Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Espetáculo do Programa Orquestra nas Escolas conquista a Cinelândia

07/12/2018 18:22:00


 
 
Palco de grandes manifestações da cidade, a Cinelândia parou na tarde da última quinta-feira (6/12) para assistir ao Concerto de Natal do Programa Orquestra nas Escolas. Realizado nas escadarias da Câmara Municipal, o espetáculo reuniu 450 pequenos e jovens músicos e cantores das escolas da Rede Municipal de Ensino e contou com a participação especial do Coral da Câmara e do Coro de Professores da Secretaria Municipal de Educação.
 
 
A apresentação conquistou aplausos de transeuntes que pararam para ouvir acordes e vozes em perfeita sintonia. Ambulantes, turistas, trabalhadores e até aqueles que desejam fazer parte de uma grande orquestra se misturavam na plateia. Cabiam ali, embalados pelas canções natalinas, sonhos para todos, inclusive os dos pequenos músicos do Programa Orquestra nas Escolas, como o de Daniele Nascimento da Silva, aluna do 5º ano da Escola Municipal Francisco Sertorio Portinho: "Ainda estou aprendendo, mas quero ser uma ótima flautista. A música é uma coisa boa, reflete nosso sentimento", revelou a menina, de 11 anos.
 
 
Regido pelo maestro Anderson Alves, o concerto uniu diferentes segmentos do projeto musical: a Orquestra de Flautas da Escola Municipal Rivadávia Correa, a Orquestra de Flautas das escolas-polo do programa, o Coro de Professores, a Orquestra de Garrafas e a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca. Alunos da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva também fizeram participação especial no evento.
 
 
Representando a secretária municipal de Educação, Talma Romero Suane, o chefe de gabinete da SME, professor Claudio Maia, disse que a série Concertos de Natal do Programa Orquestra nas Escolas é o melhor presente que a secretaria pode dar à Cidade do Rio de Janeiro. Em nome da secretária, ele desejou feliz Natal a todos.
 
 
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, o Programa Orquestra nas Escolas foi criado em 2017 e tem o objetivo de formar 80 mil músicos até 2020, através do estudo, da prática e da vivência musical. Em menos de dois anos, o programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação já beneficia 11 mil estudantes em 45 escolas-polo.
 
 
 
 
Projeto conquista a todos
 
 
Iniciado às 16h30, o concerto ganhou as boas-vindas dos vereadores Carlos Caiado e Thiago K. Ribeiro. Eles elogiaram o Orquestra nas Escolas e disseram que o programa merece aplauso e apoio.
 
 
Na plateia, as reações iam dos sorrisos, palmas e até adesões inesperadas como a de Luiz Felipe de Oliveira, de 51 anos. Ao ver o concerto ele parou, sacou a flauta da mochila e ficou por ali, como se também estivesse sob a batuta do maestro. "Toco flauta e canto no Coral do Povo. Já usei drogas e hoje estou me reintegrando à sociedade com ajuda da música. Apoio essa linda iniciativa. Ela certamente evita que essas lindas crianças cheguem aos 51 anos como eu".
 
 
"Nosso desejo é levar música a diferentes pontos da cidade e promover um feliz Natal a todos. Encerraremos esse grande circuito no dia 18 de dezembro no Corcovado", celebrou Moana Martins, coordenadora do programa.
 
 
Agenda
 
 
Dia 12 - quarta-feira, às 17h30
 
Local: Concerto no Itamaraty
 
Participação: Coro
 
 
 
Dia 14 - sexta-feira, às 15h
 
Local: Auditório da Siderúrgica Ternium, em Campo Grande
 
Participação: Coro de Professores e Coro
 
Convidado especial: Guilherme Arantes (pianista)
 
 
 
Dia 18 - terça-feira, às 17h
 
Encerramento
 
Local: Corcovado
 
Participação: Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca e Coro 



Serviços Serviços