Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Rio terá Boulevard Olímpico com transmissões dos Jogos de 2016

15/06/2015 15:31:00


Quem não tiver ingressos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 não vai ficar fora da festa. Com entrada gratuita, o projeto Boulevard Olímpico vai transmitir ao vivo as principais competições em espaços montados nas zonas Norte, Oeste e Centro.

 

 

 

Assim como durante a Copa do Mundo de 2014,  em que o Fan Fest levou milhares de torcedores para uma arena montada na Praia de Copacabana, o evento terá diversas atrações para animar cariocas e turistas. Serão três espaços montados na cidade, o maior deles  na Região Portuária. Também serão contemplados o Parque Madureira e o Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande.

 

 

 


Na área do Porto, o Boulevard Olímpico terá 3,2 km de extensão, num trecho de orla entre a Praça XV e o AquaRio, que será inaugurado ainda este ano. Além das transmissões esportivas, haverå três palcos com apresentações musicais; uma área gastronômica com food trucks; exposição sobre a história dos Jogos Olímpicos; um balão panorâmico que irá até 150m de altura; e shows pirotécnicos em todas as noites do evento.

 

 

 - Nesses locais, haverá a integração do espírito carioca com o espírito olímpico, numa grande festa. No Boulevard Olímpico montado no Porto, cariocas e turistas poderão ainda ver de perto a grande transformação urbana da região e visitar seus novos e antigos atrativos, como o Museu do Amanhã, o AquaRio, o MAR e a Cidade do Samba — explicou o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

 

 

 

Na altura da Praça XV, ficará o "Polo Maravilha", uma estrutura de três andares no formato do Pão de Açúcar que servirá de abrigo para uma grande exposição sobre a história das Olimpíadas. Também estarão ali o balão panorâmico e uma tirolesa de 25m de altura e 200m de extensão. Próximo à Candelária ficará o primeiro dos três palcos. Batizado de Encontros, o espaço será voltado para shows de artistas consagrados e seus convidados em encontros musicais, além de transmitir as competições olímpicas.

 



Próximo ao acesso pela Gamboa, localizado entre a Barão de Tefé e a Praça da Harmonia, ficará o "Polo dos Esportes", que vai abrigar, nos galpões do Porto, experiências esportivas reais e virtuais, e mais um palco, batizado de Gerações, que receberá os novos nomes do samba. Também será nesse espaço o Food Park, área de alimentação.



Na Praça Mauá, próximo ao Museu do Amanhã, ficará o "Polo do Amanhã". Entre suas atrações, a Fonte de Inspiração – um show de projeção de luzes na água com imagens dos jogos e uma queima de fogos em todas as noites do evento. No terceiro palco, batizado de Tendências, vão se apresentar novos nomes da música.

 

 

 

O horário de funcionamento será das 10h às 22h, podendo ser ampliado nos dias em que houver competições até mais tarde. A inauguração está prevista para o dia 3 de agosto, dois dias antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas.



Também haverá transmissão ao vivo dos jogos em outros dois pontos da cidade, nos parques Olímpicos da Barra da Tijuca e de Deodoro – mas a entrada nesses locais é restrita ao público que dispõe de ingressos para os Jogos.



A infraestrutura dos três pontos será bancada pela iniciativa privada, sem custos para a Prefeitura do Rio. O processo licitatório para a escolha da empresa que vai produzir o evento foi concluído na semana passada. A vencedora foi a Gael – Grupo de Ativação e Experiência Live, que ficará responsável pela captação de patrocinadores e pela contratação dos artistas. As empresas patrocinadoras do evento precisam ser patrocinadoras dos Jogos Olímpicos.




Serviços Serviços