emprego e inclusão social.
 
A Economia Solidária tem se constituído como uma moderna e eficiente opção de trabalho para milhares de pessoas ao redor do mundo que, através dessa modalidade consegue enfrentar de maneira positiva os impactos e transformações causados pelas mudanças na economia global contemporânea. 
Através de uma cadeia socioeconômica horizontalizada, aliada a princípios de sustentabilidade, cooperação, associativismo, autogestão e solidariedade, a produção de bens e serviços, distribuição, consumo e finanças da ECOSOL se fortalecem a cada dia como realidade de trabalho criativo, de geração de renda, impulsionando o desenvolvimento e o combate às desigualdades sociais. 
 
“Com intuito de desmitificar definições e conceitos de Economia Solidária e Comércio Justo, basta compreender que Economia Solidária é tudo aquilo que aproxima o produtor do consumidor, eliminando intermediários; enquanto que Comércio Justo é o exercício da Economia Solidária e suas práticas”, comenta Lícia Marca, coordenadora da Economia Solidária da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico e Planejamento da SMDEI.  
 
O Comércio Justo é um sistema de comércio alternativo internacional, com o objetivo de permitir que coletivos de agricultores familiares e trabalhadores marginalizados e/ou explorados pelo processo econômico convencional pudessem ter condições dignas de vida a partir de seu trabalho.
 
Duas políticas públicas, que promoveram ações de incentivo a relações comerciais e de consumo com foco na valorização do pequeno produtor, ajudaram o Rio de Janeiro a ser a primeira cidade da América Latina a ganhar o selo de Rio Cidade de Comércio Justo (Fair Trade Town): o Circuito Rio Ecosol e o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, que geram trabalho e renda através do consumo de produtos mais saudáveis e sustentáveis, com preço justo e respeito ao meio ambiente.
 
Segundo o subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Planejamento Epitácio Brunet, os projetos Rio Ecosol e Circuito Carioca de Feiras Orgânicas têm o objetivo de fomentar e apoiar o desenvolvimento da economia solidária. “Além de ser uma alternativa econômica, é um importante passo de inclusão social, pois fortalece os empreendimentos locais e os investimentos naquele território de quem produz. É empoderamento sócio-econômico para toda uma região”. 
A meta é que o Rio ultrapasse a marca de 120 pontos de venda e consumo de produtos certificados como comércio justo.



Serviços Serviços