06/05/2016 16:13:00 » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Paula Johas e Alexandre Farias
O prefeito Eduardo Paes inaugurou, nesta sexta-feira (06/05), o Campus Educacional de Nova Sepetiba, que beneficiará 4.740 alunos da Zona Oeste, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Com oito novas Escolas do Amanhã, o segundo campus educacional da cidade conta com três Espaços de Desenvolvimento Infantil (creche e pré-escola), três Primários (1º ao 6º Ano) e dois Ginásios (7º ao 9º Ano). Em fevereiro deste ano, a Secretaria Municipal de Educação inaugurou o Campus Educacional da Maré, também com oito unidades escolares.
- Toda região da cidade merece ter dignidade, nossa prioridade é fazer mais por esses locais que mais precisam de atenção do poder público. Essas escolas são dos cariocas e da cidade, aqui está o futuro de nossas crianças. Os nomes que demos às escolas desse complexo são de pessoas que ajudaram a construir um mundo melhor. E é isso o que nós queremos – disse Paes.
Os dois Campus Educacionais da cidade foram construídos pelo programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, que faz parte da estratégia montada pela prefeitura para garantir, até o fim de 2016, 35% dos alunos da rede estudando em tempo integral, em turno de sete horas. Até o fim de 2016, terão sido entregues somente este ano 119 unidades escolares, sendo 110 pelo Fábrica de Escolas do Amanhã. Ao longo dos últimos oitos anos, terão sido construídas mais de 300 unidades de ensino pela Prefeitura do Rio.
O secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, disse que o ensino integral voltou à cidade para ajudar crianças e adolescente a terem um futuro melhor:
- Só nesta semana inauguramos dez Escolas do Amanhã aqui na Zona Oeste da cidade. Isso é acreditar no retorno do tempo integral, e mostra a prioridade do governo em educação e em locais que mais precisam de atenção. Vamos fazer as crianças aprenderem de verdade e representarem o futuro que desejamos para os nossos filhos.
Desde 2009, a Prefeitura do Rio construiu na 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que administra a área e o entorno das unidades do campus, 31 novas unidades escolares: 17 Espaços de Desenvolvimento Infantil e 14 escolas. Até o fim de 2016, a expectativa é de que a prefeitura tenha construído em toda a região outras 29 novas unidades de educação, sendo 15 EDIs e 14 escolas. A 10ª CRE abrange os bairros Barra de Guaratiba, Sepetiba, Nova Septiba, Paciência, São Fernando, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz, Ilha de Guaratiba e Jardim Maravilha.
- Estamos muito orgulhosos de entregar hoje quase cinco mil vagas, desde a creche ao Ensino Fundamental. Tudo isso com um ensino de qualidade, com material pedagógico e com professores qualificados – discursou a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.
As quatro Fábricas de Escola da cidade estão localizadas na Ilha do Governador, Vargem Grande, Bangu e Sepetiba. Já as Escolas do Amanhã são instaladas em diversos bairros das zonas Norte e Oeste, como Campo Grande, Cosmos, Santíssimo, Inhoaíba, Maré, Madureira, Manguinhos, Maria da Graça, Pavuna, Realengo, Santa Cruz, Jacarepaguá e Sepetiba.
Moradora de Nova Sepetiba há 12 anos, a auxiliar de serviços gerais Karla Cristina Amaral, 32 anos, está bastante satisfeita de ter os dois filhos, 4 e 6, estudando no novo campus:
- Antes eu deixava um em uma escola e o outro em outra. Isso me cansava demais, era desgastante. Agora, além de estarem no mesmo local, ainda estamos pertíssimo da nossa casa. Eu não vejo aqui a quantidade de escolas, mas sim a qualidade do ensino. Confesso que nunca imaginei ver algo desse tipo aqui em Nova Sepetiba.
As Escolas do Amanhã funcionam em horário integral, dando a oportunidade de os alunos terem mais aulas de Português, Matemática e Ciências. Elas possuem uma estrutura moderna de qualidade e adequada a cada etapa do desenvolvimento.
Aluna do 8º Ano, a estudante Juliana de Lima, 14 anos, acredita que a nova escola irá contribuir para uma boa formação dela e de seus colegas:
- A minha outra escola era quente demais, essa é toda climatizada. Aqui também temos laboratório de Ciências, estou conhecendo coisas que nunca imaginei na vida. E ficar na escola em horário integral, sem dúvida, vai ajudar a gente a ter mais chances de construir uma carreira e um lugar no mercado de trabalho. É muito melhor estar na escola, sendo incentivada, do que em casa sem fazer nada.
Coordenado pela Riourbe, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras, o Fábrica de Escolas tem como base preceitos construtivos de racionalidade, segurança e sustentabilidade. Todos os ambientes dessas novas escolas recebem tratamento acústico para garantir o conforto dos alunos e do corpo docente.
As escolas que integram o Campus Educacional de Nova Sepetiba:
Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Kátia Mirando dos Santos - 300 alunos
Espaço de Desenvolvimento Infantil Maria Rosangela Oliveira (Tia Neguinha) - 300 alunos
Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Lilia Chaves da Costa: 300 alunos
Escola Municipal Primário Walquir Pereira - 720 alunos
Escola Municipal Primário Paralimpíadas Rio 2016 - 720 alunos
Escola Municipal Primário Professora Clara Lúcia de Sousa - 720 alunos
Escola Municipal Ginásio Emilinha Borba - 840 alunos
Escola Municipal Ginásio Professor Neemias Rodrigues de Mello - 840 alunos
Imagens relacionadas:
