Transparência da Mobilidade

Rio+Fácil



Transparência da Mobilidade




 
Prefeitura faz balanço da primeira fase da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014

27/06/2014 16:51:00  » Autor: Ricardo Albuquerque / Fotos: J.P. Engelbrecht e Raphael Lima


Com o fim da primeira fase da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, a Prefeitura do Rio fez nesta sexta-feira (27/06) um balanço das principais operações municipais desde o início do campeonato. Ao todo, quatro jogos foram disputados no Rio de Janeiro nesse período: Argentina 2 x 1 Bósnia, Espanha 0 x 2 Chile, Bélgica 1 x 0 Rússia, e Equador 0 x 0 França. A expectativa é de que o Rio bata o número esperado de 400 mil turistas (e 450 mil brasileiros) estrangeiros até o final da Copa do Mundo, movimentando mais de R$1 bilhão na cidade neste período. 

 

 

Dos quatro dias de jogos, dois foram feriados municipais e dois aconteceram em fins de semana. Na quarta-feira, 18 de junho, o feriado aconteceu a partir de 12h;  já no último jogo, no dia 25, o feriado foi integral. A cidade recebeu também o FIFA Fan Fest, que levou 475.450 torcedores à arena montada na Praia de Copacabana desde sua abertura, em 12/06. O Alzirão, tradicional ponto de concentração de cariocas e turistas nos dias de jogos do Brasil, também atraiu milhares de cariocas e turistas, exigindo uma operação especial da prefeitura, que executou o fechamento de vias na Tijuca para a concentração do público.

 

 


Cerca de 300 mil pessoas foram ao estádio do Maracanã nos primeiros quatro jogos. a grande maioria atendendo ao pedido da prefeitura para dar preferência ao transporte público. Em média, as vias do entorno do Maracanã, que foram fechadas para a circulação de veículos horas antes da abertura dos portões, tiveram a sua reabertura feita em 1h30 após o fim das partidas, meia hora antes da previsto. O metrô fez 404 mil viagens nos dias de jogos, e foi o principal meio de transporte para a chegada e saída de torcedores do Maracanã.

 

 

— A experiência na Copa das Confederações ajudou bastante no planejamento da prefeitura, por isso podemos classificar a experiência como muito positiva até agora, mas ainda faltam três jogos. Vamos continuar com a estratégia, podendo ser mais rígida em função do jogo a ser realizado no Maracanã — explicou Leonardo Maciel, que convocou novamente a população do Rio a utilizar o transporte público neste sábado (28/06), quando haverá os jogos entre Colômbia e Uruguai, no Maracanã, e Brasil e Chile, em Brasília. Os portões do Estádio do Maracanã vão ser abertos mais cedo, às 12h30, para que os torcedores com ingresso para o jogo das 17h possam assistir à partida da seleção brasileira pelos telões. 

 

 

O Cristo Redentor recebeu mais de 80 mil visitantes entre 15 e 22 de junho: foram 55.998 de van e 24.359 via Trem do Corcovado. Na semana anterior, foram 50 mil visitantes, sendo 25.700 via Trem do Corcovado e 24.300 via van, totalizando 130 mil visitantes desde o início da Copa. O Pão de Açúcar, que costuma receber normalmente três mil pessoas por dia, teve cinco mil visitantes por dia durante a primeira semana da Copa e viu esse número saltar para oito mil na segunda semana do evento.

 

 

Nos postos fixos de informações turísticas da Riotur, o movimento foi intenso: 17.182 atendimentos, sendo 87,4% estrangeiros. Na semana anterior, foram atendidos 15.845, sendo 75,5% de estrangeiros. Desta forma, 33.027 pessoas receberam informações turísticas oferecidas pela Riotur. Já nos dezessete postos temporários, foram 18.760 atendimentos entre os dias 17 e 23 de junho e mais 18.555 na semana anterior, totalizando 37.314 atendimentos. Os destaques são os pontos localizados no metrô (11.620), Galeão (3.010), Maracanã (1.050), Ipanema (1.750) e BRT (1.330).

 

Para o secretário especial de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, os números de visitantes aos pontos turísticos indicam que as pessoas vieram ao Rio para o curtir o clima de Copa do Mundo, independentemente de terem ou não ingressos para os jogos:

 

 

— As pessoas vieram curtir o Rio de Janeiro e Copacabana é um espelho disso. A estimativa inicial era de 400 mil estrangeiros em circulação pelo Rio, mas o avanço das seleções sul-americanas na Copa do Mundo e a vinda de pessoas ao Rio cujas seleções sequer estão na Copa do Mundo nos leva a crer que esse número seja superado. Para se ter uma ideia, 80% do público presente no Fifa Fan Fest para assistir ao jogo entre Estados Unidos e Alemanha era de estrangeiros.

 

 

Os agentes de informações turísticas, que estão distribuídos estrategicamente em pontos de grande movimentação de pessoas, também têm tido muito trabalho: são cerca de 1.748 atendimentos/dia, totalizando 12.236. Na semana anterior, o número registrado foi de 11.480. Desde o início do evento foram 23.716 atendimentos. Os postos da orla de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca juntos representam quase 50% da demanda diária. O item mais pedido é o mapa da cidade.

 


A distribuição de material informativo segue a pleno vapor: já foram entregues 250 mil Guias do Rio, 700 mil mapas da cidade, 220 mil folders Guia do Espectador e 4,5 mil press kits.


O projeto Rio Walking Tour, de visitas guiadas gratuitas a pé oferecido pela Riotur, teve apenas quatro saídas na semana passada em função dos jogos do Brasil e no Maracanã, mas ainda assim reuniu 138 pessoas de 18 países diferentes nos tours de Ipanema, Copacabana e Centro, com destaque para visitantes de países como Marrocos, Singapura, Escócia, Peru e Nicarágua, que não têm seleções disputando o Mundial. Na semana passada, o público foi de 212. Os passeios pelo Centro, Ipanema e Copacabana já foram feitos por 350 visitantes e cariocas.


Os "press tours" também continuam com grande procura: foram quatro tours na semana passada, atendendo a 53 jornalistas, sendo que outros 67 participaram de cinco tours na semana anterior. Sendo assim, 120 profissionais de imprensa puderam conhecer um pouco mais da Cidade Maravilhosa através dos passeios oferecidos.

 


O Terreirão do Samba abriu seus portões no dia 20 de junho para receber com conforto e segurança os motorhomes e trailers que estavam estacionados na orla de Copacabana e Leme. Com capacidade para receber 80 veículos, a área conta com banheiros, chuveiros, equipes de limpeza e segurança 24 horas. Mais de 150 veículos já estacionaram no local desde o início da operação.

 

 

A Secretaria da Ordem Pública do Município do Rio de Janeiro, multou 389 e rebocou 325 veículos. Nesse período um Valet Park irregular foi desativado na rua Barão de Mesquita 58, no restaurante Casas da Ostra. As ações de fiscalização realizadas por agente da Ordem Pública e Guardas Municipais atacaram, além do estacionamento irregular, a ação de flanelinhas, de cambistas, de marketing de emboscada e de ambulantes irregulares.

 



O secretário municipal de Ordem Pública, Leandro Matieli, avaliou positivamente a primeira fase dos jogos disputados no Maracanã:

 

— Já observamos uma redução do número de multas e reboques de carros estacionados irregularmente no entorno do Maracanã, o que demonstra respeito à regra que é aplicada para trazer conforto à população. Por curiosidade, tivemos mais carros argentinos que chilenos rebocados para o depósito.

 


Nesta primeira fase, 3 bares do entorno do estádio foram temporariamente interditados por desobedecerem o decreto 30.417 de 2009, que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas duas horas antes, durante e duas horas após as partidas. Um contêiner de bebidas da cervejaria Skol. montado em um posto de gasolina na Avenida Maracanã, foi interditado.
Nas ações de combate ao xixi na rua, a Seop, em conjunto com equipes do Lixo Zero da Comlurb, multaram 21 pessoas no Maracanã, sendo 9 estrangeiros (7 chilenos, um peruano e um argentino). Agentes da Seop flagraram 37 cambistas atuando nos arredores do estádio. Três eram estrangeiros, dois neozeolandeses e um americano. Todos foram encaminhados às autoridades policias.

 


Com ambulantes irregulares que tentavam burlar a fiscalização, foram apreendidos 3.382 itens (bebidas, doces, camisas, bandeiras, bandanas etc...). Na ação contra o marketing de emboscadas, foram retirado das ruas do maracanã 274 itens, além da suspensão de um evento sem autorização na rua Eurico Rabelo, esquina com Visconde Itamaraty.

