Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Orquestra nas Escolas já deu seus primeiros acordes para formar 80 mil instrumentistas até 2020

17/07/2017 16:31:00  » Autor: Fotos: Erbs Jr.


Composto por 150 alunos do Ginásio Carioca Professor Carneiro Felipe e da Escola Municipal Barão de Itararé, em Marechal Hermes, o Orquestra nas Escolas realizou, na última sexta-feira (14/07), sua segunda apresentação. Desde o final de maio, o programa da Secretaria Municipal de Educação (SME) já deu seus primeiros acordes, em ações pontuais, para atrair o interesse dos estudantes. As aulas do projeto terão início progressivamente no segundo semestre deste ano letivo.

 

 

Acompanhados pelos jovens do Projeto Som+Eu - idealizador do programa municipal -, os alunos emocionaram a plateia composta pelo prefeito Marcelo Crivella, a primeira-dama Sylvia Jane Crivella, o secretário municipal de Educação, Cesar Benjamin, representantes da SME, escolares e seus responsáveis. Os estudantes do 6º Ano da Escola Municipal Barão de Itararé formaram o coro enquanto os do Ginásio Carioca Professor Carneiro Felipe participaram da orquestra com violões. Crianças e adolescentes da classe especial da unidade abrilhantaram a apresentação com uma animada dança.

 

 

Para o prefeito, levar música para as escolas vai despertar talentos desconhecidos:

 

 

- O dia de hoje foi encantador e tenho certeza que teremos muitos outros assim. Com a incorporação de outras escolas no programa, apresentações como essas vão se multiplicar na nossa rede.

 

 

O Programa Orquestra nas Escolas tem por objetivo formar 80 mil instrumentistas na rede até 2020 e criar uma Orquestra Sinfônica integrada pelos estudantes.

 

 

- O programa está só começando e a cada apresentação vamos descobrindo professores talentosos, heróis anônimos que fazem a diferença nas escolas. Quero que todos se incorporem a nossa Orquestra para formamos um grande e belo time - destacou o secretário de Educação, Cesar Benjamin.

 

 

Para a musicista Moana Martins, uma das criadoras do Som+Eu e coordenadora do Programa Orquestra nas Escolas, é fundamental estimular o protagonismo juvenil de cada aluno:

 

 

- Através do poder da arte e da música faremos muito mais. Vamos formar crianças tocantes, com o incentivo e acreditando no talento delas. 

 

 

 

Ao final do evento, todos levaram uma mensagem de paz cantando juntos "Depende de Nós", de Ivan Lins. A ex-aluna do Ginásio Carioca, participante do programa The Voice Brasil, Kássia Marvila, também arrancou aplausos da plateia.




Serviços Serviços