Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Comlurb comemora 40 anos com livro e documentário

15/05/2015 18:03:00  » Autor: Helena Soares Fotos: Ricardo Cassiano


Nesta sexta-feira (15/05), a Comlurb completa 40 anos. Com cerca de 20 mil funcionários, sendo 14.576 garis, a companhia carioca é a maior empresa de limpeza urbana da América Latina. Para celebrar a data, foram produzidos o livro "Comlurb 40 anos – uma memória da limpeza urbana" e um documentário, que contam a história das quatro décadas da empresa. Além disso, os 480 funcionários mais antigos foram homenageados com uma festa de comemoração na Cidade das Artes, onde compareceram com suas famílias e receberam um certificado, um DVD com o documentário e o livro digitalizado,8 e um bottom comemorativo da data. O livro e o documentário estão disponíveis no site (http://www.rio.rj.gov.br/web/comlurb/exibeconteudo?id=5360383) da Comlurb.



- Hoje é um dia de agradecimento. É uma alegria e honra enormes participar da comemoração e celebrar junto com os funcionários dessa empresa tão querida e reconhecida pela população. Prestamos um serviço essencial para a cidade, que é difícil, mas também prazeroso e recompensador. Estamos comemorando os 40 anos da empresa, mas a história da limpeza urbana na cidade vai muito além desses anos, começando na época de D. Pedro II - comemorou o presidente da companhia, Vinícius Roriz.



Os serviços prestados pela Comlurb são muitos, entre as principais atribuições estão a coleta domiciliar e seletiva, limpeza dos logradouros públicos, das areias das praias, de parques públicos, do mobiliário urbano, dos túneis, viadutos, e a limpeza e higienização de hospitais municipais. Após todo esse trabalho, a transferência, o tratamento e a disposição final encerram o caminho do lixo no fluxo de trabalho da companhia.



O desafio de manter a Cidade Maravilhosa limpa vem de muito tempo, do empresário Aleixo Gary - que em 1876 iniciou a profissionalização da prestação de serviços de limpeza na Cidade e deu ao lixeiro o nome de gari, hoje profissional respeitado e ícone do Rio - aos anos que antecederam a criação da Comlurb.
 


O documentário traz depoimentos de funcionários de diferentes áreas, de ex-presidentes e do atual, do prefeito Eduardo Paes e dos secretários municipais de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, e de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior. O prefeito não pôde estar presente na festa, mas mandou um recado para os homenageados da Comlurb:

 


- Essa empresa é o maior orgulho da Prefeitura do Rio. A Comlurb está sempre presente, seja nas horas de festa ou nas de dificuldades, sendo uma empresa exemplo de serviço público bem prestado. Gostaria de deixar os meus parabéns para todos os funcionários.

 


Participante do documentário e homenageado no palco, como representante de todos os funcionários, Ailton Alves de Souza é mais antigo na empresa do que a própria Comlurb. Trabalhando há 41 anos com limpeza urbana, ele começou como gari quando a companhia ainda era chamada de Celurb (Companhia Estadual de Limpeza Urbana). De gari até o cargo que ocupa agora, de Gerente de Departamento, Ailton já exerceu diversas funções na empresa e nessas quatro décadas só se ausentou por três dias do trabalho, por conta de uma licença médica.

 


- Tenho muito orgulho de trabalhar na Comlurb, uma empresa que é forte e sustentável. Estou sentindo como se ganhasse o Oscar da Limpeza Urbana. Fiz a minha história nessa empresa e ainda influenciei os meus filhos a seguir o mesmo caminho. Hoje dois deles também são funcionários da Comlurb - contou Ailton.

 



O livro lembra a história da limpeza urbana na cidade do Rio de Janeiro, que começou antes da criação da Comlurb, em 1975. Durante esses 40 anos muita coisa aconteceu. A linha do tempo leva os leitores a uma viagem pela história da Companhia, passando pelos anos de forma simples e objetiva, com imagens que registram essa memória.

 


Ao longo dos anos alguns programas e operações marcaram a história da Comlurb, como as limpezas do Réveillon de Copacabana e do Carnaval, a terceirização da frota, os concursos para gari, a limpeza de comunidades e a instalação de papeleiras. O livro lembra também do recente encerramento do Aterro de Gramacho, a inauguração da mais moderna Central de Tratamento de Resíduos do Brasil, a CTR-Rio, em Seropédica, e a ajuda na limpeza de Nova Friburgo após a tempestade que devastou a cidade, em 2012. O programa Lixo Zero, a implantação do sistema de avaliação dos serviços com Índice de Padrão de Limpeza e a Pesquisa de Satisfação do Cliente, os novos contêineres metálicos e automatizados de grande carga, os Laranjões, são as últimas novidades de destaque na história da Comlurb.

 


A Comlurb sempre se destacou pelo pioneirismo na adoção de tecnologias e metodologias operacionais que buscam menores impactos ambientais e também a universalização dos serviços de limpeza urbana com qualidade e eficiência.

 


- Hoje é um dia muito feliz, a comemoração das bodas de esmeralda da Comlurb, fruto de muito suor, trabalho e orgulho. A nova gestão de resíduos sólidos, o Lixo Zero e os laranjões são prova de que a Companhia continua inovando e pensando novas soluções para a limpeza urbana. Sem contar a figura do gari, que é o verdadeiro homenageado desta data, pois é a imagem deles que vem a cabeça de qualquer um quando pensa em Comlurb - explicou o secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior.

 


Para completar a festa o gari passista da Comlurb Renato Sorriso cantou parabéns junto com o grupo Chegando de Surpresa, composto por funcionários da companhia, e a bateria da Portela.  




Serviços Serviços