 


Já nas áreas festivas como Fifa Fan Fest em Copacabana e Alzirão, na Tijuca, durante a primeira fase dos jogos e dias de jogos do Brasil, foram aplicadas 1.167 multas e rebocados 887 veículos, entre eles 50 veículos locados por estrangeiros e 8 com placas de fora do País. As equipes da Seop em conjunto com o Lixo Zero, multaram 57 pessoas fazendo xixi na rua, sendo 10 estrangeiros (6 chilenos, 3 angolanos e 1 venezuelano). Com ambulantes ilegais, foram apreendidos 14.253 itens diversos e 113 produtos promocionais não autorizados (marketing de emboscada).

 



As equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) vistoriaram 1.992 táxis nos principais portões de entrada do Rio, durante a Copa do Mundo. Os agentes lacraram 288 veículos e removeram 82 por estarem circulando com irregularidades pela cidade. Os fiscais verificam o estado de conservação dos veículos e toda documentação obrigatória como cartão de identificação do taxista, certificado de vistoria, apólice de seguro entre outros. Este trabalho é feito com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Este ano, 8.832 táxis foram vistoriados, 979 lacrados e 168 rebocados durante as operações. A operação de fiscalização é permanente e foi reforçada durante todo o período da Copa. A Guarda Municipal aplicou 1.556 multas e rebocou 712 veículos.

 


O diretor de Operações da CET-Rio, Joaquim Dinis, alertou a população sobre os riscos do trânsito da cidade ficar complicado, neste sábado (28/06), devidos aos jogos Colômbia e Uruguai, no Maracanã, e Brasil e Chile, que será realizado em Brasília com transmissão ao vivo no Alzirão, na Tijuca, e na arena do Fifa Fan Fest, em Copacabana.

 


— Deixe o carro em casa e utilize o transporte público neste sábado (28/06)! Se as pessoas mantiverem seus hábitos será um dia de muito risco para o trânsito da cidade, pois pela primeira vez vamos bloquear as áreas do Alzirão e do Maracanã no mesmo dia, além das interdições previstas em Copacabana por causa do Fifa Fan Fest, que passará o jogo do Brasil contra o Chile — alertou.

 



A Comlurb recolheu 283,85 toneladas nas regiões do Maracanã (3,85 toneladas), Alzirão (10 toneladas) e FIFA Fan Fest (270 toneladas). O Programa Lixo Zero está funcionando durante a Copa com 223 equipes distribuídas pelos locais de grande movimentação, com fiscalização intensificada no entorno do Maracanã em dias de jogos e operação especial nas orlas de Copacabana, Leblon, Ipanema, Barra da Tijuca e Recreio. As ruas de acesso à praia também estão recebendo atenção especial. Do início da Copa, dia 12 de junho, até ontem, 26/06, foram multadas 2.973 pessoas por jogar lixo chão, sendo 564 turistas estrangeiros. O Rio de Janeiro receberá mais 3 jogos, incluindo a final da competição.

 



PLANEJAMENTO PARA ESTE SÁBADO (28/06)

Neste sábado (28/06), Colômbia e Uruguai se enfrentam pelas Oitavas de Final às 17h no Maracanã. No mesmo dia, o Brasil joga em Belo Horizonte às 13h contra o Chile. Por conta disso, os portões do Maracanã serão abertos mais cedo, às 12h30, para que os portadores de ingresso possam acompanhar a partida da Seleção Brasileira pelos telões do Maracanã.

Interdições do Maracanã:

- Fechamento parcial (Eurico Rabelo e transversais): 8 horas antes do jogo (9h da manhã)
- Fechamento total: 7 horas antes do jogo (10h da manhã)
- Reabertura: 2 horas após o término da partida, se não houver prorrogação e pênaltis.

Os portadores de ingressos terão gratuidade no metrô, trem e barcas a partir de 11h;

A antecipação dos horários de interdição foi devido a pedido das forças de segurança, antecipação da abertura dos portões e acesso ao metrô.

No mesmo dia, a arena do FIFA Fan Fest, em Copacabana, também receberá um esquema especial:

Em virtude da realização do jogo do Brasil, às 13h, e com a previsão de grande presença de turistas nas areias de Copacabana, a pista da Av. Atlântica, junto à orla será interditada às 7h da manhã, no esquema similar a área de lazer. A liberação está prevista para às 19 h.

Com a interdição da orla, a pista junto aos prédios será invertida, também a partir das 7 h;

Às 12h30m, ou seja, 30 minutos antes do jogo, ocorrerá o fechamento da pista junto aos prédios entre a Rua Figueiredo de Magalhães e Princesa Isabel.

