Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura lança “Rio Conecta”, programa de mobilidade urbana

18/06/2018 16:24:00


O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, lançou na última quinta-feira (14/6), no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, Zona Portuária, o programa "Rio Conecta", que visa à valorização dos espaços públicos para mobilidade e acessibilidade nos bairros. O lançamento ocorreu em reunião com prefeitos de várias cidades do mundo, que visitaram o Rio por ocasião da Velo-City, conferência mundial sobre bicicleta que aconteceu pela primeira vez na América Latina.
 
Vinculado à Secretaria municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, o "Rio Conecta" foi criado a partir da percepção da necessidade de aperfeiçoamento dos espaços de mobilidade urbana do ponto de vista dos pedestres. Estudos realizados pelos técnicos da prefeitura concluíram que 50% da população anda pelo menos um quilômetro até chegar a alguma estação.  O objetivo fundamental, portanto, é mudar o ambiente que rodeia estações de transporte público, sejam elas de trem, metrô, BRT ou terminais de ônibus.
 
O programa fará um chamamento para que escritórios de arquitetura e urbanismo enviem propostas urbanísticas para qualificação dos espaços públicos da cidade. Essas propostas serão avaliadas e selecionadas. O edital do chamamento será publicado em agosto deste ano. A previsão é que as primeiras intervenções já aconteçam no início de 2019.
 
O aperfeiçoamento dos espaços públicos deve levar em questão as dimensões físicas, as características geométricas e o estado de conservação, e envolve conceitos como pavimentação, conectividade, acessibilidade e padrões estéticos para esses espaços sejam qualificados, seguros e inovadores.
 
Para a escolha das 40 áreas que serão requalificadas foram adotados os seguintes critérios: densidade populacional, número de passageiros por estação (metrô, trem e BRT), ocorrência de roubos a transeuntes ou em transportes coletivos, índice de indicadores sociais intitulado Índice de Progressão Social (IPS) e número de equipamentos de saúde e educação.
 
Com gestão da Coordenadoria Geral de Planejamento e Projetos da Subsecretaria de Urbanismo, o "Rio Conecta" terá a participação dos seguintes órgãos: Secretaria municipal de Conservação e Meio Ambiente; CET-Rio; Rioluz; e Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop).
 
O Rio Conecta contemplará os seguintes bairros:
 
Zona Sul
Rocinha, Cosme Velho, Botafogo, Largo do Machado, Catete, Jardim Botânico e Ipanema.
 
Zona Norte
Mangueira, Jacarezinho, Irajá, Del Castilho, Benfica, Ramos, Méier, Vicente de Carvalho, Engenho da Rainha, Penha, Cordovil, Bonsucesso, Madureira, Guadalupe, Vila Kennedy,  Paciência, Maré, Irajá, Tijuca e Pavuna.
 
Centro
São Cristóvão e Centro.
 
Zona Oeste
Campo Grande, Barra da Tijuca, Santa Cruz, Inhoaíba, Guarativa, Bangu, Cosmos, Cidade de Deus, Taquara, Praça Seca e Senador Camará.



Serviços Serviços