Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Desfiles dos grandes blocos terão esquema especial de trânsito

06/02/2018 14:37:00


O Carnaval de Rua receberá atenção especial da Prefeitura do Rio, que definiu um esquema especial de trânsito para o desfile dos blocos, especialmente aqueles que atraem um número maior de pessoas. A operação de trânsito durante o carnaval, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, contará diariamente com 900 homens dedicados ao trânsito, entre controladores da CET-Rio, Guardas Municipais e apoiadores de tráfego, com apoio de 80 viaturas e 60 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez do tráfego, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos e orientar os pedestres.

 

Além disso, 28 reboques da CET-Rio estarão posicionados para imediata desobstrução das vias em caso de acidentes ou quebras de veículos nas rotas de desvio.

 

O Centro de Operações Rio (COR) vai monitorar todos os eventos com câmeras para, junto com o monitoramento de campo, permitir que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito. Além disso, planos semafóricos especiais foram programados para garantir a fluidez nas rotas alternativas em função dos bloqueios de vias para os desfiles dos blocos. Também serão utilizados 26 painéis de mensagens variáveis com informações sobre as condições de trânsito e desvios necessários.

 

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) vai atuar com reboques para reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

 

 

DINÂMICA DA OPERAÇÃO:

 

As interdições de trânsito serão efetuadas inicialmente na área de concentração dos blocos,m sendo ampliadas gradativamente conforme o deslocamento dos foliões. A liberação se dará após a dispersão do público, condicionada ao término da limpeza das vias pela Comlurb.

 

Serão mais de 300 desfiles de blocos de rua durante os quatro dias de carnaval e, considerando a grande quantidade de público registrada em desfiles anteriores, pode-se descarar os seguintes:

 

 

SÁBADO (10/02)

 


CORDÃO DA BOLA PRETA

 

Pela manhã, ocorrerá o desfile do Cordão da Bola Preta no Centro. A concentração está marcada para às 7h de sábado na Rua Primeiro de Março, entre Rua Buenos Aires e Rua do Rosário. O desfile começará às 9h seguindo pela própria Rua Primeiro de Março, seguindo até a Av. Presidente Antônio Carlos, esquina com a Rua Araújo Porto Alegre, onde se encerra. O término do bloco está previsto para às 14h.

 

A Avenida Primeiro de Março será bloqueada em toda sua extensão, bem como a Avenida Presidente Antônio Carlos, no trecho compreendido entre a Avenida Almirante Barroso e a Avenida Presidente Wilson. O acesso ao Terminal Menezes Cortes estará bloqueado no mesmo período. 

 

Os veículos provenientes da Zona Sul deverão utilizar preferencialmente o Túnel Marcello Alencar ou a Lapa.

 

 

No momento da dispersão, a Avenida Presidente Antônio Carlos será completamente bloqueada ao tráfego. 

 

 

BLOCO DA FAVORITA

 

Pela manhã, o Bloco da Favorita ocorrerá na Avenida Atlântica. A concentração inicia às 8h na Avenida Atlântica altura da Rua Julio de Castilho, a partir das 9h o bloco segue em desfile até a altura da Rua Figueiredo de Magalhães. O término do bloco está previsto para às 12h.

 

Para a realização do evento, a Avenida Atlântica será bloqueada, ambas as pistas, entre a Rua Joaquim Nabuco e a Rua Siqueira Campos a partir das 7h.

 

O estacionamento na Avenida Nossa Senhora de Copacabana estará proibido para melhor acomodação do tráfego seguindo em direção ao Leme, já que as pistas da Av. Atlântica estarão ocupadas pelo desfile.

 

 

BANDA DE IPANEMA

 

Na parte da tarde, entre os blocos de maior público, destaque para o desfile da tradicional Banda de Ipanema. A concentração será às 15h e o desfile será das 17h30 às 21h, em Ipanema.

 

A concentração ocorre na Rua Jangadeiros, esquina com R. Gomes Carneiro e o desfile segue pela R Gomes Carneiro, Av. Vieira Souto (ambas as pistas), Rua Joana Angélica, Rua Visconde de Pirajá e Praça Gal. Osório (encerramento).