RECOMENDAÇÕES

- Com o inicio da interdição total no Maracanã às 10h e ainda possibilidade de existir prorrogação/pênaltis que manteriam as vias fechadas até aproximadamente 22h, aliado a interdição da Conde de Bonfim para o evento do Alzirão às 10h, é recomendado evitar circular de carro na região da grande Tijuca e na Radial Oeste/ São Francisco Xavier.

- Devido a criação excepcional da área de lazer em Copacabana é recomendado evitar circular de carro no bairro. A CET-Rio solicita aos motoristas que a circulação seja feita pela Lagoa Rodrigo de Freitas.

TRANSPORTE PARA O MARACANÃ


CHEGADA AO ESTÁDIO


Não será permitido o estacionamento de veículos nas ruas próximas ao Maracanã e a prefeitura não disponibilizará estacionamentos para a partida, assim como não será permitido nenhum tipo de transporte especial. Metrô e trem são as melhores alternativas para os torcedores.
Para quem optar pelo metrô, atenção à entrada do ingresso:
· Portadores de ingresso para as ENTRADAS A, B e C (rampa da UERJ e Rua Eurico Rabelo) devem utilizar preferencialmente a Estação Maracanã.
· Portadores de ingresso para a ENTRADA D (rampa do Bellini) devem utilizar preferencialmente a Estação São Francisco Xavier
· Portadores de ingresso para as ENTRADAS E e F (Rua Mata Machado) devem utilizar preferencialmente a Estação São Cristóvão
Para quem optar pelos trens, o desembarque deverá ser feito na Estação São Cristóvão ou Maracanã, conforme portão do ingresso.
PLANO OPERACIONAL DE TRANSPORTES
O itinerário das linhas de ônibus que atendem o entorno do Maracanã sofrerá alterações. As 53 linhas dos Consórcios Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz terão desvios para garantir acesso aos pedestres e fluxo operacional do evento, respeitando os bloqueios implantados na operação de trânsito.


ALTERAÇÃO DE ITINERÁRIO DAS LINHAS DE ÔNIBUS NO ENTORNO DO MARACANÃ


Sentido Centro
Linhas provenientes das zonas Norte e Oeste com itinerário pela Avenida Maracanã serão desviadas pela Rua Morais e Silva
Sentido Zona Norte
Linhas que circulam no anel do Maracanã oriundas do Centro ou da Grande Tijuca serão desviadas
- Mariz e Barros - Ibituruna - Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste)
- Mariz e Barros - Alm. Cochrane - Major Ávila - Praça Varnhagen
- Praça Varnhagen - Felipe Camarão - Vinte e Oito de Setembro - Jorge Rudge ou Duque de Caxias - Luis de Matos
Linhas com origem e/ou destino a São Cristóvão terão seus itinerários desviados pelo Viaduto da Mangueira.


SERVIÇO ESPECIAL DE ÔNIBUS COM PARTIDAS DO SANTOS DUMONT, RODOVIÁRIA E BARRA DA TIJUCA


A prefeitura implantará serviço especial de ônibus para fazer a ligação do Aeroporto Santos Dumont, Rodoviária e Barra da Tijuca com estações do metrô e BRT para conexão rumo ao estádio do Maracanã.
Relação dos serviços:
BRT Transcarioca com serviço Alvorada-Galeão
Reforço da linha 805 (Jardim Oceânico x Terminal Alvorada)
Reforço da linha 133 (Rodoviária x Metrô Estácio)
Linha Especial 016 Santos Dumont x Metrô Cinelândia

RECOMENDAÇÃO DE COMO CHEGAR AO MARACANÃ:


Da Zona Sul:
O passageiro deve seguir, de metrô, até a estação indicada, conforme cor do ingresso.

Da Zona Norte:
O passageiro deve seguir, de metrô, até a estação indicada, conforme cor do ingresso. Se preferir, o espectador pode utilizar o trem, desembarcando nas Estações São Cristóvão ou Maracanã.

Da Barra da Tijuca:
Linha circular de ônibus Orla x Alvorada percorre a orla da Barra até o Terminal Alvorada, onde o passageiro deve embarcar no BRT Transcarioca com destino à Estação do BRT Vicente de Carvalho para fazer a integração. O usuário deve, então, seguir, de metrô, até as estações do Maracanã ou de São Cristóvão, conforme cor do ingresso.

