Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Naves do Conhecimento recebem tecnologia como legado dos Jogos Olímpicos 2016

26/03/2015 16:40:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: Beth Santos


A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT), e a multinacional Cisco Systems apresentaram nesta quinta-feira (26/03) o novo projeto das Naves do Conhecimento Olímpicas, que vai equipar cinco destes espaços com modernas estruturas de rede e dispositivos, buscando engajar a população e formar profissionais em tecnologia para atuação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

 

 

 

 

 

 

Durante o evento, realizado no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, a Cisco anunciou o investimento de R$ 10 milhões em produtos e serviços para equipar as Naves do Conhecimento do Engenhão, de Nova Brasília (Complexo do Alemão), Madureira, Padre Miguel e Triagem. Elas receberão notebooks, mobiliário e equipamentos de Redes e Telepresença, além de tecnologia para ampliação da cobertura wifi no seu entorno. A Nave de Triagem receberá ainda um Centro de Treinamento, o laboratório Cisco Networking Academy (NetAcad), para o desenvolvimento de um programa de capacitação de profissionais de TI/Redes. Após as Olimpíadas, todo esse aparato tecnológico ficará como legado para a cidade.

 

 

 

 

 

 

- As Naves trabalham com o caminho da inovação e os equipamentos que a Cisco está trazendo vão ajudar na consolidação de um projeto de "Bairros Inteligentes", com a expansão do sinal do wifi nas comunidades. Atualmente, já temos 150 mil pessoas cadastradas nas Naves, dos seis aos 90 anos de idade, e já usamos o sistema de teleconferência da Cisco, durante os cursos de inglês. Mas todo esse equipamento vai permitir uma cidade ainda mais integrada e conectada – disse o secretário municipal de Ciência e Tecnologi, Franklin Coelho.

 

 

 

 

 

O objetivo do projeto é colaborar na preparação dos Jogos e na construção de uma Olimpíada mais inclusiva, com a participação e engajamento das

comunidades do entorno das Naves do Conhecimento e da população em geral. As Naves terão um ambiente agradável, descontraído e equipado com tecnologia para inclusão digital, difusão de conteúdo e informações, capacitação profissional, treinamento presencial ou remoto (via aplicativo WebEx), compartilhamento de experiências empreendedoras, palestras, sessões interativas entre as comunidades, governo, atletas e Comitê Organizador Rio 2016.

 

 

 

 

- Mais importante do que apoiar os Jogos é apoiar a cidade que está realizando os Jogos. E o Rio está transformando a cidade e deixando um legado muito importante. Resolvemos investir nas Naves do Conhecimento pois temos certeza de que elas são um mecanismo de aproximação dos Jogos, como um polo de transformação, proporcionando inclusão digital, oferecendo capacitação profissional e transformando vidas - destacou o diretor de desenvolvimento de novos negócios e líder do projeto Rio 2016 da Cisco, Rodrigo Uchoa.

 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços