Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Recorde de atendimentos de saúde no Sambódromo: 1.811 em quatro dias

13/02/2018 11:55:00  » Autor: Fotos: Fernando Grilli/Riotur


Encerrados os desfiles das escolas de samba da Série A e do Grupo Especial, no Sambódromo, a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contabilizou 1.811 atendimentos médicos. Este número é maior que o total de atendimentos registrados em 2017, quando 1.687 pessoas buscaram assistência e 73 foram transferidas para hospitais da SMS. O total de transferências dos quatro dias, este ano, foi de 66. Por orientação do prefeito Marcelo Crivella, foram montados sete postos de saúde na Marquês de Sapucaí, que funcionaram durante os quatro dias de folia.

 

E para deixar os acessos ao Sambódromo mais ordenados, assim como o roteiro de passagem de blocos - outra preocupação do prefeito para organizar melhor a folia -, desde o início da operação carnaval, no dia 9/2, até às 7h desta terça-feira,13, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) removeu 473 veículos por estacionamento irregular. Só no período entre às 17h de segunda-feira, 12/2, até às 7h de hoje, foram 35 remoções.

 

A Prefeitura do Rio continua atuando fortemente para apoiar ações na área de Segurança Pública, mesmo não sendo atribuição do município. Guardas municipais do Grupamento de Operações Especiais (GOE) e policiais militares do Batalhão de Choque conduziram 150 pessoas, entre adultos e adolescentes, que integravam um grupo de bate-bolas, para a Cidade da Polícia, na Zona Norte da cidade, na madrugada desta terça-feira, dia 13, após denúncia e flagrante de agressão e roubo no Centro do Rio. Os acusados estavam com uma pistola 9 mm, dois carregadores de munição, uma granada caseira e diversos pedaços de paus. As vítimas foram identificadas e levadas para o hospital, e seus pertences foram recuperados. Já os acusados foram conduzidos para a delegacia em ônibus que haviam sido fretados pelo grupo.

 

A equipe do GOE estava realizando patrulhamento preventivo nas ruas do Centro, por volta das 2h30, quando foi acionada por um taxista que denunciou a agressão praticada pelo grupo de bate-bolas próximo a Rua Araújo Porto Alegre. O grupo foi interceptado na Rua Santa Luzia, quando embarcava em um ônibus para deixar o local. Policiais do Batalhão de Choque que também patrulhavam a região atuaram em conjunto com os guardas municipais. As equipes ainda receberam denúncia de que o grupo havia efetuado disparo com arma de fogo. Na revista, foram encontradas a arma e os demais objetos, além de dois celulares, relógio e dinheiro pertencentes às vítimas.

 

Voltando à área de Saúde, somente na segunda noite de desfiles do Grupo Especial foram atendidos 568 foliões. Desses, 19 foram transferidos para hospitais da rede municipal de saúde, que ficaram de prontidão para receber os casos mais graves. A maioria dos atendimentos foi por mal estar devido ao forte calor ou à ingestão de bebidas alcóolicas ou outras drogas, sinais de desidratação, picos de hipertensão, torções e pequenos traumas. Os postos médicos da SMS também funcionarão nesta terça-feira, durante os desfiles das escolas mirins; na quarta-feira, durante a apuração das notas; e no próximo sábado, para o Desfile das Campeãs. Os foliões dos blocos de maior concentração de pessoas também contaram com esquema especial de atendimento pré-hospitalar da Prefeitura do Rio. Do dia 20 de janeiro ao dia 12 de fevereiro, 567 pessoas foram atendidas nos quatro postos montados no Centro e na Zona Sul da cidade. Desse total, 62 pessoas foram removidas para unidades hospitalares da SMS.

 

No Terreirão do Samba, um espaço da Secretaria Municipal de Cultura, Diogo Nogueira e Rodriguinho comandaram a noite desta segunda, que teve muito samba e pagode. Rodriguinho cantou os sucessos "Tô Te Filmando" e "Adivinha", da época em que era vocalista do grupo Os Travessos, além de músicas da carreira solo, como "Luz Na Escuridão" e "Vaga Lembrança". Diogo Nogueira animou o público com os sucessos "Pé Na Areia", "Clareou", entre outros. Cerca de 3.500 pessoas estiveram presentes na festa, que começou com a roda de samba do Grupo Arruda, com o convidado Marquinhos Diniz. Hoje, o Terreirão recebe Arlindinho e Mumuzinho para mais uma noite de folia e samba. A roda de samba fica por conta das Filhas do Samba, que convidam Marquinhos de Oswaldo Cruz para entoar seus grandes sucessos.

