Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Comlurb coleta 177 toneladas de resíduos em comunidades no fim de semana

26/06/2017 10:44:00


A Comlurb realizou, neste sábado (24/06), mais uma etapa do programa "Comlurb Comunidades-Limpando Geral". Ao todo, 300 trabalhadores, entre garis, agentes de limpeza, motoristas, operadores de máquinas e gerentes, recolheram 177 toneladas de resíduos sólidos nas comunidades da Vila Eugênia e Muquiço, em Guadalupe, Andaraí (bairro homônimo), todos na Zona Norte, e Vila Vintém, em Padre Miguel, na Zona Oeste. Nesses locais, foram roçados 40.700 metros quadrados de mato. A ação teve o apoio de 40 veículos (pás mecânicas, caminhões basculantes, compactadores e poli guindastes e microônibus) e 40 ceifadeiras.

 

- A Comlurb sempre esteve presente nas comunidades cariocas. No entanto, ações integradas são necessárias para melhor atender as expectativas das pessoas - disse o presidente da Comlurb, Gustavo Puppi, sobre a iniciativa proposta pelo prefeito Marcelo Crivella.

 

Nas etapas anteriores, quando foram recolhidas 840 toneladas de resíduos sólidos ao todo, o programa beneficiou as seguintes comunidades: Morro da Mineira, Favela Boogie Woogie, Morro do Banco, Complexo do Cesarão, Santa Marta, Aço, Gardênia Azul, Rio D’Ouro, Dr. Miguel Dibo, Morro dos Prazeres, Vila Aliança, São José Operário, Kelson´s e Marcílio Dias. Todas foram selecionadas pelo corpo técnico da Companhia que, por meio de vistorias de rotina, identificou necessidades extraordinárias.

 

Entre os serviços realizados pelo programa estão limpeza de encostas por rapel, capina, roçada, varrição, limpeza de canaletas, ralos e taludes, e remoção de entulho.

 

Neste sábado, assim como nas três primeiras edições do "Comlurb Comunidades", depois de concluídos os serviços foi iniciada a fase de conscientização, com apresentações musicais com o Grupo Chegando de Surpresa, formado por garis, e do gari Renato Sorriso. A ação tem como objetivo chamar a atenção da população para os bons hábitos e práticas, e a necessidade de manutenção do grau de limpeza obtido.

 

Também foram distribuídos panfletos informativos que explicam a forma correta de descartar os resíduos sólidos, onde armazená-lo, e o horário de passagem do caminhão que faz a coleta, entre outras informações.




Serviços Serviços