14/08/2017 11:01:00
O cadastramento de taxistas na plataforma Taxi.Rio começa ao meio-dia desta segunda-feira (14/08), através do portal Taxi.Rio e não tem data limite. Desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática (IplanRio), o aplicativo da prefeitura contempla todos os taxistas da cidade do Rio de Janeiro, entre permissionários e auxiliares e a aderência ao programa é opcional.
O taxista que adotar a utilização do aplicativo deverá aceitar os termos de uso, concordando com o compromisso de utilizar o aplicativo para fins estritamente legais. Há ainda condições indispensáveis, como possuir um smartphone ou tablet, com sistema Android e acesso à internet por pacote de dados ativo, além de obter cadastro na plataforma.
O cadastramento será realizado através do portal, pelo link de pré-cadastro. Nesse campo, o requerente incluirá os dados solicitados sobre seu registro de taxista, para então criar um login que servirá como credencial de acesso ao portal e ao aplicativo. Por medidas de segurança, o taxista deverá incluir uma foto de si próprio no login, para que seja avaliada pelo Taxi.Rio quanto à sua conformidade.
As informações sobre a aprovação ou reprovação da solicitação serão notificadas via e-mail. Em caso de reprovação, será solicitada uma nova foto. Quando aprovado, o taxista receberá, junto à confirmação, a orientação para que compareça à Coordenação Técnica de Transportes Complementares, da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), para verificação de identidade.
Após comparecer à SMTR e validar os dados necessários, o motorista receberá um e-mail com a confirmação de aptidão, uma cópia do termo de uso e um número confirmando sua inscrição no programa. Os taxistas que utilizam o mesmo veículo deverão se cadastrar no aplicativo individualmente
É importante ressaltar que o cadastro do taxista é pessoal e intransferível, sendo proibida a cessão, ou qualquer tipo de transferência ou empréstimo, em qualquer hipótese, do cadastro do taxista a terceiros. Do contrário, a violação poderá resultar em suspensão ou resilição do contrato.