Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Vigilância Sanitária inspecionará eventos durante jogos do Brasil na Copa

16/06/2018 09:16:00


A Vigilância Sanitária inicia, neste domingo (17/06), as inspeções nos locais de grande concentração de pessoas que vão assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo FIFA 2018. Serão verificados o comércio de alimentos e a prestação de serviços de saúde em locais como o "Alzirão", na Tijuca, a Marina da Glória, o Jockey Club, Morro da Urca e o Maracanã, além de outras arenas espalhadas pela cidade.

 

As inspeções irão verificar as condições higiênicas sanitárias dos locais que comercializam produtos comestíveis, os meios como os alimentos são acondicionados, embalados e manipulados, as características sensoriais (aparência e odor) com as quais estão sendo preparados, bem como as roupas dos profissionais das cozinhas e balcões, a fim de avaliar se há riscos de contaminação.

 

Também serão inspecionados os postos médicos, ambulâncias e qualquer estabelecimento que esteja comercializando produtos e serviços de saúde, como salões de beleza, onde também serão verificados os instrumentos e produtos utilizados nos atendimentos.

 

A fiscalização em grandes eventos faz parte da rotina da Vigilância Sanitária, já que são locais onde circulam muitas pessoas e que têm grande potencial de risco à saúde. Somente neste ano, já foram inspecionados 27 eventos, onde foram aplicadas 239 multas, inutilizados 558 quilos de alimentos e interditados 25 estabelecimentos. No ano passado, foram 52 eventos fiscalizados, com 262 multas aplicadas, 1 interdição e 805 kg de alimentos inutilizados.




Serviços Serviços