28/09/2015 16:48:00 » Autor: Fotos: Raphael Lima
A Prefeitura do Rio inicia neste sábado (3/10) a primeira fase do projeto de racionalização da frota de ônibus na Zona Sul. Até 5 de dezembro, serão implementadas as mudanças no eixo Copacabana/Leblon, que começam com a extinção de 11 linhas e a criação de cinco novas linhas (veja lista abaixo), a fim de organizar melhor o sistema de ônibus na cidade. O próximo trecho a passar pela racionalização será Jardim Botânico/Botafogo, de janeiro a abril de 2016. O estudo envolveu 124 linhas, sendo definido que, ao final da implementação nos dois eixos, 16 novas linhas serão criadas, 41 terão trajetos modificados, 13 serão mantidas e outras 70 vão ser extintas.
Ao racionalizar o sistema de linhas de ônibus na cidade, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) espera acabar com a sopreposição de linhas fazendo o mesmo trajeto, levando poucos passageiros e prejudicando o trânsito. O objetivo é reduzir em 35% a frota de ônibus na Zona Sul ao fim do projeto, previsto para abril de 2016. A expectativa é de que os corredores BRS (Bus Rapid Service) da região tenham uma melhoria de 30% no desempenho.
Segundo a SMTR, apenas 20% dos passageiros terão de fazer baldeações - tendo como principais pontos de integração o Rio Sul e a Central do Brasil. As linhas diametrais que circulam pelos túneis Rebouças e Santa Bárbara serão mantidas, bem como as da Zona Oeste que passam pelo Alto da Boa Vista e pela Linha Amarela, possibilitando a ligação direta Zona Norte-Zona Sul e Barra da Tijuca-Centro.
- A sobreposição de linhas de ônibus que temos hoje na cidade dificulta o planejamento de intervalos e a manutenção da frota. A extinção de algumas linhas não significa que os passageiros vão ficar sem opções. As que serão modificadas e criadas vão substituir as que deixaram de existir, sem aumento do custo, com o uso do Bilhete Único – explicou o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani.
Não haverá aumento de custo, já que através do Bilhete Único Carioca (BUC) os passageiros poderão continuar usando os transportes, mesmo com as mudanças, sem pagar mais por isso. Os usuários do BUC pagam apenas uma passagem (R$ 3,40) para utilizar dois transportes (inclusive BRT) no intervalo de 2h30. Esse número pode chegar a três, caso um dos transportes seja uma linha alimentadora do BRT. Atualmente, são 5,37 milhões de usuários cadastrados no BUC, além de 6,7 milhões de cartões do BUC pré-pago.
O trabalho de informação aos passageiros contará com a distribuição de cerca de 50 mil panfletos pelo Rio Ônibus a partir desta semana. Além disso, cartazes informativos serão afixados em todos os ônibus das linhas que sofrerão alterações. Haverá ainda a atuação de agentes para orientar os passageiros em pontos-chave da operação, como o Terminal Alvorada, Recreio e Central do Brasil. A partir do dia 3, quando tem início as mudanças, esse trabalho de orientação ao passageiro pelos agentes de informação será intensificado no ponto de integração do Rio Sul.
NOVAS LINHAS
- Troncal 1 – Pça General Osório/ Central (via Av. Nossa Senhora de Copacabana/ Aterro
Itinerário de ida:
Praça General Osório, Rua Visconde de Pirajá, Rua Gomes Carneiro, Rua Francisco Sá, Av. Nossa Senhora de Copacabana, Av. Princesa Isabel, Túnel do Leme (galeria Engº Coelho Cintra), Av. Lauro Sodré, Av. Pasteur, Av. Repórter Nestor Moreira, Av. das Nações Unidas, Av. Infante Dom Henrique, Trevo Estudante Edson Luis de Lima Souto, Av. Beira Mar, Av. Presidente Antonio Carlos (pista lateral), Rua Primeiro de Março, Praça Pio X, Av. Presidente Vargas (pista central), agulha acesso pista lateral Av. Passos, Av. Presidente Vargas (pista lateral), Terminal Rodoviário Procópio Ferreira.
Itinerário de volta:
Terminal Rodoviário Procópio Ferreira, Praça Duque de Caxias, Rua Visconde da Gávea, Av. Presidente Vargas (pista central), agulha acesso pista lateral Rua Miguel Couto, Av. Presidente Vargas (pista lateral), Av. Rio Branco, Av. Infante Dom Henrique, Av. das Nações Unidas, Av. Lauro Sodré. Túnel do Leme (galeria Engº Marques Porto), Av. Princesa Isabel, Rua Barata Ribeiro, Túnel Sá Freire Alvim, Rua Raul Pompéia, Av. Rainha Elizabeth da Bélgica, Rua Teresa Aragão, Rua Prudente de Morais, Rua Teixeira de Melo, Praça General Osório.
- Integrada 1 – Alvorada/Rio Sul (via Av. das Américas/ Auto-Estrada Lagoa Barra/Av. Atlantica)
Itinerário de ida:
Av. Lauro Sodré, Túnel do Leme (Galeria Eng.º Marques Porto), Av. Princesa Isabel, Av. Atlântica, R. Joaquim Nabuco, Av. Vieira Souto, Av. Delfim Moreira, Av. Bartolomeu Mitre, Av. Bartolomeu Mitre (pista esquerda), Rua Mário Ribeiro, Av. Padre Leonel Franca, Túnel Acústico Rafael Mascarenhas, Autoestrada Lagoa-Barra, Túnel Zuzu Angel, Rua General Olímpio Mourão Filho, Av. Niemeyer, Estrada da Gávea, Autoestrada Lagoa-Barra, Túnel São Conrado, Elevado da Bandeiras, Túnel do Joá, Ponte da Joatinga, Av. Ministro Ivan Lins, Av. Armando Lombardi, Av. das Américas (pista lateral), Mergulhão Billy Blanco, Terminal Alvorada.
Itinerário especial de ida (