Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Sistema Municipal de Informações Urbanas comemora primeiro aniversário

02/07/2015 08:22:00


Criado em 2 de julho de 2014 pelo Decreto Nº 38.879, o Sistema Municipal de Informações Urbanas (Siurb) comemora nesta quinta-feira seu primeiro aniversário. Além da escolha como uma das melhores iniciativas da área pública em toda a América Latina, pelo "MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015"; e da apresentação para o público internacional no "Geospatial World Forum 2015", em Portugal, o Sistema tem no currículo o aumento significativo do número de secretarias e órgãos municipais participantes . Hoje já são 32 instituições abastecendo, compartilhando e utilizando as informações na base de dados organizada pelo Instituto Pereira Passos (IPP).

 


- Muito temos a comemorar, mas muito há para fazermos. Preenchendo uma grande lacuna no Sistema de Informações da Prefeitura, o Siurb vem trabalhando em sequência para transformar o "Modus operandi" no trato da informação pública - explica o coordenador de Informações da Cidade, Adriano Alem.

 

Coordenado pelo IPP, através da Diretoria de Informações da Cidade (DIC), o Siurb surgiu para reunir, gerir, integrar e atualizar o conjunto de informações sobre a cidade do Rio de Janeiro, estabelecendo um canal de comunicação eficiente entre os órgãos municipais, de forma a subsidiar políticas públicas da Administração Municipal.

 

O Siurb se reúne trimestralmente, realizando reuniões ordinárias e do Comitê Gestor, para avaliar o andamento e definir estratégias para o prosseguimento dos trabalhos.

 

- Hoje já recebemos solicitações para o ingresso de órgãos de outras esferas de governo e contaremos, em breve, com o apoio do IPHAN Regional RJ - diz Alem.

 

Pelo site do Siurb é possível acompanhar asinformações sobre seu andamento. O Portal Geo foi reformulado para ser o portal de informações do Siurb. O Plano de Trabalho para 2015, aprovado no fim de 2014, vem sendo cumprido à risca, contemplando um processo de treinamento com bons resultados.

 

O Sistema é organizado com base na plataforma ArcGIS, em que é possível compartilhar informações georreferenciadas utilizando-se do banco de dados corporativo e dos mapas oficiais da cidade do Rio de Janeiro.

 

Desde a assinatura do Enterprise License Agreement (ELA), contrato corporativo entre a Prefeitura do Rio e a Esri, com a interveniência da empresa Imagem, o ArgGIS pode ser usado por todos os órgãos e secretarias municipais, permitindo a utilização destas ferramentas em toda a prefeitura.

 

- Em maio de 2015 realizamos uma semana de treinamento, com a participação de 29 órgãos e a presença de 250 técnicos da Prefeitura, para se ambientarem com o ArcGis Online. Depois, realizamos 40 oficinas orientadas, em que técnicos do IPP ajudaram os servidores a planejar suas próprias ferramentas de trabalho, utilizando mapas, aplicações e dados para organizar as informações e facilitar a tomada de decisões - conta o coordenador.

 

Como resultado das oficinas, foram construídos vários aplicativos setoriais. Com o apoio dos técnicos do IPP, a Riourbe preparou uma aplicação que permite gerir informações de suas atividades para a construção de escolas e unidades de saúde, desde a escolha do terreno, passando pelo projeto, execução e entrega aos órgãos. A SMO terá agora uma ferramenta para acompanhar os projetos do Bairro Maravilha desde o início. A Geo-Rio criou uma aplicação que permitirá apoiar as vistorias em áreas de risco e a SMU poderá acompanhar as informações sobre a autovistoria predial.

 

Para a SMAC foi criada uma nova base de Ciclovias e, em breve, haverá o mapeamento de qualidade do ar. A RioLuz vai ganhar um Cadastro de Iluminação digitalizado; enquanto na FPJ os técnicos já utilizam o Cadastro de Praças e, em breve, também, o Cadastro de Plantio. A Comlurb optou por um aplicativo para a avaliação de manutenção de praças e já está prevendo a construção de outro da manutenção arbórea da cidade. A SMH também está no projeto, preparando ferramentas para o Minha Casa Minha Vida (MCMV) e o Programa de Urbanização de Favelas Morar Carioca. Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) a demanda foi pela manutenção da rede de atendimento na base geográfica e, em breve, a coleta em campo de informações sobre o Programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) também será contemplada. Todos os aplicativos construídos nas oficinas serão noticiados no site do Siurb.

 

Prêmios internacionais

 

Junto com o sucesso no relacionamento com as secretarias veio o reconhecimento nacional e internacional. Em maio, o Siurb foi um dos vencedores do Prêmio MundoGEO#Connect Latin America, promovido pela Mundo Geo, empresa líder na América Latina em soluções integradas de mídia e comunicação para o setor de Geomática e Soluções Geoespaciais. O Siurb conquistou o segundo lugar na categoria de Gestão Pública.

 

A Diretoria de Informações da Cidade do IPP também foi convidada para apresentar o Sistema em eventos internacionais. Também em maio, o Siurb foi apresentado em Lisboa, Portugal, no Geospatial World Forum 2015, que reuniu as principais empresas da indústria geoespacial, governos, instituições e produtores/usuários de informação geoespacial. No último dia 30, ele fez parte do encontro de Usuários EU Esri 2015, no Rio, onde empresas públicas e privadas puderam compartilhar suas experiências com o uso do ArcGIS em diferentes mercados.

 

A Agenda do Siurb não para. Na próxima semana acontecerá um primeiro workshop sobre a ferramenta City Engine, plataforma de análise em 3D, que permite simulações de legislação urbana e visualização da base geográfica em 3D. Em julho, o Siurb será apresentado em mais um fórum, o ESRI – USER CONFERENCE de 20 a 24 de julho, San Diego – CA, um dos maiores do mundo em Geotecnologia. E, em breve, um seminário de informações contemplará os principais conteúdos previstos no Plano Anual de Trabalho: a Padronização e a Integração de Informações, onde serão apresentados os principais produtos gerados pelas Oficinas Orientadas.

 

- Ao final deste ano já teremos um acervo muito maior de informações em nossa base corporativa, cerca de 50 novos itens estarão disponíveis em sua maioria já sendo mantidos diretamente pelos órgãos responsáveis. Com isto, poderemos propor nosso Plano de Trabalho Anual para 2016, com novas atividades e desafios. Gostaríamos de agradecer aos secretários e presidentes, representantes e corpo técnico dos órgãos já envolvvidos o total apoio dado a esta importante iniciativa de construção para uma boa gestão com Informação de Qualidade -  finalizou Adriano Alem.




Serviços Serviços