Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Gatos removidos do CASS são recebidos no Gatil São Francisco de Assis, no Centro

07/07/2014 15:21:00  » Autor: Flávia David/Fotos: Ricardo Cassiano


O Gatil São Francisco de Assis, no Centro, recebeu nesta sexta-feira (4/07), sob a supervisão da Secretaria Especial de Proteção e Defesa dos Animais (Sepda), 52 gatos provenientes do Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede da Prefeitura do Rio na Cidade Nova. Em bom estado de saúde, os animais foram identificados através de fotos de arquivo e com a ajuda das protetoras do CASS. Eles estão sendo acompanhados permanentemente por veterinários, além de receber água e alimentação adequada. Não houve registro de nenhum animal ferido durante a transferência de local. Os protetores que quiserem acompanhar a adaptação dos felinos podem se cadastrar na administração do gatil, durante a semana, das 8h às 16h. 

 



De acordo com o secretário especial de Proteção e Defesa dos Animais, Rafael Aloisio Freitas, a decisão de retirar os gatos do CASS partiu de denúncias de servidores à Ouvidoria da Prefeitura, que apontaram problemas de insalubridade nos locais habitados pelos bichanos. Segundo ele, todos os animais estão bem instalados e sendo atendidos da melhor maneira possível:

 



- Após a denúncia de vários servidores e transeuntes do CASS, equipes da Vigilância Sanitária realizaram vistorias técnicas e foi emitido laudo que comprovou os problemas enfrentados pelos gatos no local, além de episódios de maus-tratos, ocorridos há alguns anos. Agora, posso dizer que esses animais estão acolhidos em um local seguro e adequado.

 

 

 

O laudo da Subsecretaria de Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, atestou os riscos à saúde das pessoas que circulam no entorno do CASS, bem como o perigo da exposição das crianças que frequentam a creche institucional da prefeitura a fezes e urina de gatos. Foi verificado, ainda, o perigo para os próprios gatos que, ao entrarem nas instalações prediais, acabavam feridos ou mortos no contato com a rede elétrica. Além disso, o entorno do CASS se transformou em local de abandono de gatos, muitos deles doentes, o que dificultava o controle de zoonoses. Veja o laudo em anexo. 

 

 


- Vamos cuidar desses animais para que sejam tão bem tratados quanto os que já viviam aqui, tanto pela parte médica quanto estrutural. Chegamos a levantar a possibilidade de levá-los para a Fazenda Modelo, mas optamos pelo gatil pela proximidade com o CASS, para facilitar o acesso dos protetores aos gatos que eles tão bem cuidaram na sede da prefeitura - concluiu o secretário.

 

 



Para receber e tratar os gatos do CASS, a equipe de veterinários do Gatil São Francisco de Assi foi ampliada e conta hoje com quatro veterinários e nove tratadores. A veterinária Laura Morena de Sena afirma que, apesar do bom estado de saúde atestado na maioria dos animais, o melhor lugar para eles viverem é no gatil:

 

 

 

- Trata-se de um habitat perfeito para os gatos, com instalações pensadas exclusivamente para eles. Além disso, são acompanhados permanentemente pelas equipes, através de consultas, vacinas e exames, além de terem o horário de alimentação respeitado. Ou seja, no gatil são os gatos que regem a nossa rotina. Tudo aqui é voltado para eles e trabalhamos com todo o carinho e atenção possíveis.

 

 

 

Um dos animais transferidos apresentou exame positivo para FIV/FELV, doença viral conhecida como "AIDS felina", que o obriga a viver separado dos outros. Os demais encontram-se em bom estado de saúde.

 

 

Os trabalhos de transferência de outros gatos para o Gatil São Francisco de Assis prosseguirão nos próximos dias, com o objetivo de abrigar os animais de forma correta, preservando sua integridade e saúde. Na semana passada, representantes da Sepda se reuniram com um grupo de 20 protetores, que foram convidados a acompanhar pessoalmente a transferência dos gatos e verificar as instalações do gatil. Os protetores não aceitaram o convite. 


Imagens relacionadas:








Arquivos relacionados:




Serviços Serviços