Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura monta esquema de trânsito para os blocos do final de semana

15/02/2018 18:33:00


O Carnaval de Rua receberá atenção especial da Prefeitura do Rio neste final de semana. A operação de trânsito montada pelo governo municipal contará com 550 homens, entre controladores da CET-Rio, guardas municipais e apoiadores de tráfego, com apoio de 28 viaturas e 40 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez do tráfego, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos e orientar os pedestres. Além disso, 28 reboques da CET-Rio estarão posicionados para imediata desobstrução das vias em caso de acidentes ou quebras de veículos nas rotas de desvio.

 

O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de todos os eventos com câmeras para, juntamente com as equipes de campo, permitir que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito. Planos semafóricos especiais foram programados para garantir a fluidez nas rotas alternativas em função dos bloqueios de vias para os desfiles dos blocos. Também serão utilizados 26 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as condições de trânsito e desvios necessários.

 

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) vai atuar com reboques para reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

 

O esquema operacional foi montado para os desfiles com maior previsão de público. São eles: Bloco das Poderosas, Pela Saco, Monobloco e Boka de Espuma.

 

 

DINÂMICA DA OPERAÇÃO:

 

As interdições de trânsito serão efetuadas inicialmente na área de concentração dos blocos e serão gradativamente ampliadas conforme o deslocamento dos foliões. A liberação se dará após a dispersão do público, condicionada ao término da limpeza das vias pela Comlurb.

 

 

SÁBADO (17/02)

 

ZONA SUL

PELA SACO

 

A concentração do bloco Pela Saco será às 17h na Praça Corumbá. O desfile inicia às 18h de sábado seguindo pelas seguintes vias: Rua São Clemente, Rua Real Grandeza, Rua Voluntários da Pátria, Rua da Matriz e Praça Corumbá. O término está previsto para as 21h. Essas vias serão fechadas de acordo com o deslocamento dos foliões.

 

No horário do bloco, a ligação com Copacabana deve ser feita preferencialmente pela Praia de Botafogo, Rua da Passagem, Rua General Gois Monteiro e Avenida Lauro de Sodré, ou pela Enseada de Botafogo.

 

Aqueles que seguem do Humaitá em direção a Praia de Botafogo devem utilizar preferencialmente Rua Pinheiro Guimarães e Rua General Polidoro.

 

 

CENTRO

BLOCO DAS PODEROSAS

 

O desfile do Bloco das Poderosas ocorrerá no Centro. A concentração está marcada para as 7h de sábado na Rua Primeiro de Março, na altura da Praça XV. O desfile começará às 9h seguindo pela própria Rua Primeiro de Março, seguindo até a Av. Presidente Antônio Carlos, esquina com a Rua Araújo Porto Alegre, onde encerra. O término do bloco está previsto para as 13h.

 

A partir das 7h, a Avenida Primeiro de Março será bloqueada em toda sua extensão, bem como a Avenida Presidente Antônio Carlos, no trecho compreendido entre a Avenida Almirante Barroso e a Avenida Presidente Wilson. O acesso ao Terminal Menezes Cortes estará bloqueado no mesmo período.

 

Os veículos provenientes da Zona Sul deverão utilizar preferencialmente o Túnel Marcello Alencar.

 

 

No momento da dispersão a Avenida Presidente Antônio Carlos será completamente bloqueada ao tráfego.

 

No mesmo horário e região que o Bloco das Poderosas ocorrerá o Bloco Quizomba. A concentração será às 10h na Rua Riachuelo e seguirá pelas Av. Mem de Sá, Rua Teixeira de Freitas e Av. Augusto Severo. Nesse horário os veículos deverão evitar a Lapa e utilizar preferencialmente a Rua República do Paraguai.

 

 

DOMINGO (18/02)

 

ZONA SUL

BOKA DE ESPUMA

 

O Bloco Boka de Espuma acontecerá em Botafogo com concentração às 16h na Rua Marquês de Olinda, esquina com Rua Bambina. O desfile seguirá pelas seguintes ruas: Marquês de Olinda, Muniz Barreto, São Clemente, Bambina e Marquês de Olinda, entre as 18h e 22h. No horário das interdições os veículos devem utilizar preferencialmente a Praia de Botafogo.

 

 

 

CENTRO

MONOBLOCO

 

O desfile do Monobloco ocorrerá no Aterro do Flamengo. A concentração está marcada para as 6h de domingo na altura da Praça Luis de Camões. O desfile começará às 9h seguindo pelo próprio Aterro. O término do bloco está previsto para as 12h.

 

 

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:

 

- Utilizar os transportes públicos: metrô, trens e barcas;

 

- Respeitar os locais e horários de proibição de estacionamento;

 

- Sempre que possível, evitar circular de carro pelas regiões onde ocorrerão os desfiles;

 

- Pedestres devem atravessar nas faixas, em locais semaforizados ou com auxílio dos agentes de trânsito;

 

- Se possível, os foliões devem se programar e chegar com antecedência aos desfiles para evitar sobrecarga nos meios de transporte. 




Serviços Serviços