Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Aplicativos de transporte público oficiais dos Jogos Rio 2016 oferecem serviços aos passageiros

10/10/2016 10:23:00  » Autor: Foto: Ricardo Cassiano


Os aplicativos de transporte público oficiais dos Jogos Rio 2016, Moovit e Trafi, continuam a oferecer os serviços de todos os modais disponíveis na cidade de forma gratuita aos passageiros. Os apps foram homologados pela Prefeitura do Rio, em maio e julho deste ano, respectivamente.

 

Os aplicativos apontam as melhores rotas e modais usando as informações fornecidas pela prefeitura no banco de dados Data Rio. A parceria contempla todos os meios de transporte público do município: ônibus, BRT, VLT, trens, metrô, vans, barcas e teleféricos.

 

O secretário executivo de Coordenação de Governo, Rafael Picciani, destaca que os aplicativos, que foram essenciais durante os Jogos, também são fundamentais para os usuários habituais do transporte público:

 

- A cidade do Rio avança no uso da tecnologia e, através do convênio com Moovit e Trafi, permite que toda população tenha acesso a um planejador de viagens multimodal com informações em tempo real. Isso possibilita que o cidadão planeje melhor a sua viagem e tenha mais segurança e regularidade em seus deslocamentos. Essa foi uma grande conquista para o período dos Jogos e é um grande legado para população carioca.

 

Por meio do app, o usuário tem informações sobre trajetos de linhas de ônibus e serviços dos demais modais. O passageiro ainda pode planejar viagens utilizando diferentes tipos de transporte e tendo conhecimento prévio sobre a disponibilidade dos serviços.

 

O banco de dados Data Rio foi elaborado pelo Comitê de Mobilidade, formado pela Secretaria Municipal de Transportes, Governo Estadual, Centro de Operações Rio e IplanRio. Ele reúne informações em tempo real sobre os transportes da cidade, como itinerários, localização de pontos e estações e tempo de intervalos.

 

Os apps foram escolhidos por atender aos requisitos exigidos pela Prefeitura do Rio para a parceria, como ter recursos de acessibilidade que permitem sua utilização por pessoas com deficiência visual – opção disponível para celulares equipados com os sistemas iOS e Android. Integrado às funcionalidades VoiceOver e TalkBack (para iOS e Android, respectivamente), essas funcionalidades permitem que o usuário pressione seu dedo na tela do celular e ouça qual botão ou ícone está sendo 'visualizado', facilitando a navegação e permitindo que deficientes visuais planejem suas viagens e rotas com mais facilidade.

 

Para garantir que as informações estejam disponíveis ao maior número de pessoas, os apps estão disponíveis em diversos idiomas, incluindo português, inglês, espanhol e francês.

 

O aplicativo Moovit está disponível também em versão web no site oficial da prefeitura para o turista, o visit.rio, que indica as melhores opções de lazer, gastronomia e locomoção pela cidade. Pelo app, os usuários poderão ainda compartilhar rotas e trajetos com seus contatos via e-mail e redes sociais.
 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços