Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Praça Tiradentes abriga a exposição 'Sentidos do Viver' com detalhes da gestação e do parto

09/07/2015 12:22:00  » Autor: Fotos: Gabriel Barros


Uma gestação tem em média 40 semanas. O trabalho de parto dura cerca de 12 horas. Mas os cariocas podem viver as duas experiências em menos de 30 minutos na exposição Sentidos do Nascer – uma realização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A mostra, que pode ser visitada até o dia 26 de julho, na Praça Tiradentes, de segunda-feira a sábado, das 10h às 18h, pretende contribuir para a discussão e a mudança da percepção do nascimento, por meio do incentivo ao parto normal e redução do índice de cesarianas em um espaço totalmente interativo.

 

O objetivo é tornar possível uma mudança cultural que garanta o bem-estar e os direitos da mulher e do bebê no parto e no nascimento. Para isso, vai fazer com que o público sinta na pele como é uma gestação. O projeto foi idealizado pela pediatra, epidemiologista e coordenadora da Comissão Perinatal da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, Sônia Lansky, e pelo professor da Faculdade de Educação da UFMG Bernardo Jefferson de Oliveira.

 

 

Os participantes vão passar por diversos ambientes que mostrarão cada etapa da gestação até o nascimento. Por meio de uma tela de realidade virtual, homens e mulheres verão suas barrigas crescerem. Depois, passarão por uma espécie de farmácia. Em seguida, os espectadores virarão futuras mamães, e vão participar de uma conversa virtual com cada uma das pessoas que podem estar envolvidas em uma gestação – o parceiro, o médico, a enfermeira obstétrica – até chegar a hora tão esperada: o momento em que o público passa pelo colo do útero e vive a experiência de nascer de novo, como um bebê.

 

 

A superintendente de hospitais pediátricos e maternidades da SMS e coordenadora do Programa Cegonha Carioca, Carla Brasil, ressalta que a exposição é mais uma oportunidade de falar sobre os benefícios e a importância do parto normal, para mudar a cultura de cesarianas no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é ter um índice de 15% de cesarianas. No Brasil, no entanto, esse número chega a 57%. Nas maternidades do município do Rio, o índice de cesáreas é de 34%.

 

- A principal ação que temos feito para diminuir o número de cesáreas é trabalhar com as maternidades os protocolos das boas práticas, além de oferecer oportunidade de as mulheres escolherem as práticas humanizadas como a posição do parto, as práticas de relaxamento não farmacológicas para o alívio da dor e a participação de acompanhante no pré-parto e parto - explicou a superintendente.

 

A exposição Sentidos do Nascer é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em parceria com Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMGG), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto Fernandes Figueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF), e tem o apoio de Fundação Bill e Melinda Gates, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

 

Mais consultas de pré-natal, menos risco, mais parto normal

Desde 2011, as gestantes cariocas têm um motivo a mais para sorrir. O lançamento do Programa Cegonha Carioca trouxe mais humanização ao atendimento às futuras mamães. Por meio do programa, que já atendeu mais de 160 mil mulheres, elas sabem com antecedência em que maternidade terão seus filhos, além de ter uma ambulância exclusiva para levá-las à maternidade no momento do parto.

 

O Programa Cegonha Carioca faz parte da expansão da Atenção Primária, que aumentou a cobertura de Saúde da Família de 3,5% em 2008 para 47,9%, permitindo que mais de três milhões de cariocas tenham uma unidade de saúde para chamar de sua. Com a expansão, mais do que dobrou o número de unidades que realizam consultas de pré-natal – de 97 em 2008 para 205 em 2014. Em 2008, foram realizadas cerca de 105 mil consultas de pré-natal, número que quadruplicou: foram mais de 425 mil em 2014.
 




Serviços Serviços