Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Crivella entrega 186 novas autonomias a motoristas de táxi

14/12/2018 16:01:00


O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, entregou nesta sexta-feira (14/12), no Palácio da Cidade, em Botafogo, 186 novas autonomias de táxi. Os beneficiados são motoristas auxiliares que atenderam ao chamado da Prefeitura e fizeram recadastramento entre 16 de abril e 31 de julho. No período, 10.068 auxiliares se recadastraram, e pela primeira vez o processo ocorreu de forma presencial. Isso garantiu transparência ao procedimento e evitou falhas cadastrais. 
 
 
 
– Se hoje fosse possível acabar com o taxista auxiliar seria uma maravilha, para que todos tivessem sua autonomia. Estamos trabalhando para conceder novas autonomias no futuro. Pretendemos fazer, no início do ano que vem, outros chamamentos – afirmou Crivella.
 
 
Taxistas que ganharam autonomias. Foto: Edvaldo Reis / Prefeitura do Rio 
 
 
Inicialmente tinham sido oferecidas 250 autonomias. Mas alguns motoristas tiveram pendências na documentação. As 64 vagas não preenchidas neste primeiro momento serão redistribuídas aos seguintes da fila após 60 dias, prazo dado para regularização da situação de quem caiu em exigência por parte da Prefeitura. O critério para a entrega da autonomia é o tempo de serviço de cada auxiliar. Em caso de empate, o motorista mais velho tem prioridade. Há atualmente no Rio de Janeiro 32 mil taxistas permissionários e outros 15 mil auxiliares.
 
 
 
O auxiliar Guilherme Von Doellinger, que está na praça há 18 anos, comemorou o recebimento da sua autonomia. Emocionado, ele contou quem o inspirou a se tornar motorista de táxi:
 
 
 
– Meu avô era taxista, e eu era apaixonado por ele. Com uns 4 ou 5 anos de idade, me lembro de ter dito, num passeio com ele, que um dia seria taxista. Para honrar o meu avô, tentei ser o melhor que eu pude – descreveu Guilherme, que fez o seu recadastramento no posto do Guerenguê, em Curicica, na Zona Oeste.
 
 
 
MELHORIAS PARA OS TAXISTAS
 
 
 
O prefeito Crivella tem promovido melhorias significativas para os motoristas de táxi. Em junho de 2017, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) autorizou a fixação nos táxis de adesivos com o logotipo de empresas operadoras de cartão de crédito que os profissionais da categoria aceitam em suas corridas. A medida beneficia tanto os taxistas como os usuários, que podem saber, antes de embarcar, quais os táxis que aceitam o pagamento da corrida por meio de cartão de crédito.
 
 
 
No mês seguinte, a SMTR aumentou a vida útil dos táxis de seis para oito anos. A decisão foi motivada pela realidade socioeconômica vivida pela população carioca e pelas perdas financeiras da categoria.
 
 
 
Em outubro de 2018, os taxistas passaram a ter a opção de escolher entre o envelopamento e a pintura do veículo. A técnica era uma reivindicação antiga dos taxistas, que tinham prejuízo no momento da revenda do carro, já que os veículos pintados na cor amarela costumam ser desvalorizados. Quem opta por envelopar, poderá remover o adesivo a qualquer momento,  mantendo a cor original.
 
 
 
Em novembro, a Prefeitura lançou o Riocard Duo para taxistas, meio eletrônico de pagamento de corridas que permite a inclusão no sistema financeiro de motoristas com nome no SPC ou sem conta bancária. Hoje, pelo menos 12 mil taxistas do Rio não podem receber corridas via aplicativos ou cartões. O cartão pré-pago funciona, nesse caso, como uma conta corrente para a qual os aplicativos e operadoras de cartão podem transferir os valores correspondentes às corridas feitas pelo motorista.



Serviços Serviços