28/07/2017 09:15:00
A Prefeitura do Rio retoma o programa Favela-Bairro com investimento de R$ 300 milhões até 2019. Reconhecido como um dos mais conceituados programas sociais de urbanização em áreas carentes, desta vez, o Favela-Bairro vai beneficiar 16 comunidades, o que significa favorecer cerca de 40 mil famílias. Além disso, a retomada das obras gera, aproximadamente, três mil empregos diretos e indiretos.
Uma das comunidades contempladas pelo programa da Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação é a Vila São Jorge, em Colégio. Lá, 21.196 moradores serão beneficiados com pavimentação, rede de água, esgoto, drenagem, sistema viário, iluminação pública, paisagismo e áreas de lazer e praças. No local, só neste ano, o investimento é de R$ 5.009.994,64 milhões.
O objetivo é integrar a favela à cidade com a implantação de infraestrutura urbana, serviços, equipamentos públicos e políticas sociais. As áreas urbanizadas posteriormente estarão aptas a receber títulos de propriedade, ou seja, legalizar os imóveis. Além de tirar as pessoas da situação de ilegalidade, a iniciativa gera segurança para as famílias.