Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura homenageia professores com mais de 25 anos de profissão

15/10/2014 12:52:00  » Autor: Juliana Romar/Fotos: Ricardo Cassiano


Em comemoração ao Dia do Professor, celebrado nesta quarta-feira (15/10), a Prefeitura do Rio vai entregar o Prêmio Professor Carioca 2014 a 29 professores da rede municipal de ensino que se dedicam há mais de 25 anos em sala de aula, ininterruptamente. Todos permanecem lecionando, mesmo já tendo tempo para solicitar aposentadoria. Realizada pela primeira vez, a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) vai presentear os mestres com um troféu e um certificado, em cerimônia nesta quinta-feira (16/10).

 


A professora de Educação Infantil Maria das Graças Santos Campos, 64 anos, é uma das 29 homenageadas. Há 40 anos na Escola Municipal Pedro Moacyr, em Padre Miguel, Graça não pretende se aposentar ainda:

 

 

- Fiquei muito feliz quando recebi a notícia de que seria homenageada, pois acho que é um reconhecimento do meu trabalho. Por muitos anos, deixei meus filhos em casa para vir cuidar dos filhos de outras pessoas. Mas amo o que faço, e a convivência com essas crianças me faz rejuvenescer. Quando estou aqui me sinto em casa e esqueço os problemas da vida. Além disso, tenho na turma atualmente netos de ex-alunas minhas. Acho isso muito bacana e me estimula cada vez mais.

 

 

Lecionando na mesma escola há 43 anos, Sueli Cotta dá aulas para o 3º Ano e já sente tristeza em ter de deixar a sala de aula daqui a dois anos, quando completará 70 anos e entrará obrigatoriamente na aposentadoria compulsória:

 

 

- Um mundo sem professores é um mundo sem nenhuma outra profissão. E dar aula me faz sentir útil. Só vou sair daqui porque terei que cumprir a lei, mas pretendo ser voluntária da sala de leitura. Amo o meu trabalho e é muito gratificante quando encontro ex-alunos na rua e vejo que já são médicos, advogados, juízes. Fico orgulhosa porque sei que de alguma forma contribui para essa formação deles.

 

 

Segundo a secretária de educação, Helena Bomeny, o prêmio entrará para o calendário do município e será concedido anualmente: 

 


- Essa iniciativa vai passar a fazer parte do calendário da rede e todo ano iremos fazer essa homenagem. Esses 29 primeiros foram selecionados porque já poderiam estar aposentados, mas nunca deixaram de exercer a regência de turma. Queremos prestigiar estes professores tão apaixonados pelo que fazem e que dedicaram suas vidas a trabalhar com alunos. Certamente eles foram responsáveis pelo sucesso de muitos estudantes. Algumas professoras, inclusive, já ensinaram gerações de uma mesma família.

 

 


Como parte da comemoração, além do Prêmio Professor Carioca 2014, os professores e os auxiliares de creche da rede receberão um voucher que poderá ser trocado por livros em estabelecimentos credenciados. A ideia é contribuir para a formação de professores leitores, propiciando a ampliação de seu patamar cultural e, consequentemente, qualificando o trabalho de mediação da leitura literária a ser desenvolvida por estes profissionais na formação de alunos leitores.
 
 
 
 

Também homenageada, Maria de Fátima Ferreira, 63 anos, foi aluna da unidade e hoje tenta passar para os estudantes um pouco do que viveu ali:

 

 

- Fui aluna desta escola e conheço cada pedacinho dela. A memória afetiva fica e carrego comigo só lembranças boas. Esse prêmio é a valorização do trabalho realizado em 36 anos. 

 

 

Investimentos na Educação

Desde 2009, foram convocados 23.363 novos professores, o que zerou o déficit histórico desses profissionais na rede municipal. A partir de 2011, quando todos os concursos para professor de Ensino Fundamental no município passaram a ser para uma carga horária de 40 horas, o salário inicial passou para R$ 4.410,31, além de benefícios como auxílio transporte, alimentação e bônus cultura. Isso elevou o valor para R$ 4.946,84, tornando-o o maior salário inicial entre os professores como nível superior do país, em licenciatura plena. Atualmente, a rede municipal conta com 42.529 professores.



A Secretaria Municipal de Educação vem investindo na qualificação dos professores, dando instrumentos para a capacitação de todo o corpo docente. Para valorizar e capacitar esses profissionais, a SME criou a Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire, possibilitando uma formação sólida e continuada nas diversas áreas do conhecimento, além de atualizar e aperfeiçoar os professores recém-ingressantes no quadro de docentes da rede. A unidade, localizada no Centro, iniciou suas atividades em junho de 2012 e oferece cursos presenciais, semipresenciais e à distância, e um Programa Anual de Bolsas de Estudos de Mestrado e Doutorado.  

 

 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços