Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Crivella lança cooperativa de costura na Região Portuária

29/09/2017 14:07:00


O prefeito Marcelo Crivella participou, nesta sexta-feira (29/09), do lançamento da Cooperativa Maravilha, que reúne ateliês de costura da Região Portuária em um galpão no bairro de Santo Cristo. São 16 costureiras e costureiros que se associaram para fechar contratos com grandes empresas da cidade. Além de receber encomendas de maior porte, eles poderão participar de licitações. 

 

A VLT Carioca foi a primeira empresa privada da região a apoiar a cooperativa, com um pedido inicial de 510 uniformes para equipes operacionais. A entrega está prevista para o fim de outubro, mas a concessionária que opera o sistema VLT da cidade já adiantou o pagamento, cerca de R$ 20 mil.

 

- Precisamos fazer com que nessas comunidades tenhamos atividade econômica. Acho que o município pode dar o primeiro passo encomendando uniforme escolar, roupa de gari e do pessoal da Guarda Municipal. Nós temos um projeto de lei na Câmara Municipal para tirar impostos dessas pequenas cooperativas, pagar imposto nenhum, torná-las mais lucrativas, com um preço melhor - afirmou Crivella, que aplaudiu a iniciativa da VLT Carioca.

 

A Cooperativa Maravilha é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Rio - por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) -, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop-RJ) e o Centro Brasileiro de Estudos em Design de Vestuário (CBEDV). A Cdurp reformou duas salas do galpão, e as máquinas de costura foram cedidas por duas ONGs: Som+Eu e Providenciando a Favor da Vida.

 

- Hoje é o marco de um projeto que tem tudo para transformar a vida desse grupo empreendedor da Região Portuária. Essa cooperativa é uma iniciativa que vai contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos moradores daqui - afirmou o presidente da Cdurp, Antonio Carlos Barbosa.

 

A prefeitura mobilizou parceiros da área para facilitar a formalização de contratos que vão gerar trabalho e renda para os moradores de toda a Região Portuária. Ao falar em nome da Cooperativa Maravilha, Raquel Spinelli fez um agradecimento especial ao prefeito.

 

- O senhor teve a sensibilidade de pensar nas pessoas que moram na comunidade. Aqui tem gente do Morro da Previdência, Morro do Pinto, da Gamboa, da Saúde. Pessoas que têm potencial para participar da revitalização da Região Portuária. A gente só precisava ter uma oportunidade para mostrar que temos um serviço bom, de qualidade - disse Raquel.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços