Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inicia nova fase da campanha de conscientização sobre o uso das vagas de estacionamento

28/07/2017 10:04:00


A Prefeitura do Rio inicia, neste sábado (29/07), uma nova fase da campanha de conscientização sobre o respeito às vagas de estacionamento reservadas às pessoas com deficiência e idosos. O primeiro local a receber a ação será o Parque Shopping Sulacap, na Zona Oeste, das 11h às 15h.

 

A iniciativa da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência contará com o apoio do 69º Grupo de Escoteiros Itatiaia, que ficará nos acessos do estacionamento para orientar os motoristas sobre o uso correto das vagas reservadas. Na ocasião, também haverá distribuição de panfletos educativos nas cancelas do shopping e instruções sobre como conseguir o direito de estacionar nestes locais.

 

- Nosso objetivo é fazer com que os condutores de veículos se conscientizem de que estacionar em vaga reservada vai além do descumprimento da lei, pois também é um desrespeito aos direitos da pessoa com deficiência e colabora para a desordem social. A parceria com os escoteiros remete à compreensão de que nosso futuro social está comprometido com cidadãos com maior consciência - afirmou o subsecretário da Pessoa com Deficiência, Geraldo Nogueira.

 

A vaga reservada é um direito garantido por lei, determinando que o percentual de 2% do total de vagas do estacionamento regulamentado seja destinado às pessoas com deficiência e 5% aos idosos. Para deixar o carro nas vagas reservadas, o condutor deve se credenciar na prefeitura. Caso o motorista estacione na vaga reservada sem a credencial, estará cometendo uma infração gravíssima, com perda de sete pontos na carteira. 

 

Para requerer o credenciamento de uso das vagas basta acessar o site da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).




Serviços Serviços