De Jacarepaguá:
O passageiro deve embarcar na Estação do BRT Taquara com destino à Estação do BRT Vicente de Carvalho para fazer a integração, de onde deve seguir, de metrô, até as estações do Maracanã ou de São Cristóvão, conforme cor do ingresso.

Da Zona Oeste:
- Trens partem da Estação Santa Cruz, sentido Central do Brasil, e os espectadores devem desembarcar na Estação de trem de São Cristóvão ou Maracanã.
- Ônibus do BRT Transoeste saem do Terminal Santa Cruz e seguem até o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, para fazer integração para o BRT Transcarioca até a Estação do BRT Vicente de Carvalho e seguir, de metrô, até as estações do Maracanã ou de São Cristóvão, conforme cor do ingresso.

Da Central do Brasil:
- Trens partem da Central do Brasil com destino à Estação de São Cristóvão e Maracanã.
- Metrô sai da Central do Brasil e o passageiro deve desembarcar na estação indicada, conforme cor do ingresso.

Do Aeroporto Santos Dumont:
O espectador deve embarcar na linha especial de ônibus Santos Dumont x Cinelândia e desembarcar no ponto em frente à Estação de metrô Cinelândia, de onde deve seguir, de metrô, até a estação indicada, conforme cor do ingresso.

Do Aeroporto Internacional do Galeão - Antonio Carlos Jobim:
O passageiro deve embarcar no BRT Transcarioca com destino à Estação do BRT Vicente de Carvalho e seguir, de metrô, até as estações do Maracanã ou de São Cristovão, conforme cor do ingresso.

Da Rodoviária:
No Terminal Padre Henrique Otte, o usuário deve embarcar na linha de ônibus 133, desembarcar no ponto em frente à estação de Metrô Estácio e seguir, de metrô, até a Estação São Francisco Xavier.

TRÂNSITO NO MARACANÃ


A operação no entorno do estádio começou às 17h desta sexta-feira (27/06), com a implantação das áreas em que haverá proibição de estacionamento e tem previsão de término 2 horas pós o término da partida com o restabelecimento do trânsito em condições habituais em toda a região impactada.


PRINCIPAIS INTERDIÇÕES:

Às 09h deste sábado, 28/06
A circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias:
- Rua Prof. Eurico Rabelo;
- Rua Visconde de Itamarati;
- Rua Isidro de Figueiredo;
-Rua Artur Menezes;
-Rua Conselheiro Olegário;

Às 10h deste sábado, 28/06
- Av. Radial Oeste (Av. Pres. Castelo Branco) sentido Centro;
- Av. Maracanã em ambos os sentidos, no trecho próximo ao Maracanã;
- Viaduto Oduvaldo Cozzi;
- Viaduto de São Cristóvão;
- Av. Prof. Manoel de Abreu em ambos sentidos, no trecho próximo ao Maracanã;
- Rua Mata Machado;
- Radialista Waldir Amaral.
Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e devidamente identificados, poderão circular nas áreas bloqueadas.


PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO:


- A Rua Prof. Eurico Rabelo funcionará em mão dupla para circulação dos veículos autorizados e de serviço do evento;
- O Viaduto Oduvaldo Cozzi funcionará como via exclusiva para pedestres, por onde será feita a ligação das estações de trem e metrô de São Cristóvão ao Estádio;
- O acesso a São Cristóvão, pelo viaduto junto à Estação, estará bloqueado. Os veículos deverão utilizar a Rua Ceará ou seguir até o Viaduto da Mangueira.


ROTAS ALTERNATIVAS
A seguir estão as principais rotas alternativas que deverão ser utilizadas pelos motoristas, com a indicação de sua origem e destino:
- Do Centro para Tijuca
Radial Oeste (Oswaldo Aranha), Rua Pará, Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros
- Do Centro para Grajaú e Vila Isabel
Ruas Teixeira Soares, Souza Dantas, Marechal Rondon, São Francisco Xavier, Oito de Dezembro, Duque de Caxias, Torres Homem
- De São Cristóvão para Tijuca
Visconde de Niterói, Viaduto da Mangueira, São Francisco Xavier
- Da Tijuca para a Praça da Bandeira
Ruas Haddock Lobo ou Heitor Beltrão, Gonçalves Crespo e Mariz e Barros
- Do Meier para o Centro
Marechal Rondon, Visconde de Niterói, Bartolomeu de Gusmão, Francisco Eugênio
- Do Meier para Tijuca/Grajau e Vila Isabel
Seguir pelo Túnel Noel Rosa
- Do Meier e Av. Brasil
Marechal Rondon, Viaduto da Mangueira, Visconde de Niterói, Ana Neri, São Luiz Gonzaga, Prefeito Olympio de Melo
- De Vila Isabel para Tijuca e Centro
Teodoro da Silva, Pereira Nunes, Barão de Mesquita, General Roca, Conde de Bonfim, Haddock Lobo


PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO:


Para preservar a circulação dos veículos de serviço e garantir a segurança para a circulação de pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento estará proibido da seguinte forma:
A partir das 17h desta sexta (27/06) até 2h após o termino da partida nas seguintes vias:
- Rua Prof. Eurico Rabelo;
- Rua Luiz Gama;
- Rua Morais e Silva;
- Rua Ibituruna;
-Rua Radialista Waldir Amaral
- Rua Visconde de Itamarati;
- Rua Isidro de Figueiredo;
-Rua Artur Menezes;
-Rua Conselheiro Olegário;
- Avenida Paula Sousa, do lado esquerdo entre a Luiz Gama e a São Francisco Xavier;
-Avenida São Francisco Xavier;
- Rua Paraíba;
-Avenida Presidente Castelo Branco;
-Rua Sousa Dantas
-Professor Manoel de Abreu entre a Radial Oeste e São Francisco Xavier;
-Rua General Herculano;
-Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto;
- Rua José Eugênio;
- Rua Oito de Dezembro;
- Avenida Maracanã, em toda extensão da Praça Varnhagen até a Rua Padre Champagnat.
Todos os locais terão sinalização especifica de proibição de estacionamento que deverá ser respeitada pelos motoristas. A SEOP - Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

ACESSO DE MORADORES:


A Prefeitura recomenda a todos que evitem circular de carro na região durante o evento. No caso específico dos moradores que possuem vaga de garagem, sendo indispensável acessar a área bloqueada, estes poderão fazê-lo exclusivamente acessando a Rua General Canabarro e a Rua Luiz Gama, desde estejam com a credencial fixada no vidro dianteiro do veículo.

VEICULOS FRETADOS:


O público que chegar de ônibus ou vans fretados deve estar atento às normas vigentes municipais. Os veículos fretados deverão seguir para a Ilha do Fundão, onde deverão ficar estacionados por todo o tempo que ficarem na cidade.
Aos passageiros que desembarcarem no estacionamento Ilha do Fundão, recomenda-se utilizar o serviço de ônibus Fundão-Del Castilho. A partir da estação de metrô Del Castilho será possível acessar os transportes públicos municipais e chegar aos destinos desejados.
Das 9 horas da manhã até 3 horas após o término de cada partida não será permitido o acesso de nenhum ônibus ou van fretados no interior do polígono delimitado pelas seguintes vias (excluindo tais vias da restrição): Av Francisco Bicalho, pista lateral; R. Elpídio Boamorte; Descida do Viaduto dos Marinheiros; Av. Paulo de Frontin; R. João Paulo I; R. Dr. Satamini; Av. Heitor Beltrão; R. Conde de Bonfim; R. José Higino; R. Barão de Mesquita; R. Barão de São Francisco; Viaduto Agenor de Oliveira; R. Visconde de Niterói; R. Ana Néri; R. São Luís Gonzaga; R. Campo de São Cristóvão; R. Figueira de Melo; R. Francisco Eugênio.

O polígono define uma área de restrição de circulação para fretados a cerca de 3km de distância do Maracanã.
Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e devidamente identificados, poderão circular nas áreas bloqueadas.

 


RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES


O público deve sempre usar o transporte público nos deslocamentos dentro da cidade;
Respeitar os locais de restrição de circulação, atentando para dias e horários;
Planejar a chegada à cidade e a ida aos eventos com antecedência;
Para chegada no Maracanã, utilizar transporte público (metrô e trem);
Respeitar os locais de proibição de estacionamento e atentar para os horários;
Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pela região, procurando rotas alternativas no horário das interdições, especialmente a Rua Visconde de Niterói para quem segue para o Centro e a Rua Mariz e Barros para acessar a Tijuca;
Para sua segurança, os pedestres só devem fazer a travessia nos locais semaforizados e/ou indicados pela sinalização específica. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro