Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Cidade recebe maior encontro de produtores de jogos eletrônicos do país

Jovens capacitados pela Prefeitura do Rio apresentam jogos criados em cursos gratuitos das Naves do Conhecimento


19/07/2018 09:31:00


 

 

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura do Rio desembarca no maior encontro de produtores de jogos eletrônicos do país: o Geek & Game Rio Festival 2018. O passaporte para a participação no evento que começa nesta sexta-feira (20/07) e vai até domingo (22), no Riocentro, é a programação de cursos gratuitos oferecidos nas nove Naves dos Conhecimentos, unidades voltadas à capacitação diferenciada de jovens. Os novos desenvolvedores de games vão mostrar um pouco do que aprenderam no programa, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Emprego e Inovação (SMDEI) e que, somente este ano, já formou 1.120 alunos. No estande do órgão municipal, o público poderá conhecer três dos jogos criados pelos alunos das Naves do Conhecimento, que vão ainda interagir com possíveis compradores de seus trabalhos.

 

"A capacitação de jovens é uma de nossas prioridades. Tanto que, somente no nosso primeiro ano, qualificamos mais de 33 mil jovens. E seguindo a tendência de mercado, ampliamos uma série de programas, valorizando áreas ligadas à economia criativa e à tecnologia, como nas Naves do Conhecimento. Nelas passamos a oferecer gratuitamente cursos de redes sociais, raciocínio lógico, programação, games e até fotografia e cinema, que propiciou a sete jovens de comunidades participarem de um seminário na Inglaterra para mostrarem o que aprenderam em nossas unidades", diz o prefeito do Rio, Marcelo Crivella.

 

 

Em sua segunda edição, o festival é uma oportunidade especial para jovens talentos que querem se aprimorar em uma das profissões mais promissoras do momento. Ainda hobby para muita gente, a área de games tem uma indústria que movimenta 137 bilhões de dólares por ano, mais do que o cinema e a música juntos.

 

Como resultado de mais uma parceria da Prefeitura do Rio com o Sebrae/RJ, o estande da SMDEI será usado para a apresentação de dez microempresas desenvolvedoras de games com sede no Rio, que serão apoiadas para incrementar seus produtos. Com a ação, o município busca inserir no ranking de produtores de jogos eletrônicos a cidade que já figura entre os dez maiores consumidores de games do mundo.




Serviços Serviços