Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inaugura Fábrica de Clínicas da Família

28/04/2015 14:25:00  » Autor: Flávia David/Fotos: Ricardo Cassiano


O prefeito Eduardo Paes inaugurou, na manhã desta terça-feira (28/04), na Barra da Tijuca, a Fábrica de Clínicas da Família, espaço que servirá de apoio e logística para a construção de 28 unidades na Zona Oeste do Rio. Seguindo os moldes do programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola - que construirá 136 unidades de ensino até o final de 2016 -, o espaço ocupa um terreno de 2.665 m², com galpão de 220 metros, e conta ainda com área de exposição aberta ao público com a história da criação e evolução das Clínicas da Família na cidade. 

 

 



Com investimento de R$ 128 milhões, serão beneficiadas com as novas clínicas as seguintes localidades: Praça Seca (3), Rio das Pedras, Itanhangá, Cidade de Deus (2), Curicica (2), Taquara, Recreio, Colônia, Anil, Camorim, Jacarepaguá, Senador Camará, Realengo, Mallet, Bangu, Cosmos, Campo Grande (7) e Santíssimo.

 

 

 


- Desde o primeiro mandato, estamos investindo em atenção básica de saúde. Nosso objetivo é salvar vidas e evitar que as pessoas fiquem doentes, e com todas as clínicas prontas, teremos as zonas Norte e Oeste totalmente atendidas. As Clínicas da Família oferecem um conjunto de serviços que têm mudado a vida da população. Quando vemos a diminuição da mortalidade infantil de 13% para 11%, isso significa que menos 200 crianças morrem por ano na cidade. Muitas pessoas deixaram de sofrer os efeitos mais violentos da diabetes porque passaram a receber um tratamento preventivo da doença. Ou seja, é um projeto que transforma a vida das pessoas - disse Paes.

 

 

 

 

A meta da prefeitura é colocar em funcionamento um total de 140 Clínicas da Família até o final de 2016, alcançando 70% da população coberta pelo programa Saúde da Família. Atualmente, o Rio tem 74 Clínicas da Família e registra uma cobertura de 47,9% da cidade, o equivalente a três milhões de pessoas. Para isso, a rede municipal conta com mais de 8,6 mil profissionais de Atenção Primária, divididos entre cerca de 890 equipes do programa. Trata-se do maior crescimento entre todas as capitais brasileiras, uma vez que no final de 2008 apenas 3,5% dos cariocas tinham cobertura do programa. 

 

 

 

 

 

Para a construção das 66 novas clínicas, a prefeitura está utilizando, além de recursos próprios, a verba de R$ 130 milhões repassada pela Câmara Municipal através de lei municipal sancionada em julho de 2014. A decisão autorizou o Legislativo a destinar o valor, proveniente de economia orçamentária, ao Poder Executivo para que fosse utilizado na construção de Clínicas da Família. Nove destas unidades já estão com obras em andamento e entrega prevista até o segundo semestre deste ano em Irajá (2), Bangu, Padre Miguel, Senador Camará, Vila Kennedy, Cosmos, Senador Vasconcelos e Santa Cruz.
 
 
 
 

 

- Quando uma Câmara Municipal abre mão desse recurso e resolve colocá-lo para o bem de uma cidade, ela merece todo o nosso respeito. Há alguns anos, o local onde as mães faziam menos pré-natal na cidade era em Rio das Pedras, metade dessas mulheres não passavam sequer por uma consulta. Com a Clínica da Família que já existe naquela região alcançamos um indicador de quase 70% das mães com acompanhamento. Com a futura unidade, Rio das Pedras será totalmente atendida com atenção primária. Ou seja, essas clínicas são um ganho extraordinário para os pais e filhos do Rio - comemorou o secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo Carvalho.

 

 

 

 

 

O avanço do programa significou, de fato, uma mudança considerável nos indicadores de saúde da população. De 2008 a 2014, o percentual de internações devido a doenças tratáveis na Atenção Primária, como complicações por asma, desidratação e pneumonia, caiu de 32% para 20%. Já o número de procedimentos ambulatoriais aumentou de 12 milhões para quase 40 milhões em seis anos, enquanto os atendimentos de saúde bucal saltaram de 1,9 milhão para 3,2 milhões.

 

 

 

 


As Clínicas da Família contam com equipes multidisciplinares de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, agentes comunitários e de vigilância em saúde e técnicos de saúde bucal, entre outras especialidades. Além de consultas médicas e ações de promoção da saúde, as unidades oferecem exames laboratoriais, ultrassonografia, eletrocardiograma e raios-x. 

 

 

 

 

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, explicou como as Clínicas da Família mudaram a história da atenção primária no município:

 

 

 

 

- Além do foco na prevenção de doenças, com acompanhamento personalizado das equipes de saúde, nosso trabalho também objetiva mudar os hábitos de vida das pessoas, através da orientação sobre alimentação adequada e a prática de exercícios físicos nas unidades. Contamos com o Programa Academia Carioca em 178 das unidades, sendo 86 delas com aparelhos de ginástica. Mais de 90% dos participantes já perderam peso e 87% dos usuários de medicamentos reduziram a dosagem após começarem a praticar atividades físicas.

 

 

 

 

 

Morador da Cidade de Deus, o armador de ferragens Rogério Nunes Lopes, 38 anos, comemora a construção de uma Clínica da Família no sub-bairro Pantanal I, onde vive com a família:

 

 

 

 

- Não dispomos de uma unidade de saúde nas proximidades de casa. Com a instalação de uma Clínica da Família, posso dizer que a nossa vida vai mudar, assim como a de meus vizinhos. O atendimento oferecido nessas unidades é fundamental, especialmente para os jovens, que precisam ser orientados sobre como prevenir doenças. Também conheço muitos idosos que carecem de uma atenção. Será uma grande realização e estou contando os dias para que fique pronta logo.

 


 

 




Serviços Serviços