Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

Prefeitura lança aplicativo Rio Patrimônio da Humanidade

13/08/2014 10:17:00  » Autor: Fotos: Fernando Maia/Riotur e Divulgação


Os cariocas e os apaixonados pelo Rio de Janeiro acabam de ganhar mais um aplicativo que valoriza as belezas da cidade, declarada pela Unesco Patrimônio Mundial da Humanidade como Paisagem Cultural Urbana. A novidade lançada pela Prefeitura, por meio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, é o aplicativo "Rio Patrimônio da Humanidade". Objetivo da ferramenta é divulgar a Cidade Maravilhosa por meio das experiências dos próprios visitantes e moradores, além também de proporcionar uma experiência virtual de visitação aos usuários que quiserem saber mais sobre os principais pontos turísticos e históricos do Rio de Janeiro. O lançamento faz parte das comemorações pelo Dia do Patrimônio Cultural, em 17 de agosto.

 

 

A tecnologia, bilíngue, convida o usuário a fazer um tour por cinco grandes áreas da cidade: Orla de Copacabana, Parque do Flamengo, Enseada de Botafogo/Pão de Açúcar, Floresta da Tijuca e Jardim Botânico. Dentro de cada área, são sugeridos rotas e pontos turísticos, além de fotos e informações históricas. Todo o conteúdo também está disponível em "podcasts", que permitem o usuário ouvir um pouco mais sobre a história dos locais.

 

 

- Queremos que os usuários redescubram a Cidade Maravilhosa por meio deste aplicativo. De forma interativa, estamos incentivando a visita a estes locais que tornam o Rio de Janeiro patrimônio da humanidade. As paisagens cariocas entre o mar e a montanha encantam a todos. Essa tecnologia oferece simultaneamente informações históricas e culturais e também a oportunidade de vivenciar estas belezas. É uma grande rede social do patrimônio carioca -  destacou o presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Washington Fajardo.

 

 

O aplicativo é totalmente interativo e lembra um grande game. Em cada rota sugerida, o usuário é estimulado a fazer check-in nos monumentos visitados e postar comentários sobre a experiência vivida no local. Ao completar uma rota de um dos tours, o usuário ganhará uma medalha. Há também a opção de enviar um cartão-postal com fotos tiradas nos locais visitados. Há cinco opções de molduras para serem compartilhadas pelo Facebook e Twitter. 

 

 

O aplicativo teve o patrocínio da Vila Galé Hotéis. O download já está disponível e pode ser feito para a plataforma Android e para IOS.

 

 

 

Bens Tombados também podem ser conhecidos em outro aplicativo

 

Este é o segundo aplicativo lançado pelo IRPH em 2014. Em fevereiro, foi lançado o aplicativo oficial do Guia do Patrimônio Cultural Carioca. A tecnologia permite que os usuários conheçam os bens tombados de toda a cidade num simples toque.

 

 

Com o aplicativo, é possível encontrar os bens tombados mais próximos, fazer buscas por nome, bairro ou endereço e obter direcionamento para chegar até os locais. O usuário também pode salvar os bens na seção favoritos e compartilhá-los no Facebook. Todas as informações do Guia dos Bens Tombados impresso também estão disponíveis na versão eletrônica.




Serviços Serviços