Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Em uma semana de Rio+Seguro, 11 suspeitos foram detidos em Copacabana e no Leme

11/12/2017 09:34:00


O Rio+Seguro, programa pioneiro coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), foi implantado há uma semana nos bairros de Copacabana e Leme, Zona Sul do Rio, com o objetivo de reforçar a ordem urbana e a segurança na região. Desde o dia 3 de dezembro, 11 suspeitos foram encaminhados para a delegacia por agentes da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) e da Polícia Militar (PMERJ), que atuam em conjunto 24h por dia no patrulhamento das ruas. O projeto associa planejamento, inteligência, tecnologia e integração entre os órgãos municipais com as forças de Segurança do Estado.
 
Nesse período, entre as ações da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF), houve uma operação exclusiva para fiscalizar pontos de venda de produtos como cola e tíner, com 28 estabelecimentos fiscalizados e 25 locais multados. A Coordenadoria de Gestão dos Espaços Urbanos (Cgeu) fiscalizou 265 ambulantes, dos quais 90 não possuíam autorização para trabalhar, com 31 infrações registradas. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) realizou 369 abordagens a moradores de rua, dentre eles, 21 adultos aceitaram o acolhimento e três menores foram encaminhados ao Conselho Tutelar. Já a Comlurb retirou 41 toneladas de lixo, fez lavagem hidráulica com carros-pipa utilizando 82 mil litros de água de reuso e podou 110 árvores.
 
O programa foi publicado no decreto nº 43979, no dia 27 de novembro, integrando as forças da GM-RIO, CLF, Cgeu, SMASDH, Comlurb, RioLuz, Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), Fundação Parques e Jardins (FPJ) e Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (SubVisa).
 
O projeto-piloto posteriormente será ampliado para outras regiões da cidade e foi elaborado com base nos principais problemas detectados pelos setores de inteligência da Seop e GM-Rio, além de reclamações de moradores nas redes sociais e via ligações telefônicas ao 1746 (56% população em situação de rua e 32% ambulantes ilegais).
 
As equipes de campo têm suporte de dois micro-ônibus como base operacional, dez carros e 33 motocicletas. Informações e imagens captadas por 54 câmeras posicionadas em pontos estratégicos e monitoradas em tempo real pelo Núcleo de Videopatrulhamento da GM-Rio, no Centro de Operações Rio (COR), são enviadas aos smartphones das equipes nas ruas dos dois bairros.



Serviços Serviços