Jovens capacitados pela Prefeitura do Rio apresentam jogos criados em cursos gratuitos das Naves do Conhecimento
19/07/2018 09:31:00
Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura do Rio desembarca no maior encontro de produtores de jogos eletrônicos do país: o Geek & Game Rio Festival 2018. O passaporte para a participação no evento que começa nesta sexta-feira (20/07) e vai até domingo (22), no Riocentro, é a programação de cursos gratuitos oferecidos nas nove Naves dos Conhecimentos, unidades voltadas à capacitação diferenciada de jovens. Os novos desenvolvedores de games vão mostrar um pouco do que aprenderam no programa, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Emprego e Inovação (SMDEI) e que, somente este ano, já formou 1.120 alunos. No estande do órgão municipal, o público poderá conhecer três dos jogos criados pelos alunos das Naves do Conhecimento, que vão ainda interagir com possíveis compradores de seus trabalhos.
"A capacitação de jovens é uma de nossas prioridades. Tanto que, somente no nosso primeiro ano, qualificamos mais de 33 mil jovens. E seguindo a tendência de mercado, ampliamos uma série de programas, valorizando áreas ligadas à economia criativa e à tecnologia, como nas Naves do Conhecimento. Nelas passamos a oferecer gratuitamente cursos de redes sociais, raciocínio lógico, programação, games e até fotografia e cinema, que propiciou a sete jovens de comunidades participarem de um seminário na Inglaterra para mostrarem o que aprenderam em nossas unidades", diz o prefeito do Rio, Marcelo Crivella.
Em sua segunda edição, o festival é uma oportunidade especial para jovens talentos que querem se aprimorar em uma das profissões mais promissoras do momento. Ainda hobby para muita gente, a área de games tem uma indústria que movimenta 137 bilhões de dólares por ano, mais do que o cinema e a música juntos.
Como resultado de mais uma parceria da Prefeitura do Rio com o Sebrae/RJ, o estande da SMDEI será usado para a apresentação de dez microempresas desenvolvedoras de games com sede no Rio, que serão apoiadas para incrementar seus produtos. Com a ação, o município busca inserir no ranking de produtores de jogos eletrônicos a cidade que já figura entre os dez maiores consumidores de games do mundo.