Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Passaporte dará a cariocas e turistas gratuidade em 43 museus

14/04/2015 17:38:00  » Autor: Helena Soares/Fotos: Eduardo Rocha


A Prefeitura do Rio e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lançaram nesta terça-feira (11/04) o Passaporte dos Museus Cariocas, iniciativa em comemoração aos 450 anos da cidade. Com o passaporte, a população poderá visitar gratuitamente 41 dos mais importantes museus e centros culturais do Rio, além dos museus Imperial, em Petrópolis, e da Casa da Hera, em Vassouras.


 


No formato de um caderno de bolso, os passaportes serão distribuídos, a partir dessa quarta-feira (15/04), em seis pontos: Museu Nacional de Belas Artes, Museu da República, Museu Imperial, Museu de Arte do Rio, Museu Aeroespacial e Centro Cultural Banco do Brasil. A tiragem inicial será de 50 mil exemplares, podendo ser estendida de acordo com a demanda. Qualquer pessoa pode retirar o passaporte nos locais de distribuição, sem a necessidade de apresentar documentação.

 

 



Além de integrar as instituições envolvidas, o Passaporte dos Museus Cariocas cria uma dinâmica lúdica e atraente para estimular a visitação. A exemplo do documento de identificação internacional, o passaporte será carimbado a cada museu ou centro cultural visitado, no espaço reservado à instituição. Cada local poderá ser visitado gratuitamente apenas uma vez.

 

 

 

 

- A comemoração dos 450 anos da cidade está promovendo novas políticas públicas e iniciativas pioneiras como essa. O engajamento dos museus em uma rede, respeitando a função e importância de cada local, é um ganho para a cidade e seus habitantes, além dos turistas, que também poderão obter o passaporte – explicou o presidente do Comitê Rio450 e secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, que apresentou para o Ibram uma proposta para criar, em 2016, o passaporte olímpico, nos mesmos moldes. 

 

 

 


No Passaporte dos Museus Cariocas, o público encontra a lista completa das 43 instituições participantes e os dias da semana em que cada uma poderá ser visitada gratuitamente, além de informações dos espaços culturais, como endereço e horário de funcionamento. Válido ao longo do ano do jubileu de 450 anos, o passaporte "expira" no último dia de 2015. 

 

 

 

- A questão financeira fica em segundo plano nessa iniciativa, o mais importante é a questão cultural. O passaporte será uma lembrança dos espaços culturais visitados durante os 450 anos do Rio, que também contam com exposições especiais sobre a data - disse o presidente do Ibram, Carlos Roberto Brandão.

 

 

 


Confira a lista de museus participantes:

Biblioteca Nacional
Casa Daros
Casa do Patrimônio Ferroviário do Rio de Janeiro (antigo Museu do Trem)
Casa do Pontal
Casa França Brasil
Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro
Centro Cultural Correios
Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo)
Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
Memorial Municipal Getúlio Vargas
Museu Aeroespacial
Museu Bispo do Rosário
Museu Casa da Hera
Museu Casa de Benjamin Constant
Museu Casa de Rui Barbosa
Museu Chácara do Céu
Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
Museu da Maré
Museu da República
Museu da Vida
Museu de Arte do Rio
Museu de Arte Moderna
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Museu de Ciências da Terra
Museu de Favela
Museu de Folclore Edison Carneiro
Museu do Índio
Museu do Meio Ambiente
Museu Histórico da Fortaleza de São João
Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana
Museu Histórico Nacional
Museu Imagens do Inconsciente
Museu Imperial
Museu Militar Conde de Linhares
Museu Nacional
Museu Nacional de Belas Artes
Museu Naval
Museu Villa-Lobos
Museus Raymundo Ottoni de Castro Maya – Museu do Açude
Paço Imperial
Palácio Tiradentes
Sítio Roberto Burle Marx 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços