Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Carnaval de Rua 2015 terá desfiles na 1º de Março e 13% a mais de banheiros

07/01/2015 17:06:00  » Autor: Flávia David/Fotos: Raphael Lima e Divulgação/RioTur


No ano em que se comemora os 450 anos de fundação da cidade, o Carnaval de Rua 2015 vai celebrar o aniversário do Rio com 600 desfiles de 455 blocos, que tomarão as ruas do Centro e das zonas Sul, Norte e Oeste entre os dias 24 de janeiro e 22 de fevereiro.  Os blocos Cordão da Bola Preta, AfroReggae, Monobloco e Bloco da Preta foram transferidos da Avenida Rio Branco -  fechada para as obras de implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) - para a Rua 1º de Março. 

 

 

Os desfiles das agremiações serão no sentido Beira-Mar, com dispersão pela Rua Santa Luzia. O Carnaval 2015 contará ainda com 23.586 posições de banheiros públicos (13% a mais do que em 2014, que registrou 21.704), entre 9.090 cabines de banheiro, 60 contêiners e 100 mictórios masculinos. As novidades foram apresentadas nesta quarta-feira (07/01) pela Secretaria Especial de Turismo/RioTur, em parceria com a Antárctica e a Dream Factory. As informações sobre os desfiles de todos os blocos autorizados pela Prefeitura do Rio estarão disponíveis,a partir do dia 13 de janeiro no Rio Guia Oficial.

 

 

Em 2014, o carnaval de rua do Rio atraiu mais de 5 milhões de pessoas, dos quais 918 mil turistas. Este ano, a expectativa é de que a cidade receba 977 mil visitantes, movimentando US$ 782 milhões, R$ 48 milhões a mais do que em 2014. Além do aumento de banheiros químicos, a Prefeitura do Rio também aumentou o número de ambulantes credenciados de cinco mil para sete mil. Três iniciativas testadas em 2014 que tiveram retorno positivo serão mantidas em 2015: o processo de cadastramento online dos ambulantes; a identificação dos mesmos com coletes numerados e credenciais com nome e foto; e a instalação de mictórios..
 


 

 


- Em termos de organização, posso dizer que se trata de um dos maiores eventos do mundo, com diversos órgãos trabalhando ao mesmo tempo, ano após ano, para garantir conforto, segurança ao folião e geração de renda. Para 2015, teremos o desafio de alterar o local de desfile dos quatro maiores blocos da cidade. Mas acredito que tudo dará certo, uma vez que a 1º de Março é mais larga e oferecerá mais conforto para que os foliões possam desfilar. Isso exigirá um contingente maior da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, mas estamos otimistas de que será uma mudança para melhor - disse o secretário especial de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

 

 

A organização do trânsito contará com 1.500 controladores de tráfego, 300 cones de 75 centímetros, 150 faixas de sinalização, 500 banners de trânsito e oito painéis de LED que serão operados por equipes da CET-Rio. O evento terá suporte de sete postos médicos da Secretaria Municipal de Saúde, montados em pontos estratégicos no Centro (três), Ipanema (dois) e Copacabana (outros dois), além de 100 diárias de ambulâncias do tipo UTI Móvel para atender os foliões. 

 

 

As avenidas Princesa Isabel, em Copacabana, e Presidente Antônio Carlos, no Centro, serão decoradas com dois pórticos cada. No Centro, também serão instalados 18 totens de decoração. Serão usados 15 mil metros lineares de cercamento para proteger dezesseis monumentos localizados em praças ou locais que estejam no trajeto dos blocos, assim como canteiros de vegetação da orla de Ipanema, das ruas do Leblon, Gávea e parte do Aterro do Flamengo, entre outroslocais de maior concentração do público.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços