Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

Prefeito empossa presidente da RioFilme no Palácio da Cidade

01/02/2017 12:35:00  » Autor: Flávia David / Fotos: Edvaldo Reis


O prefeito Marcelo Crivella deu posse, na manhã desta quarta-feira (01/02), ao novo presidente da RioFilme, Marco Aurélio Marcondes, veterano na distribuição e produção audiovisual. Em solenidade realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, o novo titular da pasta defendeu uma gestão plural, alicerçada pelo apoio de representantes do setor e um trabalho conjunto.

 

- A RioFilme não pode ter uma atuação apagada e tenho certeza de que a liderança de Marco Aurélio vai mudar isso. Neste momento de crise, precisamos contar com o talento e a criatividade para trazer alento e mágica para a vida das pessoas. Isso se dá através da arte, do cinema. Sem falar na imensa cadeia produtiva que há por trás disso. Vamos priorizar recursos para que sejam bem aplicados - disse o prefeito.

 

Fundada em 1992 e vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, a RioFilme atua nas áreas de distribuição, apoio à expansão do mercado exibidor, estímulo à formação de público e fomento à produção audiovisual, tendo desempenhado papel fundamental na revitalização do cinema brasileiro com o lançamento de centenas de filmes nacionais no mercado. A empresa também apoia eventos, como festivais, mostras e feiras ligadas ao mercado audiovisual.

 

Para sua gestão, Marco Aurélio Marcondes afirmou não ter pressa. Para ele, é fundamental ter calma para que o trabalho seja desempenhado da melhor maneira possível:

 

- Iremos, lenta e gradualmente, fazer com que a RioFilme assuma o papel que o prefeito quer. Vamos seguir em linha reta na direção de uma gestão democrática, diversa e inclusiva na qual precisarei muito da ajuda de todos os representantes do setor. Vamos pensar e construir juntos. Mas o que posso adiantar é que a empresa não dará um passo sequer fora do eixo da minha secretaria. 

 

Para a secretária municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, o entusiasmo e a experiência de Marco Aurélio serão fundamentais para que a RioFilme retome o seu espaço no mercado audiovisual:

 

- Com todo o seu histórico, ele nos ajudará muito nessa retomada. Marcondes está chegando com força, entusiasmo e vontade de fazer.

 

A solenidade de posse do novo presidente da RioFilme foi acompanhada por secretários municipais e representantes do setor audiovisual. Para o produtor e diretor de cinema Luiz Carlos Barreto, Marco Aurélio devolverá à RioFilme seu papel distribuidor, amplamente exercido à época de sua criação:

 

- Nesse momento de dificuldades financeiras, a empresa precisa ter uma atividade que lhe dê receita. E essa atividade é a distribuição, o lugar mais certo onde se pode ganhar dinheiro. Acredito que estamos diante da restauração da RioFilme como distribuidora. O Brasil está sem distribuidoras de filmes nacionais e esperamos que a empresa recupere seu espaço.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços