Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Primeira-dama entrega doações a moradores de Guaratiba

22/02/2018 10:19:00


A primeira-dama do município do Rio de Janeiro e coordenadora da Obra Social Abrace o Rio, Sylvia Jane Crivella, entregou na tarde dessa quarta-feira (21/02), em Guaratiba, na Zona Oeste, donativos para 45 famílias desalojadas na comunidade Jardim Maravilha. Elas tiveram que deixar suas casas depois do forte temporal na madrugada da última quinta-feira (15), o mais volumoso da história do Rio em um período de uma hora, que atingiu diversos bairros da cidade.

 

- É o mínimo que podemos fazer por essas famílias que perderam tudo. É um gesto de aconchego e carinho, que só foi possível graças a um grupo de pessoas amigas e solidárias que se juntaram a nós. Esse foi o primeiro passo para que essas pessoas se sintam acolhidas e não abandonadas - afirmou a primeira-dama.

 

Cada família recebeu quatro kits compostos por cestas básicas, garrafas de água mineral, produtos de higiene e limpeza, além de travesseiros e roupas de cama e banho. Na última sexta-feira (16), a primeira-dama também entregou centenas de litros de água, colchonetes, cobertores e material de limpeza arrecadados com parceiros para doar a outras famílias vítimas do temporal.

 

 

Campanha contra o massacre de macacos

 

Também nesta quarta-feira, a primeira-dama participou do lançamento da campanha “O macaco não é só vítima, mas um grande aliado no combate à febre amarela”. A ação, coordenada pela Vigilância Sanitária municipal, aconteceu no Parque da Catacumba, com o objetivo de conscientizar a população carioca sobre o perigo que a cidade corre se a matança dos macacos continuar.

 

- É fundamental que essa campanha seja amplamente divulgada. Ninguém gosta de ser massacrado. Precisamos ser a voz dos animais e conscientizar as pessoas que os macacos não são os vetores da febre amarela e sim vítimas como nós - alertou Sylvia Jane Crivella.

 

O subsecretário de Meio Ambiente, Justino Carvalho, lembrou da importância dos animais no meio ambiente:

 

- Eles só agregam na natureza. São polinizadores e promovem o equilíbrio ecológico. O macaco é a vítima do momento por falta de informação, de educação ambiental e, principalmente, pela crueldade de uma minoria.

 

Já subsecretária de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, Marcia Rolim, enfatizou a responsabilidade da sociedade na defesa dos primatas:

 

- Apesar de tanta semelhança do ser humano com os primatas, temos sobre eles uma enorme vantagem: a de se expressar. E isso nos chama para uma missão muito maior: defender nossos primatas e, dessa forma, construirmos uma sociedade mais justa, mais sustentável e mais pacífica.

 

Já são 170 primatas encontrados mortos no município e 325 em todo o estado, sendo 53,5% vítimas de agressão humana, como espancamento e envenenamento. O número já ultrapassa a metade de todo o ano passado, quando foram encontrados 602 animais mortos, sendo 41% vítimas de agressão.

 

Além de serem vítimas de um massacre, o que é crime ambiental previsto em lei, os primatas são os sentinelas do vírus da febre amarela, já que o monitoramento desses animais facilita a detecção precoce da presença do vírus, evita a disseminação da doença e facilita a elaboração de medidas de controle e prevenção, como a vacinação e o combate ao vetor.

 

A campanha conta com placas, cartazes e folhetos que serão distribuídos à população e afixados em parques e trilhas da cidade, orientando a não matar os animais e nem tocá-los, bem como informativo com orientações para profissionais que trabalham nesses locais.




Serviços Serviços