Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura entrega Ordem do Mérito Cultural Carioca

Treze personalidades e instituições do município receberam a condecoração


14/11/2018 17:13:00


Crédito das fotos: Edvaldo Reis/Prefeitura do Rio
 
 
A primeira-dama do Rio, Silvia Jane Crivella, e o secretário da Casa Civil, Paulo Messina, entregaram nesta quarta-feira, 14 de novembro, no Palácio da Cidade, a Ordem do Mérito Cultural Carioca. Treze personalidades e instituições receberam a condecoração por terem se destacado por contribuições relevantes à cultura da cidade. A Ordem do Mérito Cultural Carioca foi criada este ano pela Prefeitura do Rio.
 
 
- Essa medalha não é só um parabéns. É a cidade do Rio de Janeiro dizendo a vocês: 'muito obrigado'. É com muita honra que a cidade concede a primeira série da Ordem do Mérito Cultural. Não é segredo para ninguém o desafio fiscal e a crise financeira que nós enfrentamos, e é nessa hora que vocês brilham – disse Paulo Messina.
 
 
Representando o prefeito Marcelo Crivella, a primeira-dama Silvia Jane Crivella destacou que a Cultura continuará valorizada pelo Município.
 
- A Cultura unifica a cidade, unifica as pessoas – justificou.
 
 
Emocionada, a secretária municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, também lembrou os esforços para superar os efeitos da crise financeira:
 
 
- Vivemos um momento muito árduo. Se nos faltam recursos para o impacto que desejamos provocar na sociedade,  temos o maior recurso, que é ser o humano.
 
 
 
Uma das condecoradas na solenidade  foi Adda Di Guimarães, dona da banca de jornal "A Cena Muda", que funciona em Ipanema. 
 
 
- Ganhar essa medalha é uma honra e um privilégio de ter o trabalho reconhecido - disse Adda, que recebeu a medalha das mãos do seu neto, João.
 
 
Também foram  homenageados: João Donato, Luciana Rabello, Paulão Sete Cordas, Tia Maria do Jongo, Jessé Andarilho, Edelzuita de Lourdes Santos de Oliveira, Mestre Dionísio, Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), Ponto Cine, Museu do Samba,  Música no Museu, e As Marias da Graça. 
 
 
Os agraciados foram indicados pela própria população carioca, por meio de participação online no site ordemdomeritoculturalcarioca.rio, entre os dias 5 e 26 de outubro. Após mais de 500 indicações, o grupo foi selecionado por uma comissão formada pela secretária municipal de Cultura, pela atriz Camila Amado, pelo produtor cultural Junior Perim e por Elisabeth Manja, representante do Conselho Municipal de Cultura.
 
 
A solenidade contou com apresentação da bailarina Ana Botafogo e da porta-bandeira da Portela, Lucinha Nobre. A festa teve ainda apresentação da pianista Maíra Freitas.
 
 
Sobre a medalha - A Medalha São Sebastião do Rio de Janeiro da Ordem do Mérito Cultural Carioca foi criada pelo IED – Instituto Europeu de Design, por meio de um concurso interno. A imagem busca sintetizar tanto a beleza natural quanto a construída pelo homem, integrada e inseparável do ambiente. Assim, representa-se uma moldura inspirada nos Arcos da Lapa, aqueduto histórico, símbolo da vida boêmia carioca, onde a atividade cultural é pulsante. No centro da medalha, está o Pão de Açúcar, uma das paisagens mais deslumbrantes da cidade, uma verdadeira obra de arte da natureza. A composição equilibrada entre o Morro do Pão de Açúcar, o Morro da Urca e o Morro da Babilônia é complementada pelo espelho d'água da Baía de Guanabara. 
 
 
CONHEÇA UM POUCO MAIS DOS CONDECORADOS COM A ORDEM DO MÉRITO CULTURAL CARIOCA 2018
 
 
MUSEU DO SAMBA - Instituição pioneira na preservação do samba carioca, com 17 anos de atuação em prol da memória e da difusão dessa importante matriz cultural da cidade.
 
 
JOAO DONATO - Compositor e pianista, considerado precursor da Bossa Nova.  Ao longo de 70 anos de cadeira, tem sido um renovador da música brasileira, influenciando músicas pelo mundo afora.
 
 
LUCIANA RABELLO - Cavaquinista e compositora brasileira, desde 1976 trabalhou em prol da divulgação do choro. É uma das criadoras do projeto Escola Portátil de Música e preside atualmente o Instituto Casa do Choro.
 
 
BANCA A CENA MUDA - A banca de revista, localizada em Ipanema, ajuda a preservar a memória cultural da cidade. Especializada em revistas antigas, fornece informação e orientação a quem quer conhecer a cidade e seus personagens.
 
 
JESSÉ ANDARILHO - Escritor e agitador cultural, é grande incentivador da leitura entre jovens da periferia da cidade, realizando palestras em escolas e espaços de cultura.
 
 
EDELZUITA DE LOURDES SANTOS DE OLIVEIRA - Ela chegou ao Rio de Janeiro há 50 anos e luta pela preservação da cultura afro-brasileira e em defesa das tradições do povo negro da cidade.
  
 
INSTITUTO DE PESQUISA E MEMÓRIA PRETOS NOVOS (IPN) - Importante museu de memória, pesquisa e preservação do patrimônio material africano e afro-brasileiro, criado em 2005.
 
 
PONTO CINE - Primeira sala popular de cinema digital no Brasil. Tem compromisso com a cultura e com o cinema genuinamente brasileiro. Localizado em Guadalupe, bairro da Zona Norte, o projeto tem modificado a vida dos moradores do lugar, pelo sentimento de autoestima e pertencimento.
 
 
PAULÃO 7 CORDAS - Uma das figuras mais representativas do samba carioca, o violinista, arranjador e produtor cultural é uma referência no resgate de nomes tradicionais do gênero.
 
 
TIA MARIA DO JONGO - Aos 97 anos, é uma das principais responsáveis pela permanência e transmissão do jongo no morro onde nasceu, fundando ali o Grupo Jongo da Serrinha, em que atua até hoje.
 
 
MÚSICA NO MUSEU - Série que realiza concertos gratuitos em vários espaços de cidades brasileiras. A rigorosa seleção de artistas e programas e a oportunidade a músicos brasileiros levou a série, iniciada em 1997, a internacionalizar-se, levando a música brasileira para fora de nossas fronteiras.
 
 
MESTRE MANOEL DIONÍSIO - Com 60 anos de dedicação à dança, é um grande incentivador da preservação da simbologia do casal de mestre-sala e porta-bandeira, figuras emblemáticas das escolas de samba.
 
 
AS MARIAS DA GRAÇA - Com 27 anos de atuação na área da palhaçaria feminina, o grupo foi pioneiro na abertura de espaço para mulheres em uma profissão antes restrita ao universo masculino.



Serviços Serviços