 

Para a concentração, será interditada a Rua Gomes Carneiro, no trecho entre a Rua Tereza Aragão e a Avenida Vieira Souto, a partir das 15h. Às 16h será interditada a pista da Avenida Vieira Souto junto às edificações, com o desvio do tráfego da seguinte forma:

 

- Os motoristas que estiverem circulando pela pista da praia, em direção a Copacabana deverão seguir pela Avenida Epitácio Pessoa, podendo acessar a Rua Visconde de Pirajá ou seguir até a Lagoa (Av. Epitácio Pessoa);

 

- Os motoristas que estiverem circulando pela pista junto às edificações em direção ao Leblon, deverão seguir pela Rua Prudente de Morais, sendo que os veículos provenientes da Rua Joaquim Nabuco deverão passar a utilizar a Avenida Rainha Elizabeth da Bélgica. Além disso, a Av Rainha Elizabeth terá o trecho entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Tereza Aragão invertido, para que os motoristas possam acessar a Rua Prudente de Morais.

 

Quando o desfile ultrapassar a interseção da Av. Vieira Souto com a Rua Teixeira de Melo, o desvio do tráfego para a Rua Prudente de Morais será realizado pela Rua Teixeira de Melo.

 

 

Na passagem da Banda pela Rua Joana Angélica, há a necessidade de interrupção do tráfego da Rua Prudente de Morais, com desvio pela Rua Vinícius de Morais.

 

Quando o desfile alcançar a Rua Visconde de Pirajá o fluxo proveniente do Leblon deverá seguir pela Av. Epitácio Pessoa até a Lagoa. Deverá ainda ser efetuado um bloqueio viário no cruzamento da Rua Visconde de Pirajá com a Rua Maria Quitéria, impedindo que os veículos acessem a Rua Visconde de Pirajá, que estará ocupada pelos foliões.

 

 

Quando o cruzamento da Rua Visconde de Pirajá com a Rua Joana Angélica estiver liberado, o tráfego da Rua Visconde de Pirajá deverá ser desviado pela Rua Joana Angélica.

 

Proibição do estacionamento

 

Para que o desfile seja realizado com segurança e com o objetivo de viabilizar os desvios do tráfego, o estacionamento estará proibido nas seguintes vias:

 

- Rua Gomes Carneiro, entre a Rua Visconde de Pirajá e a Avenida Vieira Souto;

 

- Rua Joana Angélica, toda extensão (exceto na baia junto à Praça Nossa Senhora da Paz);

 

- Av. Rainha Elizabeth da Bélgica, entre a Rua Tereza Aragão e Av. Vieira Souto;

 

- Rua Teixeira de Melo, no trecho entre a Av. Vieira Souto e a Rua Prudente de Morais.

 

 

Já estão com estacionamento proibido:

 

- Rua Prudente de Moraes, lado esquerdo do sentido do tráfego.

 

- Rua Tereza Aragão, em ambos os lados.

 

 

DOMINGO (11/02)

 

 

BANGALAFUMENGA

 

No domingo pela manhã, ocorrerá o desfile do Bangalafumenga no Aterro no Flamengo. A concentração está prevista para às 8h, no Aterro próximo ao Monumento aos Pracinhas, onde fica parado até o fim do desfile. O bloco terá inicio às 10h e término às 14h. A área de lazer do Aterro do Flamengo será montada, como todo Domingo, das 7h às 19h.

 

Os veículos devem seguir pela Praia do Flamengo e Avenida Beira Mar. 

 

 

SIMPATIA É QUASE AMOR

 

Na parte da tarde, haverá a concentração do bloco Simpatia é Quase Amor, às 14h, na Rua Teixeira de Melo, no trecho próximo à Praia. O desfile inicia às 16h de domingo na Rua Teixeira de Melo e segue pela Avenida Vieira Souto até a Rua Henrique Dumont. O término está previsto para às 20h.

 

Durante a concentração do bloco, será interditada a Rua Teixeira de Melo, no trecho compreendido entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Visconde de Pirajá.

