Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inaugura a terceira Fábrica de Escolas do Amanhã, em Nova Sepetiba

25/11/2014 15:32:00  » Autor: Juliana Romar/ Fotos: J.P. Engelbrecht


O prefeito Eduardo Paes inaugurou nesta terça-feira (25/11), em Nova Sepetiba, a terceira das quatro fábricas do programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola. A unidade será responsável pela construção de 40 escolas, sendo 18 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs), 14 do Primário (1º ao 6º ano) e oito do Ginásio (7º ao 9º ano). As duas fábricas já implantadas ficam na Ilha do Fundão e na Vila Kennedy, a última será inaugurada até o final do ano em Vargem Grande.

 

 


A fábrica de Nova Sepetiba terá capacidade para armazenar 1.820 estacas, 15.744 peças de lajes, 1.704 pilares, 8.252 vigas e 3.166 cintas. O local facilitará a logística de transporte e estocagem desse material, que será utilizado na construção de 15 unidades escolares em Guaratiba, duas em Paciência, seis em Santa Cruz, 14 em Sepetiba e três em Guaratiba.

 

 



- Com essa nova formação, os pais já vão saber onde os filhos vão estudar desde o EDI até o ginásio. Nossa meta é oferecer ensino em turno único, com sete horas diárias de aula, a 35% dos alunos da rede municipal até 2016. Lugar de criança é dentro da sala de aula, não na rua. Vamos preparar bem essas crianças para que possam buscar no mercado de trabalho a mesma oportunidade de quem tem condições de estudar em uma escola particular – disse Paes.



Atualmente, 20,7% dos alunos da rede municipal de ensino estudam em turno único. Entre as ações para alcançar a meta, a prefeitura criou a Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, cujas construções também atenderão à reorganização das unidades em Educação Infantil (creche e pré-escola), primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 6º ano) e segundo ciclo do Ensino Fundamental (7º ao 9º ano). Em 2014,  171 escolas de Ensino Fundamental já atendem em turno único. Nestas unidades, os alunos têm mais tempo de aula de Português, Matemática e Ciências.


 

As escolas de turno único também apresentaram resultados expressivos no IDEB. Em 2011, os Anos Iniciais avançaram 12,7% em relação a 2009 (4,7 para 5,3), enquanto que nos Anos Finais o crescimento foi ainda maior, alcançando os 37,1% (3,5 para 4,8). No IDERIO, os resultados também apresentaram crescimento, de 8,8% nos Anos Iniciais (4,5 para 4,9) e 4,1% nos Anos Finais (4,8 para 5.0).

 

 



- Todas essas escolas que vamos construir são de muita qualidade, e vão receber 20.940 alunos, com professores se dedicando a uma única escola, com regime de 40h, com foco no trabalho pedagógico, e interagindo com as famílias e com a comunidade. Além disso, as unidades serão espaços cheios de livros e de atividades para que as crianças aprendam da melhor maneira possível – disse a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.

 



As Fábricas de Escolas do Amanhã são responsáveis pela produção, armazenamento e logística de material para a construção de 136 novas unidades da rede municipal de ensino, num investimento de cerca de R$ 1,8 bilhão. O programa homenageia o ex-governador Leonel de Moura Brizola, que de 1983 a 1987 e entre 1991 e 1994 construiu 515 Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) em todo o estado, 101 dos quais estão atualmente sob a administração do município.

 



O projeto do programa foi desenvolvido pela RioUrbe, atendendo às necessidades da Secretaria Municipal de Educação. As novas escolas terão painéis de vedação termoacústico nas paredes, todos os ambientes serão climatizados e as salas serão projetadas para receber projetores e computadores. Entre os módulos que formarão as escolas estão a Unidade de Alimentação e Nutrição, a administração, as salas de aula, a biblioteca informatizada, o laboratório de informática, os banheiros e o módulo de circulação vertical, com rampas, escada ou elevador. Todo o projeto, do ponto de vista do prédio quanto da localização do terreno, foi elaborado em atendimento às normas de acessibilidade, com desenho universal que permitisse a utilização das áreas.


 

A dona de casa Vanda Santos Martins, 53 anos, moradora do conjunto Nova Sepetiba 2, aprovou a iniciativa da prefeitura:



- Já moro aqui há 12 anos e tenho cinco netos com idades entre 3 e 11 anos, que vão poder estudar nessas escolas novas. Aqui temos poucas unidades de ensino, mas acho que agora com esse programa o problema vai acabar.  Os pais vão ficar mais tranquilos para trabalhar e as crianças vão aprender melhor com as aulas em horário integral.

 



Ao todo, até o fim de 2016, as comunidades pacificadas também receberão novas escolas. Serão 34 unidades escolares, além da ampliação de 19 unidades já existentes de Ensino Fundamental e Educação Infantil. Além da Maré, que receberá um campus educacional com 19 unidades escolares, Batan, Jacarezinho e Manguinhos serão áreas beneficiadas com a ampliação da rede de Educação.
 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços