Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Fundação Parques e Jardins contabiliza mais de 30 mil árvores plantadas em 2017

02/01/2018 14:01:00


A Fundação Parques e Jardins (FPJ), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), fez um balanço das ações promovidas no ano de 2017. De acordo com a Fundação, 30.500 árvores foram plantadas e há 182 processos de adoção vigentes, que somam 1.479.668m² de áreas adotadas na cidade. As ações foram coordenadas, respectivamente, pela Diretoria de Arborização (DARB) e pela Diretoria de Planejamento e Projetos (DPL). 
 
"Ainda que tenha sido um ano de recessão econômica, podemos comemorar os resultados. A população está ganhando mais 30.500 árvores plantadas e estamos com quase 1,5 milhão de metros quadrados de áreas adotadas na cidade. São números muito satisfatórios e que evidenciam que a Fundação Parques e Jardins está no caminho certo", destaca Jorge Felippe Neto, secretário de Conservação e Meio Ambiente. 
 
Grandes ações de plantio foram realizadas em 2017, por meio da DARB. Como exemplos, na Zona Oeste, a Barra da Tijuca recebeu 600 árvores ao longo de 7 quilômetros de extensão, que incluíram a Avenida Armando Lombardi (estação Jardim Oceânico da Linha 4 do Metrô), seguindo pelas Avenidas das Américas e Ayrton Senna, altura do Via Parque Shopping. Em Campo Grande, 300 mudas foram plantadas na Estrada da Posse. 
 
Outras seis palmeiras imperiais foram plantadas em Santa Cruz, como parte das comemorações pelo aniversário do bairro. Já o canteiro de chegada da Transolímpica na Avenida Brasil, na altura de Deodoro, recebeu o planto de 31 árvores, de 23 espécies variadas. Na Zona Norte, em parceria com o Botafogo de Futebol e Regatas, o Complexo Esportivo Nilton Santos recebeu 165 árvores, no projeto de arborização que também contemplou ruas próximas do estádio, no bairro de Engenho de Dentro. Na Ilha do Governador, o canteiro central da Estrada do Galeão recebeu 32 mudas. Já na Zona Sul, a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, foi revitalizada com o plantio de 31 mudas, entre árvores e palmeiras, como parte do projeto que também já revitalizou a arborização das estações Antero de Quental e Jardim de Alah, no Leblon, com o plantio de 30 mudas. 
 
Adote uma Área Verde 
 
Sob gestão da Subgerência de Adoção de Áreas Públicas, da Diretoria de Planejamento e Projetos (DPL), o programa Adote uma Área Verde contabilizou 182 adoções vigentes em diversos bairros e regiões da cidade do Rio. Esse número representa 1.479.668m² de área adotada. Em 2017, foram abertos 66 novos processos de adoção. Destes, 34 termos estão concluídos. 
 
Também foi criado o mutirão da adoção para agilizar processos pendentes que aguardavam liberação. Para 2018, está em estudo um modelo ainda menos burocrático de adoção, que facilite o processo. 
 
"Apesar do ano difícil que tivemos, não paramos um só segundo. Erguemos as mangas e trabalhamos incansavelmente. Grandes desafios nos esperam em 2018", ressalta Roberto Rodrigues de Oliveira, presidente da FPJ.

Imagens relacionadas:










Serviços Serviços