Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Câmeras da Prefeitura ajudam guardas municipais a prender ladrões de bicicleta

12/12/2018 20:45:00


Câmeras de vídeo da Prefeitura do Rio ajudaram guardas municipais e policiais militares do Rio+Seguro (programa coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública) a prender dois ladrões e recuperar bicicletas que tinham sido furtadas no Leme, Zona Sul, nesta quarta-feira, 12 de dezembro. O Núcleo de Videopatrulhamento da Guarda Municipal flagrou três pessoas – dois homens e uma mulher, grávida – em atitude suspeita perto de um bicicletário no calçadão da Avenida Atlântica, altura da Rua Anchieta. A ação dos bandidos foi registrada pelas lentes: um deles cortou, com um alicate, a corrente que prendia duas bicicletas e saiu pedalando. A mulher levou embora a outra. Os dois acabaram presos. O terceiro cúmplice, que ficou com a ferramenta usada no roubo, não foi localizado e conseguiu escapar.
 
 
Foto: reprodução de câmera de vídeo / Divulgação Prefeitura do Rio
 
O crime foi às 15h30m. Agentes que monitoram, no Centro de Operações Rio (COR), a movimentação registrada pelas câmeras de vídeo deram o alerta, por rádio. Logo depois, uma equipe do Grupamento Especial de Praia (GEP) da Guarda Municipal conseguiu deter um dos acusados, Jorge Campos Mendes, de 39 anos, que tentava fugir com uma das bicicletas. Outra equipe, do Rio+Seguro, deteve a gestante, Carolina Helen Sales dos Santos, de 20 anos, já na altura do Botafogo Praia Shopping, em Botafogo. Uma terceira equipe permaneceu no local do furto e identificou as vítimas, dois jovens de 18 anos. As bicicletas foram devolvidas aos donos. O caso foi registrado na 12ª DP (Copacabana).
 
 
MAIS SOBRE O VIDEOPATRULHAMENTO
 
 
De janeiro a novembro de 2018, o serviço de videopatrulhamento da Guarda Municipal atuou em 8.515 atividades relacionadas ao controle de delitos, ordenamento urbano e fiscalização de trânsito, em apoio ao Rio+Seguro. O programa, que utiliza policiais militares de folga e guardas municipais na região de Copacabana e Leme, completou um ano no último dia 3 de dezembro. 
 
 
No controle de delitos, em média, foram feitos 12 acompanhamentos de indivíduos em atitude suspeita por dia (4.157 no total). Como resultado desse trabalho, foram realizadas 76 abordagens, 17 conduções de suspeitos à DP e 12 de vítimas, além de seis prisões.
 
 
Em relação ao ordenamento urbano, o setor auxilia as equipes de campo na fiscalização do código de posturas, para coibir irregularidades como comércio ambulante em desacordo (1.878 retenções ou retiradas de mercadorias), práticas esportivas em local impróprio (423), cães nas areias (1.030) e barracas de camping (115). Há também atuação na assistência à população em situação de rua (620). Em relação ao controle do trânsito, foram flagrados pelas câmeras 152 estacionamentos irregulares.



Serviços Serviços