 

No horário do desfile do bloco, a Avenida Vieira Souto ficará interditada em ambas as pistas. A Rua Gomes Carneiro, no trecho compreendido entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Prudente de Moraes, terá sua mão de direção invertida a partir das 14h, durante a passagem do bloco pela Avenida Vieira Souto.

 

 

Deve-se, sempre que possível, evitar a região durante a passagem do Bloco. 

 

 

SEGUNDA (12/02)

 

SARGENTO PIMENTA

 

Pela manhã, ocorrerá o Bloco Sargento Pimenta, no Aterro no Flamengo. A concentração está prevista para às 8h no Aterro do Flamengo, entre o MAM e a Marina da Glória, onde fica parado até o fim do desfile. O bloco terá inicio às 10h e término às 14h.

 

A Avenida Beira Mar, pista sentido Centro junto ao Aterro, será bloqueada entre a Rua do Russel e a Avenida Rio Branco. Já o Aterro do Flamengo, Avenida Infante Dom Henrique, será bloqueada em ambos os sentidos, no trecho correspondente à Área de Lazer do Aterro do Flamengo das 7h às 19h.

 

Sempre que possível os veículos devem evitar a região, pois apenas uma pista da Avenida Beira Mar estará aberta ao tráfego no sentido Centro.

 

Para atender as necessidades operacionais do bloco, será proibido o estacionamento nas seguintes vias:

 

- Avenida Beira Mar, entre a Praça Luís de Camões e a Avenida Rio Branco;

 

- Avenida Augusto Severo;

 

- Entorno da Praça Paris.

 

 

AFROREGGAE

 

Pela manhã, o desfile do Afroreggae ocorrerá no Centro. A concentração está marcada para às 9h de segunda-feira, na Rua Primeiro de Março esquina com Rua do Rosário. O desfile começará às 10h seguindo pela própria Rua Primeiro de Março, seguindo até a Av. Presidente Antônio Carlos, esquina com a Rua Araújo Porto Alegre, onde se encerra. O término do bloco está previsto para às 15h.

 

A Avenida Primeiro de Março será bloqueada em toda sua extensão, bem como a Avenida Presidente Antônio Carlos, no trecho compreendido entre a Avenida Almirante Barroso e a Avenida Presidente Wilson. O acesso ao Terminal Menezes Cortes estará bloqueado no mesmo período.

 

Os veículos provenientes da Zona Sul deverão utilizar preferencialmente o Túnel Marcello Alencar ou a Lapa.

 

 

No momento da dispersão a Avenida Presidente Antônio Carlos será completamente bloqueada ao tráfego. 

 

 

TERÇA (13/02)

 

ORQUESTRA VOADORA

 

O Bloco Orquestra Voadora terá início no Aterro do Flamengo na altura da Praça Luís de Camões, com concentração às 13h. Às 15h o desfile iniciará seguindo até o MAM com o término previsto para as 19h.

 

Durante o desfile do Bloco, o Aterro do Flamengo será bloqueado entre o Coreto Modernista e o Museu de Arte Moderna. Os veículos deverão seguir pela Praia do Flamengo e Avenida Beira Mar.

 

 

BANDA DE IPANEMA

 

Na parte da tarde, ocorrerá o desfile da Banda de Ipanema. A concentração será às 15h e o desfile será das 17h30 às 21h, em Ipanema.

 

A concentração ocorre na Rua Jangadeiros, esquina com R. Gomes Carneiro e o desfile segue pela R Gomes Carneiro, Av. Vieira Souto (ambas as pistas), Rua Joana Angélica, Rua Visconde de Pirajá e Praça Gal. Osório (encerramento).

 

Para a concentração, será interditada a Rua Gomes Carneiro, no trecho entre a Rua Tereza Aragão e a Avenida Vieira Souto, a partir das 15h.

