Empresas que melhoraram atendimento ao consumidor recebem Selo de Qualidade do Procon Carioca
15/03/2018 12:16:00

"O lucro por si só não deve satisfazer o empresário, é preciso que o cliente esteja satisfeito e o serviço seja bem feito. Quero celebrar com o Procon Carioca uma nova política, uma nova realidade. Precisamos de um Rio em paz, e a paz começa nessas relações: no motorista de ônibus com os passageiros, no balconista com o cliente, no Procon com as empresas. Precisamos que isso seja transparente, e que haja entre nós espírito de solidariedade, que é trabalhar juntos", afirmou Crivella.
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O Selo de Qualidade foi criado no ano passado pela Lei 6.309/2017, de autoria do vereador Inaldo Silva. O objetivo é incentivar as empresas a aumentar a qualidade do atendimento ao consumidor. O prêmio serve como reconhecimento àquelas que alcançaram resultado em 2017. O selo terá validade de um ano e será sempre referente ao desempenho da empresa no ano anterior. A intenção do Procon Carioca é valorizar as marcas que melhorarem o atendimento, já que poderão agregar a seus nomes o Selo de Qualidade. Os custos de emissão do selo ficam a cargo do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.
"A finalidade do Procon Carioca é defender os direitos do consumidor. E existem duas formas de fazer isso: com a punição, que não é agradável para ninguém, e com a educação e o incentivo, que é o que estamos fazendo aqui hoje. A punição não resolve o problema do consumidor, porque, nesta fase, ele já foi atingido, embora muitas vezes ela seja necessária", disse o presidente do Procon Carioca, Jorge Braz.
Uma Comissão Especial de Avaliação do Procon Carioca faz a análise do desempenho das empresas no atendimento aos clientes. O critério é o do levantamento de informações e comparação de dados. São levados em conta alguns aspectos como:
• Quantidade de reclamações contra a empresa;
• Índice de solução das queixas;
• Tempo de resposta das demandas dos consumidores registradas na plataforma consumidor.gov.br e no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC);
• Ações de educação para o consumo, por parte da empresa;
• Participação da empresa em mutirões de conciliação;
• Análise do resultado das fiscalizações realizadas pelo Procon Carioca.
Confira as empresas premiadas por sua evolução e melhorias no relacionamento com o consumidor em 2017: Caixa Econômica Federal; Claro/NET/Embratel; B2W (Americanas.com, Shoptime e Submarino); TIM; SKY; Vivo; Nextel; RioFarma; e Domino's Pizza (Av. das Américas, no Recreio).