Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Casas temáticas de países permanecem abertas durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016

26/08/2016 16:39:00  » Autor: Fonte: RMC / Fotos: Alex Neder, Fábio Gonçalves e J.M.Coelho


A oportunidade de viajar pelo mundo sem sair do Rio de Janeiro permanece disponível a cariocas e turistas. Sucesso de público durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, oito casas temáticas de países vão continuar abertas ao público durante a Paralimpíada, exibindo a cultura e o costume das nações.  A programação prevê atividades para crianças, exposições, música, gastronomia e outras atrações.  As casas do Brasil, da Alemanha, da Colômbia, do Japão, do Pyeong Chang e da Suíça têm entrada gratuita. A Casa do México cobra entrada para ver as exposições inéditas.

 


A Prefeitura do Rio, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM), foi a responsável pela interface entre os interessados em estabelecer Casas Temáticas em espaços públicos durante os Jogos Rio 2016 e órgãos governamentais, incluindo o mapeamento das casas na cidade; a assessoria no processo de licenciamento municipal; e a interlocução com as casas e órgão responsáveis pelas operações da cidade durante o evento esportivo.

 

Para cessão das áreas cedidas para a instalação das casas temáticas em espaços públicos, já que não há cobrança de aluguel, os países ofereceram contrapartidas para a cidade. Como uma forma de legado, a Suíça deixará um campo de beisebol na Lagoa; enquanto o Estúdio do Arpoador promoveu melhorias na Colônia de Pescadores da Lagoa. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) também vai recuperar a Escola Municipal Cícero Pena, que ocupou em Copacabana. A Casa do Japão (Jogos Tóquio 2020) irá financiar um ano de programação cultural da Cidade das Artes. E a Dinamarca doou kits educativos da LEGO para todos os Espaços de Desenvolvimento Infantil da cidade, além de uma maquete gigante da com pontos icônicos e olímpicos para a cidade.

 

O Brasil, nação sul-americana com a melhor campanha nas Olimpíadas (19 medalhas no total), mantém aberta a porta da sua casa, que ocupa os armazéns 1 e 2 do Píer Mauá, onde funciona o Boulevard Olímpico. O espaço destinado à cultura, ao turismo e ao esporte brasileiros, também promove conferências, encontros e seminários.  O visitante tem a opção de degustar o café brasileiro e conferir uma experiência interativa como se estivesse nas Cataratas do Iguaçu, no sul do país. A Casa Brasil funcionará até 6 de setembro entre 14h e 20h; e de 7 a 18 de setembro, entre 10h e 20h.

 

País que conquistou 42 medalhas (17 de ouro) nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Alemanha mantém um grande espaço na Praia do Leblon, na Zona Sul. O pavilhão OliAle oferece, gratuitamente, atividades lúdicas para crianças, programação cultural, esportiva e gastronômica, além de debates sobre sustentabilidade e oficinas de cerveja. Um telão montado na areia da praia, ao lado do canal do Jardim do Alah, transmite as competições disputadas pelos atletas alemães. Quem aprecia o currywurst (típico salsichão alemão), a Casa da Alemanha é uma boa pedida de quinta a domingo, das 14h30 às 21h30.

 

Segundo melhor desempenho da América do Sul nas Olimpíadas com oito medalhas (três de outro), os colombianos exibem com orgulho o café Juan Valdez na Praça Marechal Âncora 95, na Praça XV. A degustação do produto é o carro-chefe da Casa da Colômbia, que apresenta espetáculos de música e dança típicas, e exibe frutas exóticas como lulo, feijoa e borojó. De 5 a 18 de setembro, entre 10h e 20h, é possível conhecer um pouco mais do país vizinho, que ganhou ouro no salto a distância, categoria feminino, com a atleta Ibarguen.

