Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Superintendência da Zona Sul retira concreto irregular sobre gramado de Burle Marx na Lagoa

18/04/2018 14:24:00


Agentes da Superintendência da Zona Sul, em conjunto com a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma) e da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF), removeram nesta quarta-feira (18/4) uma camada de concreto construído sobre um gramado criado pelo paisagista Burle Marx na Lagoa Rodrigo de Freitas, próximo ao Corte do Cantagalo, que faz parte do conjunto paisagístico da Lagoa e é tombado pelo IPHAN.
 
 
A área de concreto sobre a grama ocupava 38 metros quadrados. No espaço ao lado, com 143 metros quadrados, foram utilizados pedriscos brancos que também descaracterizaram o gramado. As irregularidades foram cometidas pela empresa Interbikes, que aluga bicicletas no local. Foram removidas também cercas que ocupavam indevidamente o espaço público.
 
A Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente vai multar os responsáveis em R$ 5 mil. Um relatório foi gerado após reuniões entre a Superintendência da Zona Sul, IPHAN e o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) sobre as ilegalidades cometidas.
 
Para o superintendente da Zona Sul, Marcelo Maywald, houve um grave desrespeito com um bem público tombado:
 
"É inaceitável a descaracterização do gramado projetado pelo renomado paisagista Roberto Burle Marx. A Superintendência da Zona Sul e o IPHAN vão intimar os responsáveis para que recuperem a área verde destruída".
 
Também participaram da ação agentes da Comlurb, GM-Rio, VI Região Administrativa e Lagoa Presente.



Serviços Serviços