Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inaugura Escolas do Amanhã na Pavuna e em Acari

20/05/2016 14:33:00  » Autor: Anna Beatriz Cunha/Fotos: Ricardo Cassiano


A Prefeitura do Rio inaugurou, na manhã desta sexta-feira (20/05), mais duas Escolas do Amanhã na Zona Norte da cidade, que beneficiarão 450 crianças na Educação Infantil, em tempo integral. As novas unidades são os Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) Professora Mariza Alvez Pimenta, na Pavuna, e Professora Kristina Romolo Kiffer, em Acari.

 

O secretário executivo de coordenação de Governo, Pedro Paulo, destacou as mudanças realizadas pela prefeitura na educação da cidade:

 


- Antigamente, o espaço da escola era todo misturado. Hoje, separamos em EDI, Primário e Ginásio. Até dezembro de 2008, não existia professora de Educação Infantil. Hoje, você entra no berçário I, por exemplo, e tem uma professora de Educação Infantil e quatro ajudantes para cuidar das crianças. Estamos mudando a educação do Rio de Janeiro.

 


Os novos EDIs contam com um professor de Educação Infantil em cada sala de atividades e são equipados com berçários, sala multiuso, biblioteca, banheiro para portadores de necessidades especiais, lavanderia, lactário e solário. Eles integram, em um mesmo ambiente, a creche e a pré-escola. Nesses espaços, as crianças são estimuladas a desenvolver o aprendizado, a partir da convivência com os livros e materiais apropriados para cada faixa etária.

 


- Estamos muito orgulhosos em entregar esses espaços para os alunos e seus pais. Conversei muito com os responsáveis e eles estão bastante satisfeitos em saber que seus filhos estão bem entregues e cuidados nesses EDIs. Aqui, as crianças têm um trabalho pedagógico de qualidade – disse a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.

 


Desde 2009, a Secretaria Municipal de Educação inaugurou, na 6ª Coordenadoria Regional de Educação, que abrange os bairros de Acari, Pavuna e adjacências, 13 Espaços de Desenvolvimento Infantil e cinco escolas, contando com as inaugurações desta sexta-feira. Até o fim de 2016, a expectativa é que a região receba mais cinco novos Espaços de Desenvolvimento Infantil.

 


Moradora há 17 anos da comunidade do Chapadão, na Pavuna, a dona de casa Carolina Nascimento, 23 anos, está encantada com o EDI onde a filha Tifany, de 4 anos, está estudando:

 


- Só vivendo e vendo essa creche para acreditar que existe mesmo aqui dentro da minha comunidade. É a primeira vez do meu filho em uma escola e ele já está super adaptado porque a equipe é muito boa. Agora, enquanto ele fica aqui, eu aproveito o tempo para cuidar da minha bebê, das coisas de casa e de mim também.

 


Até o fim de 2016, terão sido construídas mais de 300 unidades de ensino pela Prefeitura do Rio. Somente este ano, serão entregues 119 unidades escolares. Todo esse investimento vai garantir 35% dos alunos da rede estudando em tempo integral, em turno de sete horas.

 


Outra mãe que não poupou elogios ao EDI foi a dona de casa Isabel Aureliano, de 20 anos. Moradora da comunidade Chico Mendes, na Pavuna, ela disse já ter reparado um melhor desenvolvimento do filho Victor, de 4 anos, com a entrada dele no EDI:

 


- Reparei que meu filho está mais esperto e desenvolvido. Ele sempre vem feliz para a escola. Na hora de ir embora ele sempre quer ficar mais um tempinho brincando no parquinho. Isso me deixa segura e tranquila para procurar um emprego.
 




Serviços Serviços