Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Seconserma apresenta ações de combate a alagamentos

03/01/2018 18:55:00


A Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma) apresentou nesta quarta-feira (3), no Centro de Operações Rio (COR), as ações da pasta para prevenção e atuação no combate a alagamentos durante o verão de 2018.
 
A novidade deste ano é a prontidão de 185 homens que serão imediatamente deslocados em situações de emergência, com o objetivo de minimizar os impactos para o cidadão. 
 
"Para auxiliar o efetivo operacional nas ações, serão empregados 63 equipamentos, além do efetivo da Coordenadoria de Operações Especiais (COE). As 23 Gerências de Conservação, os 1.100 colaboradores e os 141 equipamentos que fazem parte dos contratos de manutenção da cidade também permanecem à disposição e operando conforme programação já estabelecida", explica o secretário Jorge Felippe Neto.
 
Em 2017, a Seconserma executou limpeza em mais de mil quilômetros de galerias de águas pluviais – o equivalente à distância entre as cidades do Rio e Salvador. Foram limpos 75.846 caixas-ralo, 49.503 poços de visita, 204 km de ramais de ralos e 65,7 km de valas.
 
Pela Fundação Rio-Águas, foram 65 rios limpos, entre eles Maracanã, Papa Couve, Rainha, Lavras, Pavuninha, Lagoinha das Tachas, Canal das Taxas, Cancela e Macacos. Ao todo, 800 mil metros cúbicos de detritos foram retirados de rios e canais.
 
Os reservatórios da Grande Tijuca estão em operação e juntos conseguem reter até 119 milhões de litros de águas das chuvas. Desde 2013 não são observados alagamentos na Praça da Bandeira: somente o reservatório instalado neste entroncamento entre as zonas Norte, Sul e Centro da cidade tem capacidade para 18 milhões de litros de água – equivalente a sete piscinas olímpicas.
 
Outros três reservatórios foram inaugurados na Praça Niterói em 2016. Os piscinões comportam 58 milhões de litros de água e ajudam a amenizar os transtornos provocados pelas chuvas típicas de verão naquela região. Mais dois foram construídos na Praça Varnhagen, com capacidade para armazenar 43 milhões de litros de água.
 
Mesmo com alguns dados positivos já registrados após a inauguração de algumas intervenções, a região da Tijuca e da Praça da Bandeira só estará completamente livre dos riscos de enchentes e alagamentos quando o sistema de combate a enchentes na Região da Grande Tijuca for totalmente concluído, o que acontecerá até 2019 com a entrega das obras de desvio do túnel do Rio Joana.
 
Em caso de chuvas, é indicado que a população evite se deslocar em vias alagadas e o contato com postes ou equipamentos que possam estar energizados. Moradores de comunidades com áreas de risco devem ficar atentos aos avisos sonoros das sirenes e, em caso de acionamento, devem sair de suas casas até os pontos de apoio. Nestes casos, devem seguir as orientações dos agentes da Defesa Civil.
 
Outra recomendação importante é não jogar lixo nas ruas para não entupir os bueiros. A população pode ser manter informada por meio das redes sociais do COR e pelos demais canais de comunicação da Prefeitura do Rio.



Serviços Serviços