Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Seop terá acesso às imagens das câmeras da Associação Comercial na Lapa

17/02/2017 09:07:00


A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) terá acesso a 12 câmeras do Projeto Sociedade Mais Segura instaladas na Lapa, no Centro. Ainda dependendo de ajustes técnicos, as imagens serão recepcionadas pelo Centro de Operações Rio (COR) e pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio). As câmeras são móveis e de grande alcance, instaladas em postes padronizados em meio ao público. A parceria foi firmada, nesta quinta-feira (16/02), em reunião entre representantes da Seop e do Conselho Empresarial de Segurança Pública, Ética e Cidadania da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), que pretende ampliar para 65 o número de câmeras só no Centro.

 


- Queremos estreitar o contato com a Seop e a Guarda para manifestar o nosso interesse em participar do processo de reformulação da segurança pública da cidade. O Conselho de Segurança existe há mais de 30 anos, e nesse contexto de crise procuramos trazer o foco para questões mais urgentes. Queremos contribuir com a sociedade civil, e para tanto realizamos reuniões mensais com diversos órgãos de segurança pública, área alinhada com a questão do turismo e, consequentemente, à economia da cidade - afirmou o presidente do Conselho da ACRJ, Luciano Porto, adiantando a intenção de criar um comitê para acompanhamento emergencial em função da sensação mais recente de insegurança.

 

No encontro, que também contou com a presença do presidente da ACRJ, Paulo Protásio, o secretário de Ordem Pública do Rio, Paulo Amendola, explicou as recentes ações da Seop voltadas à prevenção primária da criminalidade, como o Plano Estratégico de Segurança Pública da Prefeitura do Rio. Com previsão de ser apresentado ao prefeito Marcelo Crivella em meados de março, o projeto prevê a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) para ajudar em ações que visem à redução dos índices de criminalidade na cidade.

 

- Um dos exemplos desta cooperação do município será nos casos de
perturbação do sossego, uma das principais ocorrências atendidas pela
PM e que poderiam ser tratadas no âmbito municipal, com a delegação de
poder de polícia à GM-Rio - antecipou Amendola, que iniciou a interação com a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma) para estabelecer os protocolos de atribuição da tarefa à GM.




Serviços Serviços