 

Às 16h será interditada a pista da Avenida Vieira Souto junto às edificações, com o desvio do tráfego da seguinte forma:

 

- Os motoristas que estiverem circulando pela pista da praia, em direção a Copacabana deverão seguir pela Avenida Epitácio Pessoa, podendo acessar a Rua Visconde de Pirajá ou seguir até a Lagoa (Av. Epitácio Pessoa);

 

- Os motoristas que estiverem circulando pela pista junto às edificações em direção ao Leblon, deverão seguir pela Rua Prudente de Morais, sendo que os veículos provenientes da Rua Joaquim Nabuco deverão passar a utilizar a Avenida Rainha Elizabeth da Bélgica. Além disso, a Av Rainha Elizabeth terá o trecho entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Tereza Aragão invertido, para que os motoristas possam acessar a Rua Prudente de Morais.

 

Quando o desfile ultrapassar a interseção da Av. Vieira Souto com a Rua Teixeira de Melo, o desvio do tráfego para a Rua Prudente de Morais será realizado pela Rua Teixeira de Melo.

 

 

Na passagem da Banda pela Rua Joana Angélica, há a necessidade de interrupção do tráfego da Rua Prudente de Morais, com desvio pela Rua Vinícius de Morais.

 

Quando o desfile alcançar a Rua Visconde de Pirajá o fluxo proveniente do Leblon deverá seguir pela Av. Epitácio Pessoa até a Lagoa. Deverá ainda ser efetuado um bloqueio viário no cruzamento da Rua Visconde de Pirajá com a Rua Maria Quitéria, impedindo que os veículos acessem a Rua Visconde de Pirajá, que estará ocupada pelos foliões.

 

 

Quando o cruzamento da Rua Visconde de Pirajá com a Rua Joana Angélica estiver liberado, o tráfego da Rua Visconde de Pirajá deverá ser desviado pela Rua Joana Angélica.

 

 

Proibição do estacionamento

 

Para que o desfile seja realizado com segurança e com o objetivo de viabilizar os desvios do tráfego, o estacionamento estará proibido nas seguintes vias:

 

- Rua Gomes Carneiro, entre a Rua Visconde de Pirajá e a Avenida Vieira Souto;

 

- Rua Joana Angélica, toda extensão (exceto na baia junto à Praça Nossa Senhora da Paz);

 

- Av. Rainha Elizabeth da Bélgica, entre a Rua Tereza Aragão e Av. Vieira Souto;

 

- Rua Teixeira de Melo, no trecho entre a Av. Vieira Souto e a Rua Prudente de Morais.

 

 

Já estão com estacionamento proibido:

 

- Rua Prudente de Moraes, lado esquerdo do sentido do tráfego.

 

- Rua Tereza Aragão, em ambos os lados.

 

 

GIRO DO ARAR

 

No Centro, pela manhã, ocorrerá o Bloco Giro do Arar, com concentração às 9h na Av. Primeiro de Março esquina com Rua do Rosário. O desfile começará às 10h seguindo pela Av. Pres. Antonio Carlos até o Ministério da Fazenda. O término do bloco está previsto para às 15h.

 

A Avenida Primeiro de Março será bloqueada em toda sua extensão, bem como a Avenida Presidente Antônio Carlos. O acesso ao Terminal Menezes Cortes estará bloqueado no mesmo período.

 

Os veículos provenientes da Zona Sul deverão utilizar preferencialmente o Túnel Marcello Alencar ou a Lapa.

 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES:

 

- Será montada área de lazer na orla do Leblon, Ipanema e Copacabana no sábado, domingo, segunda e terça das 7h às 19h;

 

- No Aterro do Flamengo será montada área de lazer domingo, segunda e terça das 7h às 19h. Não será montada área de lazer no Aterro do Flamengo sábado;

· Na Rua Joaquim Nabuco será implantada pista reversível somente no trecho entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a av. Atlântica;

 

 

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:

 

- Sempre que possível, evitar circular de carro. PRIORIZAR O TRANSPORTE PÚBLICO (Metrô, Trens, Barcas, BRT e VLT)

 

- Respeitar os locais com proibição de estacionamento e observar os horários.

 

- Pedestres devem atentar para as travessias. Para sua segurança, deve-se atravessar nas faixas, em locais semaforizados ou com o auxílio dos agentes de trânsito.

 

- Programar-se e chegar com antecedência aos desfiles para evitar sobrecarga nos meios de transporte.




Serviços Serviços