 

 

SAÚDE

 

E teve mais ações da Saúde na noite de ontem nos desfiles no Sambódromo. A Vigilância Sanitária realizou 109 inspeções em bares, food trucks, bufês, camarotes, ambulâncias, postos de saúde e condições de trabalho. Foram dez multas aplicadas e 2,5 kg de alimentos inutilizados. Não houve interdição. O órgão manteve um estande do começo ao fim do desfile, para receber denúncias dos foliões em tempo real e orientá-los sobre a prevenção de riscos à saúde no período de folia.

 

Nos quatro dias de desfiles das escolas da série A e do grupo Especial, foram 367 inspeções, 55 multas aplicadas, 137 kg de alimentos inutilizados e duas interdições.

 

Nesses dias, a Vigilância Sanitária também atuou nas ruas por onde os blocos passaram. Inspeções foram realizadas em 170 bares e restaurantes dessas vias, além de postos de saúde e ambulâncias que deram suporte aos grandes blocos. Foram aplicadas 34 multas, e inutilizados nove quilos de alimentos, com interdição de sete estabelecimentos, por falta de licença sanitária e higiene.

 

 

SECRETARIA DE ORDEM PÚBLICA

 

O planejamento especial conta com 15 reboques e 25 agentes no período diurno, das 7h às 19h, e três reboques e cinco agentes no período noturno, das 19h às 7h. O objetivo é coibir os estacionamentos irregulares, dando fluidez ao tráfego e ao percurso dos foliões espalhados pela cidade. Está proibido o estacionamento em locais já regulamentados e nos definidos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) por publicação.

 

 

GUARDA MUNICIPAL

 

Além das ações relatadas acima, na noite de segunda-feira, dia 12, guardas municipais também atuaram em ocorrência de furto de celular na Rua Benedito Hipólito, no entorno do Sambódromo, prendendo o acusado. O caso foi registrado na 6ª DP (Cidade Nova). Com essas ocorrências, chega a 174 número de pessoas detidas por guardas municipais, desde sexta-feira, dia 9, durante os desfiles dos blocos e também no entorno da Passarela do Samba. Houve registros de ocorrências de furtos, resistência, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

 

Até o momento, desde sexta-feira, dia 9, as equipes da Guarda Municipal, atuando em conjunto com a Coordenadoria de Gestão do Espaço Urbano (CGEU), apreenderam cerca de 8.600 produtos diversos e 50 Kg de salsichão, que estavam sendo comercializados por ambulantes sem autorização, durante os desfiles dos blocos em todas as regiões da cidade. Entre os produtos apreendidos havia bebidas diversas, garrafas de vidro, isopores, churrasqueiras, sprays de espuma e fantasias. O material apreendido foi encaminhado para o Depósito da Prefeitura, exceto os salsichões, que foram descartados. As equipes de fiscalização de trânsito aplicaram 638 multas, a maioria por estacionamento irregular. Do total de multas, 221 foram aplicadas no entorno do Sambódromo desde as 18h de domingo, dia 11, até a manhã desta terça-feira, dia 13.

 

 

FAZENDA

 

Na madrugada e na manhã desta terça-feira (13/02), os agentes da Secretaria Municipal de Fazenda realizaram ações de fiscalização no carnaval. Nas regiões do Centro e Zona Sul, 272 mercadorias foram apreendidas, entre elas 89 garrafas de vidro, além de itens como óculos e capas de celular.

 

 

TERREIRÃO DO SAMBA

 

Ingressos para shows populares custam R$ 20, e moradores do Rio pagam meia entrada se apresentarem comprovante de residência ou o RG mostrando que são nascidos no Rio de Janeiro. Além de muita música, haverá distribuição de 15 mil preservativos. O Terreirão, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, fica na Rua Benedito Hipólito, 66, Praça Onze. 




Serviços Serviços