Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Na presença do Papa, Rio assina Declaração dos Prefeitos para combate às mudanças climáticas

21/07/2015 15:05:00  » Autor: Fotos: Raphael Lima


A Prefeitura do Rio participou nesta terça-feira (21/07), a convite do Papa Francisco, do "Workshop sobre Escravidão Moderna e Mudanças Climáticas: o compromisso das cidades", no Vaticano. Ao lado de mais de 60 cidades de todo o mundo, o Rio de Janeiro assinou a Declaração dos Prefeitos, documento no qual as cidades se comprometem a tomar medidas contra as mudanças climáticas e seus impacos sociais. O documento será apresentado durante a realização da Conferência Mundial do Clima (COP21), em dezembro, em Paris. 

 

A Declaração destaca que a mudança climática é uma realidade científica e que as cidades têm um papel vital no processo de conter uma crise ambiental. O documento ressalta ainda o comprometimento dos prefeitos na tentativa de combater os efeitos das mudanças climáticas sobre a população mais pobre e mais vulnerável aos impactos sociais causados pela degradação do meio ambiente. O Papa Francisco foi o primeiro a assinar o documento, seguido por representantes das maiores cidades do mundo, como Nova York, Paris, Roma, Madrid e Rio.

 

O Rio de Janeiro foi representado por Rodrigo Rosa, assessor especial do prefeito do Rio de Janeiro e presidente do C40, Eduardo Paes. O Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática foi fundado há 10 anos e é composto por 75 das maiores cidades do mundo, o que representa mais de 550 milhões de pessoas e um quarto da economia global.

 

Durante o evento, a cidade do Rio encaminhou ao Papa Francisco uma carta reafirmando o compromisso de estreitar o relacionamento entre o Vaticano e líderes municipais, inclusive com as cidades do grupo C40. O texto ressalta que uma parceria entre a Cidade do Vaticano e os governos locais ajudaria a promover a mensagem do pontíficie sobre a iminência da questão climática e a urgência de tomar medidas no presente para proteger uma catástrofe no futuro. Na carta, a cidade do Rio lembra que, no dia 22 de julho, faz exatamente dois anos da visita do Papa ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude.

 

Discursando para uma plateia de líderes globais, Papa Francisco afirmou a importância da atuação das cidades no desafio de proteger a população dos efeitos ambientais e impactos sociais das mudanças climáticas: 

 

- Não se pode separar o cuidado com o meio ambiente da proteção social. O crescimento desmesurado das cidades é um fenômeno mundial. A pobreza e a miséria crescem junto e as pessoas sofrem os efeitos do descuido com o meio ambiente. Tenho muita esperança nos resultados da Conferência em Paris. A Santa Sé e os países podem fazer um discurso, mas as cidades têm força para criar consciência do poder de destruição que nós mesmos estamos desenvolvendo ao não respeitar o meio ambiente.

 

Rodrigo Rosa ressaltou a importância das cidades na redução do consumo de recursos naturais e na prevenção dos impactos sociais do aquecimento global. Em nome do prefeito Eduardo Paes, convidou os líderes presentes a pensar uma diplomacia entre cidades para estimular a justiça social e o desenvolvimento sustentável:

 

 

- Não precisa haver contradição entre desenvolvimento e proteção ambiental, nem oposição entre urbanização e preservação do habitat natural. Buscamos um ideal de cidade onde podemos perseguir nossos sonhos sem ameaçar o planeta.

 

Cidades do C40 buscam soluções globais para mudanças climáticas

 

 

O Congresso no Vaticano destacou o compromisso das cidades nas questões ambientais e em seus impactos sociais, uma das ações do C40. A importância das cidades na luta contra o aquecimento global e o abuso de recursos naturais é vital. Até 2050, mais de dois terços da população mundial deverão viver em cidades. As cidades do C40 têm o potencial de reduzir suas emissões anuais cumulativas de gases do efeito estufa em um bilhão de toneladas até 2020. Estas ações mostram que, se as cidades agirem de forma coordenada, terão o poder de melhorar a qualidade de vida de populações do mundo.

 

O próximo desafio é discutir a assistência financeira a ações municipais ligadas ao investimento em baixo carbono, tema que será abordado antes e durante a COP21, em dezembro. O C40 tem trabalhado com bancos e agências para chegar a propostas. Recentemente, a Comissão Global Sobre Economia e Clima pediu a criação de um pacote de um bilhão de dólares para apoiar grandes cidades a preparar projetos de investimento e a cumprir as metas do Pacto Global de Prefeitos.

 

Sobre o Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática

 

Criado e liderado por cidades, o C40 tem como objetivo combater as alterações climáticas e de conduzir a ações urbanas que reduzem as emissões de gases com efeito de estufa e os riscos climáticos, e ao mesmo tempo, aumentar as condições de saúde, bem-estar e as oportunidades econômicas dos cidadãos urbanos. O atual presidente do C40 é o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o prefeito de Nova York por três mandatos, Michael R. Bloomberg, atua como Presidente do Conselho.
 




Serviços Serviços