 

Superados apenas pelos Estados Unidos no quadro de medalhas, os ingleses reabrem a Casa da Grã-Bretanha a partir de 7 de setembro até o dia 18, das 9h às 22h, com programação voltada para o esporte, cultura e educação, além da promoção de negócios.  Como a entrada é limitada, para visitar é preciso fazer o cadastro neste site e receber um convite.  Os britânicos estão alojados no Shopping Metropolitano, na Avenida Embaixador Abelardo Bueno 1.300, na Barra da Tijuca.

 

Os japoneses, interessados em divulgar os pontos turísticos de Tóquio, sede das Olimpíadas 2020, também esticaram a permanência no Rio. De 7 a 18 de setembro, das 12h às 20h, o visitante tem a oportunidade de conhecer a famosa hospitalidade japonesa (omotenashi). Ao longo da visita na Cidade das Artes (Avenida das Américas 5.300, Barra da Tijuca), vídeos promovem a capital japonesa. No Paço Imperial, até o dia 7 de setembro, a iniciativa Tokyo Caravan reúne projetos desenvolvidos por japoneses, como o artista Katsuhiko Hibino e o dramaturgo Hideki Noda.  O primeiro organizou uma mostra com trabalhos feitos durante sua atuação em instituições de assistência social no Brasil. O segundo traz o resultado de um  workshop cultural com artistas japoneses e brasileiros. Uma terceira exposição mostra os encantos turísticos da capital japonesa.

 

 

A menos de dois quilômetros da engenhosidade japonesa, o visitante pode conferir as atrações da Casa do México, no Museu Histórico Nacional, na Praça Marechal Âncora, no Castelo, das 10h às 17h30, de terça a sexta; e das 14h às 18h, aos sábados e domingos. O país trouxe três exposições. A inédita ‘Magia dos Sorrisos' tem 125 peças arqueológicas que têm em comum a feição de sorriso. Algumas têm cerca de 1.500 anos e todas são classificadas segundo o tipo de sorriso: felicidade, sarcasmo, ironia etc.

 

Na mostra ‘Frida e Eu', são as crianças que mergulham no universo da pintora mexicana, cuja biografia originou atrações lúdicas e coloridas. A cama com um espelho suspenso que Frida usava para pintar seus autorretratos, por exemplo, ganhou miniaturas em que as crianças podem deitar e desenhar. A casa ainda apresenta a mostra ‘América Latina, Jogos Olímpicos: México 68 – Rio 2016', que coloca lado a lado a logomarca da Olimpíada da Cidade do México e a do Rio, além das duas tochas, das mascotes e dos ingressos. O ingresso custa R$ 8,00 para as três exposições.

 

Sede dos Jogos de Inverno 2018, o condado sul-coreano traz um pouco desta experiência às areias cariocas. O visitante pode experimentar esportes de neve por meio de óculos de realidade virtual e um palco de frente para a praia oferece degustação de comida coreana e performances de k-pop, taekwondo, música clássica e break-dancing. A Casa Pyeong Chang aguarda turistas e cariocas na Praia do Leme de 7 a 18 de setembro, perto dos quiosques 3 e 4.

 

A Casa da Suíça, localizada no campo de beisebol da Lagoa Rodrigo de Freitas, apresenta opões de gastronomia, pistas de patinação no gelo e de corrida, com direito a fotos e cronometragem oficial. Após os Jogos, a área ocupada pelo Baixo Suíça, de 4.100 metros quadrados, será transformada em um campo oficial de beisebol, o primeiro do esporte da cidade. Mais um legado olímpico para a cidade do Rio de Janeiro. Os suíços estão abertos à visitação das 11h às 23h até 18 de setembro. Nos dias 7 e 8, a casa recebe uma amostra do Cybathlon, evento que será realizado em outubro na Suíça, com atletas que usam próteses eletrônicas. Confira a programação completa no site.

 

As casas tornaram-se uma tradição dos últimos Jogos Olímpicos e, em Pequim 2008 e Londres 2012, foram alguns dos lugares mais populares.




Serviços Serviços