Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

C40: Paes apresenta fundo financeiro de apoio a ações contra aquecimento global e mudança climática

02/12/2016 16:26:00  » Autor: Fotos: J.P. Engelbrecht


O prefeito Eduardo Paes apresentou, durante a quarta edição da Cúpula de Prefeitos do C40, o fundo financeiro que apoia ações das cidades globais no enfrentamento das mudanças climáticas e na busca pela redução da emissão de gases do efeito estufa. A sessão tratou dos desafios e oportunidades das cidades no financiamento de projetos alinhados com as premissas do C40.

 

Eduardo Paes fez uma apresentação para uma plateia de autoridades e líderes climáticos, entre eles o prefeito da Cidade do México, Miguel Mancera. Paes falou sobre o Fundo Financeiro do C40, lançado há um ano, na COP21, em Paris. A iniciativa é apoiada pelos governos alemão e americano e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e já está operando em Bogotá e na Cidade do México.

 

Durante a sessão, Paes destacou os avanços do C40 com a criação do fundo:

 

- Fiz do acesso ao financiamento para as cidades uma prioridade. Esperamos que mais parceiros se juntem para fazer do C40 Cities Finance Facility um intermediário de confiança entre as cidades e o setor financeiro - disse o prefeito.

 

O papel do C40 na atração de novos investidores foi destacado por Paes:

 

- Prefeitos em todo o mundo estão tentando encontrar uma maneira de alcançar financiamento para estas ações, mas eles ainda enfrentam uma série de barreiras que os impedem de implementá-las. A questão não é a falta de dinheiro, mas a dificuldade de acesso a ele.  As cidades do sul global, por exemplo, muitas vezes não têm o conhecimento, a experiência e a capacidade de acessar os mecanismos de financiamento. Os próximos dois, três anos serão cruciais para fazer essa mudança fundamental.

 

 

No encerramento do segundo dia da Conferência Bianual de Prefeitos do C40 (01/12), o prefeito Eduardo Paes participou da quarta edição do C40 Awards - prêmio entregue a dez cidades globais em reconhecimento à liderança no combate às alterações climáticas em setores estratégicos. Os vencedores deste ano nas dez categorias de premiação foram: Addis Ababa (Transporte),  Copenhage (Ações de Adaptação), Curitiba (Comunidades Sustentáveis), Kolkata (Tratamento de lixo), Sydney e Melbourne (Eficiência de Energia em Construções), Paris (Planos e estratégias de adaptação), Portland (Inventário de Ações Climáticas), Seul (Igualdade Social e Mudanças Climáticas), Shenzhen (Desenvolvimento Econômico e Financeiro) e Yokohama (Energia Limpa). 

 

 

Sobre o Grupo C40 de Grandes Cidades pela Liderança Climática (C40)

 

Em 11 anos de existência, o C40 conecta agora 90 das maiores cidades do mundo, representando mais de 600 milhões de pessoas e um quarto da economia global. Criado e liderado por cidades, o C40 foca na luta contra as alterações climáticas e em ações urbanas que reduzem as emissões de gases do efeito estufa e riscos climáticos, aumentando simultaneamente as oportunidades de saúde, bem-estar e econômicas dos cidadãos. O prefeito Eduardo Paes foi presidente do grupo de 2013 a 2016 e nesta edição da Cúpula de Prefeitos C40 passou o cargo a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.  O ex-prefeito de Nova York, Michael R. Bloomberg, é o presidente do conselho. O trabalho do C40 é possível graças a três financiadores estratégicos: Bloomberg Philanthropies, Children's Investment Fund Foundation (CIFF) e Realdania.

 

 

Para saber mais sobre o trabalho da C40 e nossas cidades, visite o site, Twitter @c40cities, Instagram @c40cities , ou Facebook.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços