17/06/2013 15:20:00
A Prefeitura do Rio promoveu, na manhã desta quinta-feira (19/05), a retirada dos 31 cavalos de Paquetá, usados para o serviço de transportes com charretes. O fim da tração animal atende a uma recomendação do Ministério Público, que apontava sinal de maus-tratos, mau estado de conservação das cocheiras, e a contaminação ambiental devido à urina e às fezes dos cavalos.
- Pensando em dar suporte a esses trabalhadores, a Prefeitura do Rio está doando 17 carros elétricos à Charretur. Com os veículos, que são ecologicamente corretos, damos uma nova oportunidade de trabalho a essas pessoas que tanto se dedicam à ilha - explicou o secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, acrescentando que a cocheira será transformada em estacionamento.
A Promotoria de Defesa dos Direitos dos Animais do Ministério Público, o Núcleo de Proteção dos Animais da Polícia Civil e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) acompanharam a ação. Os animais foram transportas em três caminhões, cedidos pela Polícia Rodoviária Federal e pela Polícia Militar do Estado do Rio, para fazer a travessia em uma balsa da Ilha de Paquetá para a Ilha do Governador.
De lá, os animais seguiram para o Centro de Proteção Animal Fazenda Modelo, em Guaratiba, onde passarão por exames veterinários, além de receberem tratamentos e cuidados específicos (colocação de ferradura, banho, corte de crina, entre outros) e microchips de identificação. Os animais que já foram adotados serão encaminhados aos locais de destino.
Em agosto de 2015, através de uma resolução da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda), ficou estabelecido que os cavalos poderão ser adotados por qualquer pessoa física ou jurídica, que assinar termo se comprometendo a não utilizá-los, em hipótese alguma, para fins comerciais e/ou de tração.
Em abril deste ano, após reuniões com charreteiros e o secretário de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, e representantes da Sepda foi definido o fim da tração animal em Paquetá e a utilização de carros elétricos.
Após a abertura de processo licitatório, a empresa vencedora ministrou treinamento para os condutores, que ganharam uniformes da prefeitura. O investimento total da prefeitura foi de R$1.047.920,00. Os 17 carros elétricos vão ser abastecidos na Região Administrativa de Paquetá. As baterias levam cerca de quatro horas para serem carregadas e os veículos têm autonomia de oito.