Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Intercâmbio com holandeses estimula a prática olímpica de tênis de mesa nos GEOs

04/11/2015 18:29:00  » Autor: Ricardo Albuquerque / Fotos: Paula Johas


O intercâmbio entre a Prefeitura do Rio e o Comitê Olímpico da Holanda permitiu, nesta quarta-feira (04/11), a interação esportiva entre alunos de tênis de mesa dos Ginásios Experimentais Olímpicos (GEOs) Félix Venerando, no Caju, e Juan Antonio Saramanch, em Santa Teresa, e o técnico da seleção olímpica holandesa, Trinko Keen. O encontro integra uma série de iniciativas que antecedem os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, para estimular a prática do esporte. A modalidade olímpica é responsável por duas das 41 medalhas de ouro conquistadas pelo Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Entre 18 e 21 deste mês, o evento-teste da modalidade vai reunir os melhores do mundo no pavilhão 4 do RioCentro.

 

— Todo intercâmbio é enriquecedor.  No caso dos GEOs, a presença de atletas profissionais desperta o interesse dos alunos em seguir o exemplo. Mesmo que não se tornem esportistas, eles vislumbram um caminho de ligação com os esportes, como ser professor de Educação Física, fisioterapeuta ou outra profissão. O mais interessante é que esse convênio oferece a oportunidade de sonhar — disse a gerente de Educação Física e Esportes da Secretaria Municipal de Educação, Cristina Brum.

 

A delegação holandesa — Trinko Keen, Herbert Wolff e Theo Rieken — começou o intercâmbio terça-feira pelo GEO Dr. Sócrades, em Pedra de Guaratiba, e encerrou as atividades nesta quarta, após a visita aos ginásios do Caju e de Santa Teresa.  Durante as visitas, os alunos conheceram novas técnicas e receberam orientações sobre o esporte.

 

Para o professor de Educação Física e treinador de tênis de mesa, Rodrigo France, a presença de um campeão europeu incentiva ainda mais a criançada:

 

— Estava faltando uma visita de um atleta de ponta na nossa modalidade, ainda pouco difundida no Brasil. Trinko se mostrou simpático, paciente e soube entusiasmar os alunos, mesmo sem o domínio da nossa língua, mostrando que a linguagem do esporte é universal.

 

Em meio ao universo de 530 estudantes do GEO de Santa Teresa, 80 participam das aulas de tênis de mesa, entre eles, Tamires Lívia Vicente Farias, de 13 anos, terceira colocada no Campeonato Brasileiro deste ano. Moradora de Costa Barros, na Zona Norte da cidade, e aluna do 8º ano, a adolescente sonha em ser diplomata no exterior, caso o tênis de mesa não garanta um futuro promissor.

 

— Adoro estudar aqui porque a gente é valorizada o tempo inteiro. Não só por ser atleta ou aprender as matérias, mas acho muito legal essa preocupação da escola em formar cidadãos. Ano que vem será meu último ano e, com certeza, vou sentir saudades dos meus amigos e dos professores – comentou a estudante.

 

Quem compartilha da opinião de Tamires é o colecionador de medalhas, Raian de Souza Ferreira, o China, de 12 anos. Com oito medalhas de bronze e uma de ouro, ele fala com orgulho de ter sido escolhido o destaque dos Jogos Estudantis:

 

— Descobri o tênis de mesa na escola e sonho em ser profissional, viajar o mundo representando o meu país e a minha cidade. Fiquei tão feliz quando me destaquei nos jogos que, até em casa, costumo treinar.

 

O convênio assinado entre a Secretaria Municipal de Educação e o Comitê Olímpico Holandês, em 2012, prevê a realização de workshops e clínicas esportivas com técnicos e atletas holandeses de alto rendimento.  A participação dos mesa-tenistas foi a sexta visita esportiva ao Rio.  Em outubro, o GEO de Santa Teresa recebeu a visita de Marcel Wouda - um dos técnicos de natação da seleção holandesa - e dos atletas Sharon Van Rouwendaal, Ferry Weertman, Marcel Shouten.  Mais de 40 alunos participaram de atividades práticas na piscina da unidade.

 

O GEO é uma escola em tempo integral vocacionada para o esporte, que integra formação acadêmica e esportiva, visando formar não somente o aluno, mas também o atleta e o cidadão. As três unidades unem desenvolvimento acadêmico e esportivo para estudantes do 6º ao 9º ano, com objetivo de dar oportunidade para quem apresenta aptidões esportivas, sem abrir mão de uma educação de excelência. Atualmente, 1.180 alunos são beneficiados pelas três unidades em funcionamento.​

 

Nos ginásios olímpicos, as modalidades esportivas oferecidas são atletismo, tênis de mesa, vôlei, handebol, judô, xadrez, luta olímpica, futebol, badmington.  Nas unidades de Santa Teresa e Pedra de Guaratiba, os alunos praticam natação. Para ingressar nessas unidades, o aluno precisa fazer um teste de aptidão física. Os principais diferenciais do GEO são aulas de Inglês todos os dias; treinos diários; aulas de saúde; projeto de vida; desenvolvimento esportivo de longo prazo; e matérias eletivas.

 

A rotina de treinos — duas horas diárias de prática esportiva em média — e a participação em diversas competições estudantis e amadoras não impedem o ensino.  Aulas de português, matemática, ciências, inglês e reforço garantem o conhecimento, enquanto a obrigatoriedade de tirar boas notas é uma das exigências para continuar treinando e competindo. Além da excelência acadêmica, o apoio ao projeto de vida do aluno e a educação para valores também formam a base do projeto pedagógico destas unidades. 

 

Os GEOs utilizam do conceito de Desenvolvimento Esportivo de Longo Prazo (Delp), que permite aos alunos praticar esportes diariamente, seguindo um modelo de treinamento adequado para cada faixa etária. Os estudantes do 6º ano experimentam diferentes modalidades e escolhem uma para praticar três vezes por semana. Nos dias restantes, praticam modalidades variadas. Os do 7º e 8º praticam sua modalidade principal quatro vezes por semana. No quinto dia, praticam outras modalidades. Os do último ano praticam sua modalidade principal cinco vezes por semana.




Serviços Serviços